Aprenda a Manter os Sapatos Limpos e Organizados

Todo mundo, principalmente as mulheres, quer ter  belos sapatos, mas quase ninguém se preocupa com a higienização deles, não é mesmo?

A conservação e a organização até que são levadas em conta pela maioria, mas a limpeza é quase que absolutamente esquecida, o que é um erro grave,  pois os sapatos precisam ser higienizados regularmente, sobretudo em regiões mais frias e no inverno, onde são maiores os riscos de mofo e outros problemas.

Sapatos Limpos é Questão de Higiene e Saúde!

Na rua, o sapato tem contato com milhares de tipos de fungos e de bactérias, além de resíduos e sujeiras diversas, e esses microorganismos tendem a se proliferar em ambientes úmidos, escuros e quentes, e por isso é essencial conservar os sapatos em local seco, sem umidade, e mantê-los limpos.

LEIA TAMBÉM: Cinco Modelos de Sapatos para o Inverno 2013

Captura de tela inteira 08072013 210955

Apesar de saber que a grande maioria dos fungos não transmite doenças, eles não são nada bons, e o mofo, por exemplo, é um horror para os sapatos, pois os deteriora e ainda provoca alergias respiratórias.

 Assim, os fungos, quando entram em contato com a mucosa das vias respiratórias, causam ou pioram alergias, sinusites, renites e outros problemas. Em alguns casos, os fungos, que parecem tão inofensivos, podem causar problemas graves, como pneumonias, por exemplo, que é caracterizada pela inflamação nas paredes dos alvéolos pulmonares. Esse problema pode se agravar ainda mais quando, por exemplo, a pessoa que está com a mucosa comprometida entra em contato com ambientes ou objetos contaminados por bactérias e vírus.

Não se deve usar o mesmo sapato todos os dias, porque é preciso que eles fiquem, após o uso, em um ambiente arejado para evitar o chulé. O chulé, aquele mau cheiro incômodo, é causado por fungos e bactérias que se alimentam do suor e dos resíduos de pele dentro dos sapatos, que é o ambiente perfeito para a proliferação de microorganismos.

LEIA TAMBÉM: Roupas: Cuidado com os Tecidos no Inverno.

Cuidados Gerais

1- Sapatos não devem ser colocados no banheiro, pra não mofarem. Eles precisam ficar em local arejado, mas ao abrigo do calor, da umidade e do frio.

2- Ao chegar em casa, remova o calçado dos pés, porque você pisou em chão sujo, cheio de bactérias e não pode levar isso para dentro de casa. Após remover o calçado, vá até a lavanderia e, com uma escova seca, limpe as solas do sapato para remover as sujeiras que se acumularam ali, e deixe os sapatos na área de serviço para “arejar”.

3- Ao menos uma vez por mês, nos sapatos mais utilizados, borrife, nas solas e por dentro, desinfetante específico para calçados, deixando secar em seguida.

4- Para quem mora em locais mais úmidos ou tem chulé, o ideal é colocar uma “pitada” de bicarbonato de sódio dentro dos calçados para absorver a umidade e evitar o chulé.

5- Não deixa seus sapatos molharem, e caso isso aconteça, para evitar que estraguem, deixe-os em local seco até que eles sequem completamente.

6- Não guarde  seus sapatos em sacos plásticos, pois a falta de ventilação faz com eles estraguem e fiquem inutilizados. Isso danifica o couro e estraga a sola, que se despedaça.

 

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>