Como tirar manchas de herpes labial?

Para tirar cicatriz e manchas do rosto ou do corpo, assum como a herpes labial, várias técnicas podem ser utilizadas. Algumas incluem terapia a laser, outras cremes corticóides e até mesmo  enxertos de pele, estão entre os procedimentos. No entanto, é necessário consultar um médico dermatologista para saber qual o melhor tratamento a seguir e evitar danos maiores.

Um tratamento bem feito pode diminuir uma cicatriz ou uma mancha do corpo  ao ponto de deixá-la quase  imperceptível se não for possível sua eliminação total. As cicatrizes mais fáceis de retirar são aquelas que ainda estão rosadas e são recentes.

Manchas ocasionadas por herpes labial, por exemplo, são de difícil remoção. Porém, alguns métodos podem ajudar a melhorar o aspecto da pele no lugar dessa mancha.

O que é Herpes labial?

Também conhecida como herpes de boca ou herpes simples é uma infecção viral e contagiosa nos lábios, na boca ou nas gengivas causada pelo vírus da herpes simples. A doença é caracterizada principalmente pelo surgimento de bolhas pequenas e doloridas nessa região. É causada pelo vírus do herpes simples do tipo 1 (HSV-1) na maioria dos casos, mas o vírus do herpes simples tipo 2 (HSV-2) que é o principal causador do herpes genital, também pode provocar herpes labial.

A infecção inicial pode não causar sintomas ou surgimento de bolhas na boca, não obstante, a característica principal do vírus é permanecer em estado latente no tecido nervoso do rosto por tempo que pode variar bastante.

Close-up of female lips suffering from herpes
Close-up of female lips suffering from herpes

Grande parte da população apresenta anticorpos contra esse vírus e dificilmente apresentam sintomas clínicos. Em algumas pessoas, no entanto, o vírus volta à ativa e produz feridas recorrentes que aparecem geralmente no mesmo local.

Os vírus do herpes são contagiosos e por isso deve se ter bastante cuidado nos procedimentos de cura. A disseminação pode ocorrer através de contato íntimo ou por meio do compartilhamento de objetos, como lâminas, toalhas, louças e outros itens que estejam infectados, desde que a pessoa seja suscetível ou tenha predisposição à doença. Ocasionalmente, durante o ato sexual, o contato oral-genital pode também  espalhar o herpes para os órgãos genitais e vice-versa.

Manchas de herpes labial

O manejo de manchas e cicatrizes deixadas pela herpes labial depende muito do tipo de mancha e tipo de pele da pessoa.

Em primeiro lugar, o importante que deve saber é como evitar novas manchas. Para isso utilize protetor solar  na área afetada e quando a ferida secar tente passar babosa, um procedimento caseiro e simples e que pode render bons resultados.

Agora, para eliminar ou suavizar as manchas e cicatrizes antigas existem algumas possibilidades:

Geralmente as manchas escuras podem ser tratadas com produtos clareadores e/ou tratamentos estéticos como pelling, laser, etc. Estes tratamentos requerem a indicação e acompanhamento de um especialista. É importante saber que cada pele reage diferente ao tratamento e existem contraindicações, por isso o seguimento de um profissional é muito importante. O uso de protetor solar é essencial para que a mancha não aumente seja ela do tipo que for.

Existem alguns medicamentos à base de hidroquinona que auxilia no clareamento de manchas deixadas pela herpes labial. Outras medidas podem ser tomadas, como manter a pele sempre limpa, utilizar produtos para o seu tipo de pele e, em casos mais extremos, tratamento mais abrasivos mas que só pode ser recomendado por um dermatologista que fará uma avaliação da zona afetada e indicará o melhor procedimento a ser realizado.

Cada caso merece uma atençao especial já que nenhum caso é igual ao outro e deve ser levado em consideração o tipo de pele e o tempo que a mancha está no local. Todos esses fatores intervém na hora de escolher o produto ou tratamento para retirar ou suavizar manchas deixadas por herpes labial.

Outra forma de melhorar o aspecto da pele dessa região e, se você for alérgica, tiver algum problema pra encarara alguns dos procedimentos sugeridos, sempre há a opção da maquiagem que disfarça e soluciona pelo tempo desejado as manchas de herpes labial.

O cuidado que se recomenda no caso de usar maquiagem para dissimular as manchas na pele ocasionadas por herpes labial é lavar bem a região para retirar o excesso de produtos cosméticos, principalmente se for dormir. É vital para a saúde da pele que a maquiagem seja retirada antes de dormir.

Não é fácil se livrar de manchas mas com soluções caseiras e uma dose de paciência pode ser possível melhorar a zona afetada e, com o tempo e o tratamento adequado.

Recomendações para melhores resultados

Lips affected by herpes. Treatment with a cotton swab.
Lips affected by herpes. Treatment with a cotton swab.

Além de tratar o herpes labial de forma natural, você deve levar em conta certos aspectos de higiene e segurança, que auxiliarão a eliminar o vírus sem que continue se propagando.

Para as bolhas secarem o quanto antes, lembre-se de que é muito importante limpar todos os dias. Além disso, evite exposição ao sol e não estoure as bolhas nem retire a pele morta caso ela ressecar.

Logo de terminar o tratamento descarte todos os produtos e elementos que estiveram em contato com a ferida para evitar uma recaída e suspenda os alimentos com componentes de arginina já que este componente é um aminoácido essencial para o metabolismo do vírus do herpes e vai prolongar a sua presença em nosso organismo. Entre os alimentos com alto teor deste componente podemos encontrar: o chocolate, as bebidas de cola, ervilhas, amendoim, gelatina, nozes e cerveja. Com esses cuidados, logo verá resultados.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>