Dicas para conseguir um aumento de salário

Ser reconhecido pelo seu esforço é muito importante para manter qualquer funcionário motivado. O problema é que, algumas vezes, os chefes não percebem que essa motivação pode vir em forma de aumento. Por isso, é importante saber que, muitas vezes, você vai precisar reunir toda sua confiança e coragem e pedir para receber um salário maior. E o primeiro passo é fazer uma autoavaliação.

Mas não basta apenas pedir. Você precisa juntar argumentos e mostrar para a chefia porque você merece ganhar mais. E o importante é ter justificativas consistentes – seus problemas financeiros, por exemplo, nunca vão convencer sobre a sua necessidade. Aumento de salário não é doação e sim, merecimento!

aumento-salaio

Mostrar que você está ajudando a empresa a crescer também tem sua força, mas não adianta querer ganhar mais apenas por estar cumprindo suas tarefas. Chegar no horário e fazer todas as suas funções não faz o salário de ninguém aumentar… Saber o momento certo para ter essa conversa também é muito importante! Entenda melhor:

A hora ideal – Você fez tudo o que podia para ajudar sua empresa a alcançar melhores resultados, conseguiu superar todas as expectativas em seus projetos e fez com que os números só crescessem positivamente. Aproveitar este momento de destaque na sua carreira é o movimento mais inteligente se você quer receber mais na sua folha de pagamento. E essa dica também vale para os momentos de crise: se a empresa estiver mal financeiramente, não adianta pedir por um aumento, né?

O argumento perfeito – Recebeu um prêmio por reconhecimento do trabalho feito na empresa? O seu projeto fez muito sucesso e recebeu vários elogios dos seus superiores? Estes podem ser argumentos que vão ajudar você a embasar o porquê você merece um aumento. Mostrar que as suas responsabilidades aumentaram e que o seu papel na empresa se torna mais importante também vai ser bem recebido pelo seu chefe.

aumento-salario1

O que não fazer – Chantagem é a arma mais baixa que um profissional pode usar para conquistar algo na carreira. Primeiro porque vai mostrar imaturidade e falta de preparo para o convívio no ambiente profissional. Segundo, porque não vai convencer o seu chefe a te pagar um salário maior. Então, nada de inventar uma falsa proposta de emprego em outra empresa, ou ficar falando dos seus problemas pessoais e financeiros para o seu superior. Um aumento precisa ser conquistado através dos seus méritos! Comparar suas tarefas com as de outros colegas também não vai ser bom – isso pode passar a impressão de falta de ética.

A reação esperada – Recebeu o aumento? Está mais que certa em querer comemorar, mas nada de ficar se exibindo para os outros colegas! Mantenha uma postura profissional e comedida. Não conseguiu fazer com que seu salário aumentasse? Tenha uma postura equilibrada: busque entender os motivos do seu chefe e aproveite a oportunidade para crescer. Se está se sentindo injustiçada, essa pode ser uma boa chance de procurar por uma posição em outra empresa. Se quer continuar trabalhando no mesmo lugar, aceite os pontos e mude para melhor.

O importante é tirar uma lição de qualquer que seja o resultado da sua conversa com o chefe. Assim você cresce como profissional e pessoa e se sente muito mais reconhecido!

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>