Top 5 – mitos das dietas

Sabemos que hoje em dia podemos contar com um vasto leque de novas dietas a cada instante, algumas que você não pode consumir nenhum tipo de carboidratos, outras que você deve apenas ingerir carboidratos, enfim, existem sugestões para todos os gostos, mas também sabemos que não existe nenhuma dieta milagrosa se deixarmos de consumir determinados alimentos, pois dessa maneira algo sempre faltará para o nosso organismo.


O ideal é sempre partir para uma dieta balanceada, onde podemos consumir de tudo, mas com certa moderação e regras para ensinar nosso corpo novos hábitos alimentares e muito mais saudáveis.

Separamos alguns mitos das dietas para vocês. Confiram!

Quem freqüenta academias sabe o vício que muitas pessoas têm de consumir barrinhas de cereais pensando que aceleram a perda de peso. Por serem alimentos industrializados e processados, as barrinhas permitem que nosso sistema digestivo descanse e economize energia, o que conseqüentemente incentiva o aumento de peso.

Com certeza você conhece aquele tipo de pessoa que por praticar algum tipo de atividade física pensa que pode comer de tudo, pois acredita que a malhação fará com que todos aqueles indesejados quilinhos desapareçam, mas não é bem assim que funciona. A prática de exercícios físicos é muito importante para colaborar e auxiliar na diminuição do peso, mas não é por isso que uma dieta equilibrada e balanceada não deve ser seguida.

Outro mito das dietas que freqüentemente ouvimos por aí é deixar de consumir gordura saturada, mas não é bem assim. Se consumida em pequenas quantidades ela pode até ajudar na dieta. Os cientistas sugerem que, ao invés de cortar a gordura saturada de sua dieta, o ideal é que você se limite a consumir cerca de 20 gramas por dia.

Mais um conto referente aos mitos das dietas é consumir refrigerante diet. Quem parte para essa opção comete um grande erro, pois a ingestão desses tipos de refrigerantes pode causar um aumento no desejo por alimentos altamente calóricos.

Por fim, quem imagina que deixar de ingerir alimentos livres de gordura irá emagrecer, na verdade não é o que acontece, pois consumir gordura na dieta pode ajudar, pois a digestão da gordura suprime a grelina, o hormônio que nos faz sentir fome e, simultaneamente, estimula a liberação de peptídeos que provoca a sensação de saciedade. Sendo assim, ingerindo uma quantidade moderada de gordura também é possível diminuir o índice glicêmico das refeições.

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