As melhores cores para pintar cada cômodo da sua casa

As melhores cores para pintar cada cômodo da sua casa
As melhores cores para pintar cada cômodo da sua casa

Azul para tranquilidade, vermelho para paixão, rosa para o amor… Depois de passar por tantos Réveillons escolhendo a cor certa da roupa e da lingerie para atrair as melhores vibrações, é de se esperar que muita gente conheça a significado de cada uma delas. E se a simpatia funciona na virada do ano, porque não seria muito eficiente durante todos os outros dias, ajudando na decoração da sua casa?

Escolher sua cor preferida é muito difícil, já que o mercado está entregando cada vez mais opções que deixam qualquer pessoa de boca aberta! A boa notícia é que você não precisa escolher uma única cor: divirta-se com o catálogo de tons na sua loja de construção preferida e pense como cada uma delas combina com o que você quer sentir em cada cômodo da sua casa.

Muita gente opta pelo branco para os ambientes. Espalhar essa cor clássica por toda a casa é um acerto, já que ela combina com tudo e também ajuda a dar a sensação de que os cômodos são mais espaçosos. Com o branco, não há muitos problemas com decoração. Misturar diferentes estilos de móveis fica muito mais fácil. Você pode, por exemplo, ter uma sala de jantar toda em peças de madeira, e usar um espelho de estilo vitoriano apenas para quebrar a monotonia do ambiente.

O colorido traz um astral diferente para cada espaço, e é importante saber o que você quer transmitir
O colorido traz um astral diferente para cada espaço, e é importante saber o que você quer transmitir

Em ambientes que vão receber muitas pessoas, entre amigos e familiares, o ideal é ter um tom aconchegante, que mostre o quanto você fica feliz em estar com essa gente querida. Ressaltar a luminosidade também é bom, pois deixa o espaço com mais vida. Esse é o caso da sala de estar. Nela, tons acinzentados são bem-vindos, sejam eles com fundo azulado, esverdeado, amarronzado ou até amarelado.

Já o quarto é um cômodo totalmente pessoal. Ele tem que transmitir a sua identidade, ao mesmo tempo em que funciona como um refúgio para você. Como é também lá que você vai descansar, o ideal é não pesar a mão em tons muito abertos, como vermelho ou laranja. A regra aqui é escolher uma cor com a qual você se sinta confortável. Pintar uma parede de azul ou lilás vai dar um toque diferente ao espaço. Além disso, os tons claros vão fazer com que você relaxe e se sinta bem a cada noite de sono.

Como é necessário ter um equilíbrio por todos os cômodos, é possível brincar com os tons em todos os outros espaços. Na área de serviço, espaço que exige bastante disposição (afinal, dá muito trabalho deixar tudo limpinho!), o ideal é apostar nos tons cítricos, como amarelo, laranja e verde. Já no banheiro, lugar em que você quer relaxar e ficar cheirosinha para o mundo, o branco é uma boa escolha. Principalmente se combinada com elementos coloridos, como uma saboneteira rosa, copos floridos ou azulejos divertidos. O mesmo vale para a cozinha: que tal apostar em um tom neutro, e combinar com acessórios e eletrodomésticos cheios de cor e modernidade? Não é todo mundo que tem uma geladeira vermelha em casa!

Mas cuidado para não se empolgar nas cores e transformar a sua casa em um verdadeiro arco-íris. Segundo especialistas, uma cor deve predominar em pelo menos metade da casa, enquanto as outras funcionam apenas como toques de luz, trazendo um pouco de diversão e estilo a cada espaço. O ideal é escolher um tom neutro para isso, que não necessariamente precisa ser o branco: o bege, o gelo ou até variações bem claras de verde e azul funcionam!

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>