Como Manter Sua Equipe Motivada?

Manter os funcionários, colaboradores e membros da equipe motivados é  um dos maiores desafios de líderes e gestores, e justamente por isso exige trabalho constante, diário, porque sem motivação não há empresa ou projeto que dê certo.

Um bom líder, aquele que é realmente capacitado para gerir pessoas e equipes, é personagem fundamental nessa tarefa, que começa com a certeza de que cada membro da equipe deve ser tratado de maneira individual, observando-se suas qualidades, seus talentos, suas limitações, seus anseios e suas expectativas profissionais.

Abaixo uma lista de atitudes que ajudam a manter a equipe motivada. Confiram!

Crie um Ambiente de Trabalho Confortável

Um ambiente de trabalho confortável,  onde a pessoa se sinta à vontade e, ao mesmo tempo, segura, é essencial, já que é no trabalho que as pessoas passam a maior parte do dia, e, sem um ambiente que “ajude”, e isso em termos físicos e emocionais, o trabalho não rende, a produtividade cai, a motivação não resiste e a equipe sai prejudicada.

imagem-Mulher_na_liderança_1

Mantenha a Equipe Equilibrada

Sim, o mercado de trabalho é, cada vez mais, altamente competitivo, mas estimular  essa competitividade pode não ser nem um pouco saudável, já que é difícil enxergar com clareza quando a competitividade é negativa ou não. Manter os membros de sua equipe equilibrados e seguros em relação ao trabalho é essencial para que eles continuem motivados.

Seja, Efetivamente, Um Líder

Pra conduzir pessoas e mantê-las motivadas é preciso ter o dom, natural ou construído, da liderança. Um bom líder sabe que é preciso definir metas, planejar, instruir corretamente e conduzir os membros de sua equipe.

Não tem como manter uma equipe motivada se não existe um planejamento estratégico com metas, objetivos e previsões de resultados, porque só se chega a algum lugar quando se sabe para onde está indo. Assim, é preciso apresentar o planejamento para toda a equipe, e de maneira clara e assertiva.

Além disso, cada membro da equipe precisa entender e se sentir parte do projeto, então cabe ao líder definir o papel de cada um e delegar responsabilidades.

Feedback é Essencial!

Como as pessoas vão saber se estão fazendo as coisas da maneira correta, como elas vão saber se as suas ações estão apresentando resultados positivos ou negativos se você não diz? Elogios motivam sempre, e críticas construtivas, nunca em público, ajudam o indivíduo a melhorar e dar o melhor de si.

Desafie e Estimule a Equipe

É preciso estimular, de todas as formas possíveis, os membros da sua equipe a darem o melhor de si. Para isso, ofereça vantagens, prêmios e oportunidades. Um plano de carreira é algo que toda empresa, grande ou pequena, deveria, obrigatoriamente, oferecer aos seus funcionários, afinal, quem vai dar o melhor de si, quem vai investir o seu melhor sem perspectivas de crescimento? Ninguém, é claro! É evidente, pois, que o processo motivacional é uma troca.

No mais, estimule as pessoas a alarem o que pensam, a exporem as suas ideias e as suas propostas, pois assim elas se sentem valorizadas, e valorização é a chave para a motivação!

Visite nossa página no Facebook

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook:

... ou se não tiver facebook, deixe seu comentário abaixo: