Como Driblar a Falta de Energia no Trabalho?

Mesmo que você ame seu trabalho, mesmo que aquilo seja o que você gosta e queira fazer pelo resto da vida, existem alguns momentos em que  tudo fica cansativo, chato, pesado e sem graça. Aí, vem a vontade de desistir… Mas será que essa é mesmo a melhor solução?

A rotina, como todos sabem, gera mesmo esse cansaço e, sim, essa falta de motivação que resultam em queda de energia. Mas isso só acontece se você deixar, porque a chave para manter o pique e fazer as coisas acontecerem está em suas mãos. Sim, nas suas e não na do universo, do destino, de sei lá o quê.

Faça o Que Gosta!

A primeira coisa que é preciso ter em mente é que é preciso fazer o que se gosta. O mundo anda cada vez mais corrido, a vida extremamente estressante e só fazendo algo que se gosta é que se mantém a motivação para encarar tudo isso.

Ok, você trabalha com o que ama mas mesmo assim não anda lá muito motivada? Pare e analise o que te motiva, o que te faz ter vontade de trabalhar mais e, melhor, tente, por um tempo, focar justamente nisso! Se você gosta do contato pessoal, de fechar negócios, que tal deixar o escritório mais cedo e ir encontrar alguns clientes? Pense nisso!

sindrome-burnout

Não Acumule Trabalho!

Não tem como manter o pique com pilhas de relatórios pendentes na mesa. É desmotivante! Mantenha a agenda em dia, mantenha a mesa organizada e os afazeres também.

Não Desvie o Foco!

É muito fácil se “perder” e esquecer do trabalho com tantos sites interessantes para “futucar”, não é mesmo? Mas isso rouba energia e faz a produtividade cair. Ficar por dentro do que está acontecendo no seu nicho é essencial, mas que seja feito em momentos determinados e não durante uma tarde inteira, por exemplo.

Nunca se deixe levar por um trabalho acumulado. Mesmo que a agenda do dia esteja tomada pela mesma tarefa, procure diversificar as horas com outros trabalhos. Que tal uma ronda na internet por sites do seu ramo de atuação para ficar por dentro do que está rolando? Informação nova faz é um refresco para a mente, pode apostar.

A Arte do Auto Presente

De vez em quando, sobretudo naqueles dias em que tudo parece dar errado, que tal se mimar um pouco? Pode ser um jantar em um restaurante bacana, uma barra enorme de chocolate, umas horinhas no salão de beleza, uma tarde naquele SPA maravilhoso…Vale tudo desde que você se presenteie, faça algo que goste, faça algo por você, para alimentar sua autoestima.

Tenha Mais Autonomia

Autonomia de horários e autonomia para tomar decisões são duas questões a serem discutidas com o seu chefe e, para isso, você precisa demonstrar, por exemplo, que mesmo não trabalhando em horário fixo consegue dar conta de todo o trabalho. Em relação à tomada de decisões, você precisa mostrar que tem boas ideias, boas sugestões e pode motivar as pessoas.

 Tudo isso gera mais motivação para você mesma e afasta a falta de energia.

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>