Estrias na gravidez – Como evitar?

Estrias na gravidez – Como evitar que elas apareçam?

Estrias na gravidez
Estrias na gravidez – Como evitar?

As estrias na gravidez são uma das grandes preocupações que fazem parte da vida de todas as mamães. Isso por que elas são algo quase inevitável que aparecem no corpo devido às muitas mudanças que ele sofre.

A gravidez é um momento muito lindo e mágico pelo qual a mulher passa para conceber o seu filho. Esse também é um momento de muitas preocupações.

As preocupações são inúmeras e vão desde a saúde do bebê até mesmo os cuidados com o corpo da mãe, que sofre muitas alterações. Aí então que entram as tão temidas estrias que são um grande problema para todas as mulheres gravidas.

Então se você quer saber um pouco mais sobre o assunto, continue lendo esse texto.

Você sabe o que são as estrias?

As estrias nada mais são do que o rompimento das fibras elásticas que dão sustentação à camada intermediária da pele que é formada de colágeno e elastina. Essa camada é a responsável pela elasticidade e tonicidade da pele.

Elas acontecem, sobretudo, quando há a pele é excessivamente distendida ou também quando há alterações hormonais como é caso de adolescentes na puberdade ou grávidas.

Tem como prevenir estrias na gravidez?

Bem! As noticias não são das mais animadoras mas não há muito o que se possa fazer para evitar completamente as tão odiadas estrias durante o período da gravidez.

Entretanto, existe sim maneiras eficientes de tentar reduzir ao máximo as chances de aparecimento das benditas estrias na gravidez.

uma coisa importante para prevenir as estrias na gravidez é ganhar peso aos poucos durante a gestação, cuidando para não ganhar tantos quilos de forma tão rápida.

Além disso, ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas também ajudam consideravelmente no processo de prevenção.

Embora não existam provas científicas de que loções e cremes realmente funcionam uma boa dica é manter a pele hidratada com óleo de amêndoas, por exemplo. Isso certamente evitará aquela coceira que dá na pele quando ela esta muito esticada.

Caso após a gravidez a aparência das estrias incomode você é possível ainda recorrer a uma dermatologista e buscar tratamentos apropriados para pôr um fim no assunto.

Porquê acontecem as estrias na gravidez

As estrias são uma consequência, nada agradável, do ganho de peso e da mudança hormonal pelas quais o corpo da mulher passa durante a gravidez.

Elas acontecem também por que a variação hormonal influencia no equilíbrio proteico da pele deixando-a mais fina que de costume. Essas cicatrizes causadas pelo rompimento das fibras elásticas da pele, entretanto, podem ter suas chances de aparecimento reduzidas se você tomar certos cuidados importantes para evita-las.

Vale ainda lembrar que isso também está bem ligado à genética, então se sua mãe ou mesmo suas avós sofreram com o aparecimento de estrias durante a gravidez é preciso ter cuidado redobrado.

Os locais mais comuns de aparecimento das estrias em mulheres são nas coxas, na barriga e também nos seios.

Outra coisa que vale a pena dizer é que 90% das mulheres desenvolvem estrias durante a gestação, e isso é algo comum, embora possa ser evitado.

Por outro lado certas mulheres tem a sorte de possuírem uma pele mais elástica, provavelmente por fatores hereditários, e por isso acabam não sofrendo tanto com esse problema.

Dicas para evitar estrias na gravidez:

  • Alimentação: Para evitar estrias na gravidez é imprescindível que você se alimente adequadamente, isso é, ingerir alimentos saudáveis e não passar longos períodos sem comer alguma coisa. Isso vai ajudar fazendo com que o aumento de peso seja gradual e permita que a pele se acostume aos poucos com a nova forma e não de uma forma muito rápida. Alimentos como acerola, abacaxi, laranja, limão e muitos outros são ricos em vitamina C, assim como a couve, a banana, o brócolis, o amendoim e as nozes são ricas em vitamina E e todos eles podem ajudar a evitar estrias na gravidez.

 

  • Roupas:No que diz respeito às suas roupas íntimas o mais importante é utilizar peças que não apertem o corpo. No caso dos sutiãs eles devem dar sustentação aos seios e não apertá-los. Aceite que você terá que comprar novos sutiãs durante a gravidez pois os seus seios mudarão de tamanho. Se você tiver seios bem grandes, utilize uma peça confortável também para dormir. Quanto às roupas o interessante é sempre utilizar roupas não tão justas e preferencialmente de algodão pois permitem que a pele respire adequadamente.

 

  • Hidratação externa: Massagear a barriga e os seios com cremes hidratantes ou óleo de amêndoas ajuda a diminuir a coceira causada pelo fato de que a pele está esticando. Isso a deixará mais elástica, ajudando a evitar estrias na gravidez. Você ainda pode complementar a hidratação com cremes próprios para gestantes que contém vitaminas que ajudam a hidratar ainda mais a pele.

 

  • Hidratação interna: Quem acredita que somente cremes hidratantes são o suficiente para manter uma pele bem hidratada se engana muito. É essencial beber muita água durante a gravidez, não somente para evitar as estrias como também para todas as demais funções do corpo.

Atenção mamães

Mesmo que você já conheça o hidratante ou já o use há mais tempo não há nada melhor do que consultar o seu médico a respeito do seu uso.

Isso por que o hidratante pode ter na sua fórmula alguma substância pouco indicada para o uso de mulheres gravidas podendo causar prejuízos no desenvolvimento da gestação.

Além disso lembre-se que é sempre melhor trabalha na prevenção do que tentar remediar um problema que já aconteceu pois as estrias não tem cura.

Por fim vale lembrar que engordar muito durante a gravidez é prejudicial tanto para a mulher como para a sua estética e para a saúde do bebê. Por isso cuide-se para ter um desenvolvimento gestacional saudável e dentro dos limites esperados.

Então se você não conseguiu evitar estrias na gravidez, vale dizer que após o parto elas (de 6 meses a 1 ano) elas vão ficando mais claras, perdendo o tem avermelhado que tinham inicialmente.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>