Alimentos para os cabelos – Faça crescer com saúde

Alimentos para os cabelos – Conheça os alimentos que podem fazer parte de sua dieta

Alimentos para os cabelos
Alimentos para os cabelos – Faça crescer com saúde

Quando o desejo por cabelos mais longos se torna uma obsessão, recorremos a tudo que nos indicam para que os fios cresçam de forma saudável. Mas, muitas pessoas se esquecem de algo primordial – mudar e acrescentar alguns alimentos para os cabelos que podem fazer toda a diferença e agir, milagrosamente, no crescimento dos fios.

É sempre bom lembrar que o crescimento dos fios é algo bem mais complexo do que imaginamos. Na prática, nossos cabelos estão, constantemente, passando por três processos. Ou estão estáticos, ou crescendo ou ainda caindo. Um fio leva de 4 a 6 anos para crescer completamente, fica estático por cerca de 20 dias e depois cai. Essa queda pode ocorrer por causas naturais, mas também por problemas de genética ou até mesmo produtos que não fazem bem aos nossos fios, além de medicamentos, estresse. Especialistas observam que é normal perder até 100 fios por dia. Por isso, é preciso prestar atenção quando os fios começam a cair em demasia e você encontra não só cabelos pela casa, como também, ao penteá-los, vê uma queda anormal.

A boa notícia é que o crescimento dos fios depende de uma série de fatores e, a mais fácil de todas, é quando se trata da alimentação. Sim, ao mudar hábitos e também acrescentar alimentos para os cabelos, alguns nutrientes e vitaminas à sua rotina diária, você verá que é possível fazer verdadeiros milagres para o crescimento dos fios. Vamos ensinar, aqui, sobre algumas das vitaminas e também alimentos que podem ajudar nessa fase.

 Alimentos para os cabelos com manganês, ácido graxo e ômega 6

Juntos, eles são ótimos para aqueles fios que têm crescimento vagaroso. Tudo porque o manganês lubrifica e protege a cutícula. Se a pessoa está com deficiência de Manganês no corpo, o cabelo pode cair. Já o ácido graxo melhora a textura e a força dos cabelos, enquanto o ômega 6 aumenta o metabolismo do crescimento capilar.

Você pode encontrar esses elementos em óleos vegetais, semente de linhaça, abacaxi, verduras, nozes, gema de ovo, cereais integrais.

Alimentos para os cabelos com ácido linoleico, iodo, vitaminas A e C, proteínas e cobre

Enquanto o ácido linoleico age tornando os fios mais saudáveis e fortalecidos, o iodo fortalece os cabelos da raiz até as pontas. Já as vitaminas A e C promovem o crescimento saudável dos fios e também na absorção do ferro. As proteínas são as principais bases do cabelo, portanto são essenciais sua inclusão para que os fios cresçam fortalecidos.

Os alimentos que contêm esse tipo de vitaminas e minerais são cebola, manteiga, levedura de cerveja, frutos do mar, carnes magras, peixes variados, ervilhas, frutas cítricas, hortaliças.

Alimentos para os cabelos com cálcio, ácido pantotênico, biotina e selênio

É sempre bom estar com o suprimento de cálcio em dia no organismo, já que sua deficiência causa não só cabelos mais fracos como também unhas. O ácido pantotênico ajuda o corpo a lidar melhor com o estresse, enquanto a biotina tem relação com a produção de queratina e proteína. O zinco evita a queda dos cabelos, enquanto o selênio, com o seu alto poder antioxidante, ajuda a prevenir a queda.

Veja os alimentos que contêm essas vitaminas e minerais em suas formulações: verduras, ervilha, tomate, milho, carne magra, frango, ostra, peixes, gema de ovo.

Alimentos para os cabelos com niacina, piridoxina, cobalamina

Essas vitaminas do complexo B agem em toda a extensão dos fios, ajudando a aumentar a circulação do couro cabeludo, evitando a queda dos cabelos e também ajudando a nutrir e dar força aos fios.

Coma frango, peru, peixe, germe de trigo, cereais integrais, gema de ovo, fermento, soja.

Alimentos para os cabelos com ácido fólico

Além de ajudar na formação das células vermelhas no sangue, essa vitamina também promove o crescimento e desenvolvimento das várias células, incluindo  a saúde do sistema nervoso.

Alimentos: frango, soja, sementes, cereais

Alimentos para os cabelos com Inositol

O nutriente estimula o crescimento dos cabelos e sua ausência no organismo pode causar vários eczemas.

Alimentos: gérmen de trigo, lecitina de soja, cevadas.

Alimentos para os cabelos com ácido ascórbico

A nossa popular vitamina C é primordial para a irrigação do couro cabeludo e também para ajudar na formação de colágeno.

Alimentos: frutas vermelhas e cítricas e vegetais verde escuros

Veja alguns alimentos para que ajudam no crescimento dos cabelos

Alimentos para os cabelos – Salmão

Eis um alimento que é rico em tudo o que o cabelo precisa. Proteínas, vitamina D e ômega 3 são os ingredientes necessários para fazer com que seu cabelo cresça de forma saudável e também hidratado.

Alimentos para os cabelos – Lentilhas

Esse grão, rico em ferro, zinco e biotina, é excelente para fazer com que os cabelos crescerem de forma rápida e saudável.

Alimentos para os cabelos – Iogurtes

Com baixo teor de gordura, os iogurtes, principalmente o grego e os diets, têm proteínas, vitamina B5 e vitamina D. Essas vitaminas são ótimas para estimular o crescimento dos cabelos.

Alimentos para os cabelos – Mirtilos

Essas frutinhas têm alta taxa de ácido ascóbrico, que proporcionam não só um estímulo à circulação do couro cabeludo como também alimentam os folículos capilares.

Alimentos para os cabelos – Aves

Fontes de zinco, ferro e vitaminas do complexo B, a carne branca de aves também são ricas em proteínas, que fazem com que os cabelos cresçam rapidamente.

Alimentos para os cabelos – Ostras

Zinco é o principal componente da ostra, que ajuda a manter o cabelo saudável e com crescimento acelerado. Bastam apenas 3 ostras para atingir 50% do valor diário de consumo do mineral.

Cardápio para fazer o cabelo crescer mais rápido

Damos aqui algumas dicas para você se alimentar melhor e ter também cabelos maiores em pouco tempo.

Café da manhã: 

  • Opção 1: sempre que possível, opte por incluir proteínas. Que tal iogurte com pedaços de frutas para começar bem o dia e também ajudar no crescimento dos seus fios?
  • Opção 2: Você também poderá optar por tomar 1 copo de leite desnatado ou sem lactose, ou até mesmo o leite de soja. Complemente com ½ mamão papaya pequeno,  2 torradas integrais ou um sanduíche de pão integral com ricota e 1 colher de chá de geleia de uva ou morango;
  • Opção 3: Um suco ótimo para ajudar no crescimento dos fios é o de morango, associado com cenoura e maçã. Para não ficar com fome, coma 1 fatia de pão integral e 1 fatia de queijo cotage ou minas.
  • Opção 4: 4 unidades de biscoito integral, 1 colher de sopa de queijo cottage e 1 banana.

Lanche da manhã ou da tarde:

  • Opção 1: Faça opções de vitaminas com frutas como banana, acerola, maçã, morango, sempre tendo leite sem lactose ou desnatado. Você poderá optar também por complementar com uma gelatina sem açúcar e uma porção de sementes de abóbora;
  • Opção 2: 1 copo de suco de abacaxi com algumas folhas de hortelã;
  • Opção 3: 150 ml de água de coco;
  • Opção 4: 1 banana prata assada com canela;
  • Opção 5: 4 biscoitos integrais e 1 copo de suco de mamão com laranja;
  • Opção 6: 1 copo de suco de maçã e mel.

Almoço:

A variedade é um dos principais segredos, mas aprenda a fazer suas escolhas com alimentos saudáveis.

  • Opção 1: 1 prato de sobremesa de salada de folhas (rúcula, agrião, alface) com tomate e cenoura, 2 colheres de sopa de arroz integral, 100 g de peito de frango grelhado;
  • Opção 2: 2 colheres de sopa de tabule, 2 colheres de sopa de abobrinha italiana refogada, 1 posta de salmão assado com azeite;
  • Opção 3: 1 filé de frango grelhado, 2 colheres de sopa de arroz integral, 1 concha de feijão, 2 colheres de sopa de salada de cenoura e beterraba cozidos.

Jantar:

  • Opção 1: 1 omelete com cebola, tomate, rúcula e azeitonas, 1 salada de folhas verdes;
  • Opção 2: 2 colheres de sopa de sala de beterraba com salsinha e cebolinha, 1 colher de creme de milho verde, 1 filé de frango grelhado, 2 colheres de sopa de arroz integral;
  • Opção 3: 2 conchas de sopa de beterraba;
  • Opção 4: 2 colheres de sopa de salada verde com tomate cereja, 1 bife de boi grelhado, 2 batatas assadas.

Ceia:

  • Opção 1: Chá verde, que é um ótimo antioxidante e garante uma maior circulação sanguínea no couro cabeludo, com 3 biscoitos água e sal;
  • Opção 2: 1 unidade de fruta de sua preferência: maçã, goiaba, morangos, pera;
  • Opção 3:  1 suco de morango e laranja, que une alimentos que são antioxidantes e também têm alto teor de vitamina C;
  • Opção 4: 1 copo de leite batido com mamão papaya.

Agora que você sabe todas as receitas mais eficazes para o crescimento dos cabelos, que tal começar a experimentar nossas receitas e dicas de alimentos para modificar suas madeixas? Se mesmo assim, você notar que os seus cabelos estão mais custosos para crescer, nossa indicação é procurar um especialista para que ele possa indicar um tratamento ou ações para que seus fios cresçam de forma rápida. Lembre-se também de fazer coisas que te divirtam durante o dia e ficar longe do estresse, um dos piores inimigos para o mau funcionamento do nosso corpo.

E, sempre que possível, utilize os produtos adequados para o seu tipo de fio e faça todas as hidratações e tratamentos para que ele fique sempre hidratado, saudável e cheio de brilho.

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