Cabelos Volumosos: O Que Fazer?

Os cabelos volumosos costumam incomodar, sobretudo porque tendem a ficar armados e sem controle. Mas, é sim possível tirar proveito do volume e manter os fios bonitos e controlados.

A Higienização

Os cuidados começam com a higienização e a escolha de produtos específicos para esse tipo de cabelo. O shampoo e o condicionador devem ser os mais nutritivos possíveis, com óleos e manteigas vegetais, que nutrem os fios, minimizam o frizz e reduzem o volume.

Na higienização, a água ideal é a morna, nunca quente. Não se pode, também esfregar o couro cabeludo com força, mas sim massageá-lo em movimentos circulares e com delicadeza.

É durante a higienização, quando se aplica o condicionador, que  os fios devem ser desembaraçados, e com a ajuda de um pente de dentes largos, preferencialmente de madeira, para reduzir o risco de quebra.

dicas-cabelos-armados-materia

Hidratação e Nutrição

Cabelos muito volumosos precisam de hidratação e nutrição constantes, de uma a duas vezes por semana, pois quanto mais os fios estão nutridos e hidratados, mais eles ficam controlados.

É bom escolher máscaras que contenham ativos como óleos vegetais, manteigas vegetais e ceramidas.

O Finalizador

O finalizador é o melhor amigo de quem possui cabelos cheios e armados, pois ele ajuda a controlar o volume, define os fios, mantém o cabelo hidratado, reduz o frizz, facilita o ato de pentear e deixa o cabelo macio.

Existem vários tipos disponíveis, e os mais densos são indicados para serem usados após lavar os fios, enquanto os líquidos são boas opções para ajudar a manter o cabelo domado ao longo do dia, já que são leves e podem ser reaplicados quantas vezes forem necessárias.

A Melhor Forma de Secar

A forma de secar depende da estrutura do cabelo, já que o cabelo volumoso pode ser liso, ondulado, cacheado e afro. No caso dos cabelos lisos e levemente ondulados, o ideal é usar um secador e ir secando de cima para baixo, com o ar quente para manter a raiz sem volume excessivo e sem o arrepiado.

Já os cabelos cacheados e mais enrolados, o melhor é secar com um difusor usado de baixo para cima se o intuito for modelar os cachos, ou de cima para baixo para reduzir o volume e evitar que os fios fiquem elétricos.

SAIBA MAIS: Erros que acabam com os cabelos.

O Corte

O corte depende muito do gosto da pessoa, que pode optar pelos fios longos, médios ou curtos. Contudo, qualquer que seja o tamanho, o formato do corte pode ajudar – e muito –  a manter o cabelo controlado.

O corte reto não é indicado porque tende a fazer o efeito pirâmide, com a raiz sem volume e as pontas extremamente volumosas. Por isso, o ideal é apostar nos repicados de camadas gradativas que começam abaixo do queixo ou da orelha para melhorar o caimento e distribuir melhor o volume. O corte em camadas, desde que sejam suaves, também é uma boa pedida.

Quanto às franjas, deve-se evitar as retas e as muito curtas, pois não favorecem as pessoas que possuem cabelos volumosos, assim, caso queira ter uma franja, opte pelas longas e laterais.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>