Aprenda a Cuidar dos Fios no Inverno!

O inverno está chegando e é hora de mudar os cuidados com a pele, com os pés, com as mãos e com os cabelos, que sofrem nessa estação! O ar do inverno é mais seco e as temperaturas são mais baixas, e isso fragiliza os fios, que podem ficar mais ressecados ou, ao contrário, mais oleosos.

Ressecamento

Além da mudança climática, há uma mudança de hábitos no inverno, que inclui banhos mais longos e com água mais quente. Assim, os cabelos também são lavados com água mais quente, e isso é um problema, já que a água em temperatura mais elevada acaba removendo a oleosidade natura do couro cabeludo, conhecida como “mantro hidrolipídico”, que é quem protege o couro cabeludo e promove a sua lubrificação. Quando, pois, há a remoção do manto hidrolipídico pela água muito quente, os fios acabam ficando ressecados e ásperos.

Cuidados e dicas para vários tipos de cabelos

Portanto, se você não quer que seus fios sofram com o ressecamento, faça um esforço e lave os fios com água morna e evite banhos muito demorados.

Outro problema que causa o ressecamento dos fios é a queda na ingestão de água, que deixa o organismo desidratado e acaba deixando os fios também desidratados e, consequentemente, seco. Como a hidratação é de dentro para fora, é essencial ingerir, mesmo que não sinta sede, ao menos oito copos de água por dia.

Oleosidade

Além do ressecamento, o frio pode causar também a oleosidade dos fios, “efeito colateral” que é bem comum, sobretudo nos lugares mais frios. O fato é que quando as temperaturas caem muito e o frio “aperta”, as pessoas lavam os cabelos menos, então ele fica mais tempo “sujo”,  até porque transpira-se menos e o cabelo parece mais limpo por mais tempo. Só que essa demora em lavar os fios pode acabar gerando mais oleosidade no couro cabeludo, já que a sujeira se acumula e os resíduos não são removidos.

No mais, quando usamos água muito quente para lavar os fios, pode acontecer o famoso efeito rebote, onde, em um primeiro momento, os fios ficam muito ressecados, e esse ressecamento faz com que o organismo produza ainda mais oleosidade, o que deixa o cabelo seboso e propicia o aparecimento de dermatites, como a caspa.

Então, o mesmo cuidado que vale para evitar o ressecamento, vale para evitar o excesso de oleosidade!

 Falta de Brilho

Quando o problema não é o ressecamento e nem o excesso de oleosidade, é a falta de brilho! A falta de brilho nos fios é bastante comum e possui muitas causas, como, por exemplo, a água muito quente para lavar os fios. É que  a água quente deixa as escamas abertas, e o brilho só reflete direito em uma superfície uniforme, lisa, então, sem refletir a luz, o cabelo não brilha, fica opaco.

LEIA TAMBÉMAprenda a usar Óleo de Amêndoas na pele e no cabelo.

Por isso é essencial controlar a temperatura da água, investir na hidratação semanal, evitar sair de casa, no inverno, com os fios molhados e tratar o cabelo para que ele fique saudável, porque cabelo que brilha é cabelo saudável, não tem jeito!

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>