Solução para lábios ressecados?

Quer uma solução para os lábios ressecados? Confira no post de hoje!

Os lábios é uma região do corpo que, muitas vezes, passam despercebidos e não são tratados com os cuidados que se merecem. Geralmente, as causas dos lábios ressecados podem ser consequência de desidratação, queimaduras por excessiva exposição ao sol, consequência pelo tempo frio ou do clima seco. As reações alérgicas a batons, cremes dentais, alimentos ou bebidas podem também tornar os lábios duros e secos, especialmente o lábio inferior.

Quando se trata apenas de uma inflamação dos lábios, os cantos da boca se tornam dolorosos, ficam irritados, com tons vermelhos, rachados e com o aspecto “escamoso”, podendo se tornar porta de entrada para infecções e também causar muito desconforto no momento das refeições. Em alguns casos, as rachaduras provocadas pelo ressecamento se transformam em feridas e são muito dolorosas.

Por mais que pareça interessante a ideia, umedecer os lábios com a língua pode e agrava o ressecamento, podendo favorecer ainda o surgimento de uma inflamação local, devido as enzimas existentes na saliva.

O ressecamento dos lábios incomodam bastante porque causam um repuxamento da pele, a irritação, descamação, rachaduras e até dor local.

Para solucionar esse problema a solução é mantè-los hidratados sempre, independente da estação climática.

Hidratação dos lábios

Close up portrait of young woman with beautiful lips isolated on white, asian beauty
Lábios hidratados

 

Para hidratar os lábios ressecados recomenda-se  beber bastante água, passar  diariamente um batom de manteiga de cacau e não molhar os lábios com saliva. O costume de molhar os lábios com a saliva deixa os lábios ressecados. Outra alternativa que pode ser útil para tentar solucionar o problema é passar um pouquinho da pomada Bepantene ( que se encontra facilmente em farmácias) nos lábios.

Apesar de que a suplementação alimentar com Ribofavina possa ser  também uma boa alternativa de tratamento, o dermatologista será o médico indicado para examinar e descobrir a causa do problema e indicar o tratamento adequado, especialmente quando os hidratantes para lábios não forem suficientes para acabar com o problema de lábios ressecados.

Solução caseira para lábios ressecados

Um excelente hidratante caseiro para lábios ressecados pode ser feito em casa utilizando produtos naturais, como óleo de amêndoas e mel. O óleo de amêndoa e a cera de abelha criam uma barreira de proteção contra o vento e o frio e o mel e a vitamina E regeneram a pele danificada. Já a alfazema aromatiza e acalma a pele irritada e é muito útil para hidratar os lábios ressecados e rachados durante todo o ano.

Ingredientes para preparar o creme caseiro para tratar lábios ressecados

4 colheres (sopa) de óleo de amêndoa

1 colher(sopa) de cera de abelha raspada

1 colher (chá) de mel

1 capsula de vitamina E

10 gotas de essência de malaleuca

5 gotas de essência de alfazema

Como preparar o creme caseiro para lábios ressecados

Aqueça em banho maria o óleo de amêndoa e a cera de abelha  previamente raspada. Ao derreter, retire do fogo e adicione o mel. Quando a mistura estiver à temperatura da pele, adicione o conteúdo dos outros ingredientes. Após o preparo, coloque em um potinho e mantenha-o bem fechado e, quando esfriar, aplique  nos lábios várias vezes ao dia.

Os ingredientes podem ser encontrados em lojas de produtos naturais.

Para evitar que os lábios cheguem ao estado de ressecamento ao ponto de rachar, o bom é manter os lábios hidratados sempre. Dedique um tempo do seu dia para cuidar dos lábios e evitar problemas maiores.

Você pode amenizar os danos causados pelo ressecamento dos lábios, vale a pena conhecer algumas receitinhas caseiras que podem ser muito úteis para solucionar esse problema.

Para isso, um ótimo protetor caseiro para lábios pode ser feito usando cera de abelha e óleo de amêndoa doce porque estes ingredientes hidratam profundamente a pele e os lábios, evitando os lábios ressecados.

Outra receita de creme caseiro similar á anterior com algumas variações:

Ingredientes

4 colheres (sopa) de óleo de amêndoas

1 colher (sopa) de raspas de cera de abelha

1 colher (sopa) mel

5 gotas de óleo essencial de camomila

10 gotas de óleo essencial de neroli ou flor de laranjeira

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea e depois colocque a mistura em um ou vários recipientes pequenos de metal ou vidro, deixando esfriar. Para armazenar basta deixar em um lugar fresco ou na geladeira por, no máximo, 3 meses.

Se as dicas caseiras não forem do seu agrado, sempre há a opção química. Neste caso, a consulta com um profissional é o indicado.

Para solucionar sem receitas caseiras e com a ajuda de cosméticos simples para tal, como o uso de um Lip Balm que é um tipo de batom protetor rico em vitamina E, ingredientes hidratantes, manteiga de karité e ceras. O Lip Balm é capaz de tratar o mal pela raiz e pode ser usado antes de passar o batom habitual. Então, tenha um sempre na sua bolsa e mantenha seus lábios sempre hidratados.

Evite utilizar produtos aromatizados , pois podem ter um resultado oposto  ao desejado e causar ainda mais o ressecamento deixando os lábios  ainda mais ásperos. Além disso, algumas pessoas são alérgicas ao flúor , o que pode causar além do ressecamento irritações no interior da boca.

E, para ajudar mais, mantenha o ambiente de sua casa com níveis de umidade, os umidificadores são ótimos para isso, mas se não tem um, pode improvisar com um baldinho de água no canto da casa, aos poucos a água evapora deixando o ambiente mais úmido.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>