Rosto oleoso tem solução: veja nossas dicas

Rosto oleoso – Dicas e Soluções

Rosto oleoso
Rosto oleoso tem solução: veja nossas dicas

Nada pior do que ter um rosto oleoso. É um dos piores problemas enfrentados por milhões de brasileiras. Nosso clima seco e quente acaba resultando em excesso de sebo pelas glândulas sebáceas. Afinal, são nada menos que 900 glândulas sebáceas em cada centímetro quadrado do nosso rosto. E a chamada zona T, formada por testa, nariz e queixo são as que mais ficam aparentes e além de acarretar uma aparência que soa como desleixada, apesar do esforço para acabar com o excesso da oleosidade. Sem contar que rosto oleoso está mais sujeito a cravos e espinhas, além de poros mais dilatados, chamando a atenção para todas as imperfeições do rosto.

A oleosidade excessiva no rosto pode estar relacionada a vários fatores. Doenças como a rosácea e a dermatite seborreica estão associadas a esse excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Mas a oleosidade também pode ser causa por outros fatores genéticos ou hormonais e até mesmo pelo uso de medicamentos e também por produtos que não são adequados à sua pele. E muito sol, poluição, alimentação com muita gordura e sódio, além de mudanças climáticas podem influenciar de maneira negativa e aumentar a produção de sebo.

Se você tem pele com essas características, não precisa se preocupar. Aqui damos dicas valiosas para que sua pele fique sequinha durante todo o dia e aquele brilho inconveniente seja parte do passado.

Como tirar a oleosidade do rosto?

Em primeiro lugar, um dos requisitos primordiais para o controle do seu rosto oleoso é manter a pele sempre limpa. Isso significa que você precisará de produtos específicos para a sua pele para que eles possam limpar e retirar toda a gordura e o mais importante, não estimular ainda mais a produção das glândulas sebáceas. Sabonetes e adstringentes que têm como principais substâncias o enxofre, o zinco, o ácido glicólico, o piroctone e a olamina são ideais para a limpeza diária.

Já os tonificantes devem conter, em sua formulação, substâncias que sejam calmantes da pele e que retirem a oleosidade. Produtos com hortelã, cânfora, calêndula, além de possuírem essa ação também são anti-inflamatórios e ajudam a cicatrizar peles que tenham muitas inflamações.

Para quem adora maquiagem, é importante escolher sejam livres de óleo, também chamada de oil free. Geralmente, as maquiagens em pó são as melhores escolhas, já que as cremosas ajudam a aumentar a oleosidade. E nada de lavar a pele para se livrar do óleo. Ao contrário do que você imagina, quanto mais você lava, mais acelera a produção do sebo. Então, faça três lavagens diárias, que já são suficientes.

Pelo menos uma vez por semana, passe um esfoliante para eliminar todas as células mortas e deixar sua pele preparada para receber os produtos que ajudam a combater a oleosidade. Além de deixar a pele mais saudável, a esfoliação também ajuda a eliminar os cravos.

E lembre-se que o sol é um dos piores inimigos do rosto oleoso, por isso é preciso não se descuidar. O protetor solar é imprescindível e, atualmente, há vários produtos no mercado que são em formato de gel. Prefira nessa consistência, já que eles têm efeito matte e deixam a pele mais sequinha por mais tempo.

Outra boa dica de produto são lenços que ajudam a eliminar o excesso de oleosidade. Eles são ótimos para aqueles momentos em que você está com a pele extremamente oleosa, mas não tem como fazer uma lavagem.

Sempre que possível prenda os cabelos para que eles não fiquem em contato com a pele. Quanto maior esse contato, mais vai gerar suor e também estimular as glândulas sebáceas a produzir sebo no rosto oleoso.

Como já enfatizamos acima, uma boa alimentação é tudo para não só um ótimo funcionamento do corpo como também da pele. Fuja de alimentos gordurosos, dos fast foods, e dê preferência a alimentos naturais como verduras, frutas e legumes.

Quais são os melhores produtos para o rosto oleoso

Aqui damos algumas dicas de produtos essenciais e que devem fazer parte do dia a dia de quem tem pele oleosa.

Sabonetes para rosto oleoso

  • La Roche-Posay, Effaclar: O produto, que tem fórmula hipoalergênica e água termal, é indicado principalmente para quem tem pele extremamente oleosa ou mista. O principal benefício é que ele limpa a pele sem agressões.
  • Avène – Cleanance Gel: Além de controlar a oleosidade, esse sabonete tem efeito matificante, o que proporciona uma pele sequinha durante várias horas do dia. Além de respeitar o pH natural da pele, também tem ação suavizante e antioxidante.
  • RoC – Purif-AC Gel: Ácido salicílico e agentes reguladores das glândulas sebáceas compõem o produto que elimina células mortas, reduz o excesso de oleosidade e previne o aparecimento de cravos.
  • Normaderm Sabonete: O produto tem como principais substâncias os ácidos salicílico e glicólico, além de esfoliantes. Além de limpar e purificar o rosto oleoso, também reduz as imperfeições.

Hidratantes para rosto oleoso

  • Tea Tree The Body Shop: Esse hidratante tem o efeito matificante, o que significa pele sequinha por diversas horas do dia.  Leve e não oleosa, é absorvida rapidamente pela pele, deixando uma sensação de bem-estar e de pele limpa.
  • Hidradeep: De rápida absorção, esse hidratante deixa a pele seca por algumas horas e também tem a vantagem de ter FPS 30.

Protetor solar para rosto oleoso

  • Roc Minesol Oil Control FPS 30: Entre os benefícios do produto estão o controle da oleosidade da pele  e sua ação contra os efeitos do sol  (UVA-UVB). Também permanece por até 8 horas na pele, previne o envelhecimento e oferece proteção contra as queimaduras solares.
  • Ada Tina Normalize Matte FPS 50: O toque extrasseco do produto é resultado da ação da combinação de sílicas poliméricas que mantêm a pele seca por várias horas. Com textura leve, tem rápida absorção pela pele.

Receitas caseiras para rosto oleoso

Máscaras faciais

  • Com leite e mel: Misture 50 ml de leite, 1 colher de sopa de mel, 3 colheres de sopa de taco para bebê. Misture todos os ingredientes até que formem uma massa homogênea. Lave bem o rosto oleoso e aplique essa mistura, deixando descansar no rosto por pelo menos uma hora. Lave o rosto com água fria.
  • Esfoliante de mel e aveia: Essa máscara, que ajuda a retirar as impurezas da pele e também acabar com a oleosidade, tem como principais ingredientes 1 colher de chá de mel, 1 colher de chá de aveia, 1 colher de sopa de açúcar mascavo e suco de meio limão.  Atenção, essa mistura não deve ser utilizada quando estiver ao sol. Lave o rosto e passe a mistura com movimentos circulares. Deixe agir por 15 minutos e enxague com água fria.
  • Argila: Para absorver a oleosidade da pele você poderá utilizar as argilas branca, verde, vermelha. Para fazer a máscara basta misturar 1 colher de sopa de argila da cor escolhida, 2 gotas de tintura de calêndula, 3 colheres de sopa de chá de camomila. Misture todos os ingredientes numa vasilha plástica e passe no rosto. Deixe que a argila seque (ela ficará mais clara nas áreas em que estiver seca). Depois é só lavar com água fria.
  • Ovo e mel: Para essa máscara você precisará uma gema de ovo, uma colher de sopa de mel e uma colher de sopa de água. Misture todos os ingredientes e aplique no rosto oleoso com um pincel. Deixe agir por pelo menos 20 minutos. Depois é só enxaguar com água fria.
  • Chocolate: Para essa máscara você necessita de meia barra pequena de chocolate puro sem açúcar, 10 gotas de óleo de amêndoa e uma colher de chá de azeite de oliva. Derreta o chocolate em banho maria e misture os óleos. Passe na pele do rosto oleoso e deixe agir por 15 minutos. Enxague com água fria.
  • Chá verde: Misture 1 colher de argila verde e 25 ml de chá verde. Passe a mistura no rosto. Além de ajudar a acabar com a oleosidade, essa máscara também hidrata a pele. Deixe agir por 20 minutos e enxague com água fria.
  • Vinagre de maçã: Essa substância é ótima para manter a pele sem oleosidade. Tudo porque a acidez desse tipo de vinagre ajuda a fechar os poros e melhora o aspecto da acne. Você deverá embeber um algodão em vinagre de maçã e passar no rosto oleoso. Deixe agir por 15 minutos e depois enxague com água fria ou morna.
  • Limão: 1 colher de suco de limão, 1 colher de mel. Misture os dois ingredientes e passe no rosto. Deixe agir por 20 minutos e depois retire com água fria. É importante, ao passar essa máscara, não se expor ao sol, sob o risco de adquirir manchas na pele.
  • Pepino e limão: ½ pepino pequeno, suco de um limão pequeno, 1 clara de ovo. Descasque o pepino e bata com os outros ingredientes em um liquidificador. Aplique essa mistura em todo o rosto oleoso e deixe agir por 20 minutos. Além de combater a oleosidade, a máscara ajuda a limpar as impurezas da pele.

Agora que você já conhece as principais dicas para acabar com a oleosidade da sua pele, que tal começar a cuidar com carinho do seu rosto e acabar de vez com o problema?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>