Maneiras corretas de comunicar-se em publico

É inevitável, uma hora ou outra na vida, vamos ter que falar em público, em alguns casos, apresentar trabalhos e/ou palestras.

Algumas pessoas tem essa dificuldade, e é importante que isso seja trabalhado, para que possamos lidar com isso de maneira natural. Ficar nervosa e ter medo, só atrapalha quando a necessidade de falar em público está evidente.

Maneiras corretas de comunicar-se em publico
Maneiras corretas de comunicar-se em publico

Para que você possa ultrapassar essa barreira, é preciso seguir alguns detalhes, que podem ajudar muito nessas horas. É importante para que esse pânico não aconteça, saber exatamente sobre o que você irá falar, dessa maneira não terá o erro, de perder-se em meio a uma frase.

Não olhar fixamente para alguém pode ser outra maneira de sentir-se melhor, olhe por cima das pessoas, assim você não vai enxergar os olhares. Outro detalhe que pode ajudar é ensaiar o seu discurso, sua apresentação de trabalho, ou sua palestra, no espelho, isso ajudará você a ter mais autoconfiança.

Treinar com as pessoas de casa e com os conhecidos também pode ser uma forma de evitar o nervosismo em momentos em que precisar falar para o grande público. Comece com seus amigos. Abra a conversa em meio a uma reunião, e tente ir adiante com seu pensamento. Assim você poderá perder a timidez.

Leia em voz alta é uma forma de escutar sua própria voz e treinar para um momento de discurso ou apresentação. Comece lendo algumas notícias dos jornais. Pode ler até trechos de livros. Além de treinar sua voz, vai aprender a dar as pausas corretas, e irá aprender a falar no tom correto, sem gritar e sem falar baixo.

Alongar é sempre fundamental para o corpo. Antes de um momento importante, como o de uma apresentação em público, esse alongamento ajudará você a relaxar o corpo, e a mente. Enquanto estiver alongando, lembre-se de respirar fundo, essa respiração também ajudará a relaxar.

Use técnicas que podem ajudar a não deixar você mais nervosa, se for o caso de uma palestra, vale levar algo anotado, para o caso de você perder-se. O que pode ajudar também é uma apresentação em power point, não precisa seguir exatamente o que diz ali, mas é uma forma de você ter uma orientação. Outro detalhe legal e seguir, é criar um power point apenas com imagens, que possam ilustrar o que você tem para falar, dessa forma ficará ao

fundo algo relacionado com o seu discurso. Isso pode ser seguido em apresentações no colégio também.

Falar é público pode deixar qualquer pessoa nervosa. Mas ficar dessa maneira só vai atrapalhar e confundir o que você precisa falar. O mais importante é manter-se calma. Se for o caso de estar nervosa, tente não deixar que isso atrapalhe sua apresentação.

Já existem cursos que podem ajudar você a se comunicar melhor. Basta procurar um em sua cidade, normalmente são cursos de oratória, que ajudam em momentos que precisamos. Outros cursos relacionados com comunicação também podem ajudar nesses momentos, mas é importante seguir os passos que o professor fala, para poder dar certo no final.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>