Receitas para fazer sabão caseiro

Depois de usado, o óleo de cozinha pode ter dois destinos: dar uma enorme dor de cabeça e prejuízo para o seu bolso e para o meio ambiente ou se transformar em economia e, eventualmente, em receita extra. Dessa forma fácil ótimas receitas de sabão caseiro.

O primeiro caso ocorre quando você simplesmente descarta o óleo doméstico nos ralos e vasos sanitários. O acúmulo de gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta.

No segundo caso está transformar esse mesmo óleo em sabão, por exemplo. O sabão pode ser feito em casa mesmo ou enviado a empresas que o transformam em produto de limpeza ou biodiesel.

Segundo a nutricionista Daysiellen Cabral, coordenadora do refeitório da Associação Paulista Sul da Escola Adventista, em São Paulo, fazer sabão em casa é como cozinhar. Com a prática, seguindo a mesma receita, o sabão vai ficando melhor. A proporção pode ser mantida para fazer mais ou menos sabão, de acordo com a quantidade de óleo usado disponível. Quanto mais o sabão curtir, melhor ele fica. É recomendado usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura, pois a soda cáustica pode causar queimaduras na pele.

sabão com óleo de cozinha

Confira as receitas de sabão caseiro

 

Receita 1:

– 5 litros de óleo de cozinha usado;
– 2 litros de água;
– 200 mililitros de amaciante;
– 1 quilo de soda cáustica em escama.

Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.

Receita 2: com aroma

– 4 litros de óleo comestível usado;
– 2 litros de água;
– ½ copo de sabão em pó;
– 1 kg de soda cáustica;
– 5 ml de óleo aromático de erva-doce ou outro a gosto.

Esquentar a água. Separar meio litro e dissolver o sabão em pó nele. Dissolver a soda cáustica nos litro e meio de água restante. Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo e mexer durante 20 minutos. Adicionar a essência mexendo bem, e despejar nas fôrmas escolhidas. Desenformar apenas no dia seguinte.

“O ideal é colocar esse óleo que não será mais usado em uma garrafa pet, aquelas de refrigerante, e encaminhar para a reciclagem. Atualmente, ONGs e empresas desenvolvem projetos de reutilização do óleo de cozinha, o que é bom para a economia e para a saúde do nosso planeta”, afirma Daysiellen.

Quem quiser produzir sabão em quantidades maiores pode fazer parcerias com pastelarias e barracas de pastel da feira, para colher o óleo que normalmente é jogado fora e doar para que seja transformado em sabão de boa qualidade.

Todo os créditos das receitas para nutricionista Daysiellen Cabral de Magalhães

 

No Comments Yet
  1. Na receita 01, quando manda colocar a soda no fundo do balde, isto ão é necessario, porque.
    a) Soda caustica e bastante soluvel mesmo em grandes proproções.
    b) Não se deve colocar nunca a agua sobre o reagente (soda) e nem quente, já que a soda quando em contato com a agua vai aquecer-se naturalmente.
    Um abraço.

  2. Ola !! amigos eu gostaria de ter uma receita de faser sabão com óleo de cozinha, ja usado mais gostaria de colocar amaciante…e sabão em pó..muito obrigada..espéro resposta..abraços ADNA.

  3. Como a soda cáustica é um produto altamente corrosivo é bom sempre tomar o máximo de cuidado quando manipulada, pois reage violentamente com a água,liberando energia em forma de calor. Devido a essa reatividade, pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira. O uso de máscara,luvas e óculos de segurança é aconselhável para evitar possíveis acidentes.

    *Ingestão:
    Pode causar danos graves e permanentes ao sistema gastrointestinal.

    *Inalação:
    Irritação com pequenas exposições, danoso ou mortal em altas doses.

    *Pele:
    Perigoso. Os sintomas vão desde irritações leves até úlceras graves.

    *Olhos:
    Perigoso. Pode causar queimaduras, danos a córnea ou conjuntiva.

    Manter fora do alcance de crianças.

    1. para fazer o sabão líquido, vou mandar uma receita q eu fiz e é muito boa
      3 lit de óleo
      2 lit de alcool combustível
      meio kl de soda
      50 gramas de breu

    1. O processo para fazer o sabão liguido é simples,vai uma receita que utilizo ha muito tempo.material necessario. 1kg de soda em escamas,seis litros de oleo de soja usado e penerado, quatro litros de alcool de combustivel,oito a nove litros de agua fervente,cem mg de breu e muito cuidado. Ao preparar o sabão deve-se feito de preverencia em um galão que vem com azeitonas,ele e de um material forte e por ser maior que um balde dá segurança ao fazer a mistura. Nunca use recepiente de aluminio para trabalhar com soda cautica.

      segue a maneira de fazer o sabão:

      1-coloca no tambor aproximadamente 1 litro e 1/2 de agua fria e acresenta a soda caustica e com uma ripa,madeira.mexe para dissolve-la, em seguida acrescenta 5 litros e meio de oleo de soja e misture-o. em seguida o breu que foi ao fogo com os 1/2 litros de oleo para disolve-lo
      e misture-o acresenta o alcool e misture em seguida a agua quente e misture e acresenta mais vinte litros de agua e misture com vontade. Fica um sabão muito forte ao usa-lo é necessario dissolve-lo. e pôde ser usado para limpar pisos e azuleijos ,banheiros varandas louças,panos de cozinha,panos de chão e roupas de mecanicos e outros. não há necessidade de usar essencias, já usei e não há necessidade, ao usar na pia da cozinha não deixa cheiro.Qualque duvidas pode perguntar por e-mail estou a disposição,e trabalho com varios tipos de material de limpeza. e com o sabão foi o primeiro produto que aprendi.
      "A gloria de Deus e inteligência"

      [email protected]

  4. – 4 litros de óleo comestível usado;
    – 2 litros de água;
    – ½ copo de sabão em pó;
    – 1 kg de soda cáustica;
    – 5 ml de óleo aromático de erva-doce ou outro a gosto.

    Esquentar a água. Separar meio litro e dissolver o sabão em pó nele. Dissolver a soda cáustica nos litro e meio de água restante. Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo e mexer durante 20 minutos. Adicionar a essência mexendo bem, e despejar nas fôrmas escolhidas. Desenformar apenas no dia seguinte.

  5. Bom dia.
    gostaria de uma receita para concertar o sabão de soda com oleo de fritura.
    Pois bati um sabão ele incorpora todos os imgredientes mas não esta endurecendo o que devo fazer.
    Tem algum cegredo para fazer esta receita dar certo.
    Obrigada pela sua atenção.

  6. Oi gostaria de saber uma receita de sabao liquido e se possivel com menos soda pois penso que causaria menos sintomas alergicos.gostei muito de encontrar vcs pois hoje eu reaproveito muito mais os recursos naturais…obrigada

  7. As dicas são otimas, porem a forma de dissolução da soda não é correta. Não há a necessidade de se aquecer agua para disolver a mesma, e não se deve colocar a agua sobre a soda. ///////e sim ao contrario.

  8. Olá, bom dia!
    Euquero saber se há outro produto que possa ser substituir a soda cáustica? A soda cáustica é perigosa demais.
    Grata
    Ana

  9. Fiz esta e outras receitas nao dá certo, pq será??
    Aprincipio parece q ficará bom mas qdo coloco o dedo, fica a marca e alem do mais ele fica mto oleoso.
    Nao dá certo faço conforme diz a receita………………… qual o truque??

  10. Gostei muito das dicas de vcs. Se possível gostaria de receber a receita de como fazer sabão líquido com oleo de cozinha já utilizado. Desde já agradeço sua atenção

  11. Fiz uma receita,que leva
    1/2 de soda
    2 l de alcool de posto de gasolina
    1 l água quente
    3 l de óleo usado.
    segui a receita direitinho só que o sabão não endurece.
    Quero saber o que devo fazer com o sabão.

  12. Na empresa em que trabalho, estamos num projeto de recolhmento do óleo de cozinha, confecção do sabão e posterior doação à instituições de caridade.
    Fizemos a receita do sabão com aroma, porém, ele ficou extremamente forte. Gostaria de uma receita mais "branda" e que requeresse álcool. É possível me enviar uma? Desde já agradeço.

  13. gostária de saber se há uma receita de sabão que não precise usar soda caustica? pois gostária de fazer um sabão natural, de ante mão meus agradecimentos…

  14. esse negoço de reciclar o oleo é muito interessante,pois,dessa forma ajudamos a combater o aquecimento global………
    bjbjbjbj!!!!!
    [email protected]@ @hnert

  15. Eu Gostaria de ter uma receita que subistituisse a sóda caustica… ou pelo menos tentassem descobrir algo subistituinte! pois ela é um ingrediente muito perigoso tanto para as crianças quanto para os adultos… ok? espero respostas!

  16. Fiz a receita que leva o aroma, mas ficou muito forte! Ao usar o sabão irritou muito as mãos, gostaria de saber se tem que curtir algum tempo ante de usar, e se tem outras pessoas que fizeram e deram certo.

    Muito obrigada!

  17. Estou pensando em usar o óleo que sobra da fritura de pastéis na cantina da minha igreja mas presciso de uma receita com aroma,que endureça rápido e com todas as regras de segurança pois será distribuído a pessoas carentes e não pode dar alergia. Aguardo resposta urgente. Abraços.

  18. Gostaria de saber em que tipo de estabelecimento eu encontro a essencia para colocar no sabão.
    e a receita para sabonete é a mesma do sabão em barra por que não consiguo achar receita de sabonete de óleo de cozinha.

    1. Luis qualquer essencia vc vai encontra-las em casa especializada em produto químico, para material para limpeza, porque a essencia para detergente é um para amaciante é outro, ok boa sorte

  19. Estou disposto em doar toda sobra de meu oleo de frituras para ONGs, pois sobra +- 40 litros por quizena no momento estou dando pra quem passa em meu bar. Me mande nomes de empresas perto de onde moro.Moro em Aracruz – Espirito Santo atenciosamente. MAX

  20. ola . colegas eu sei de um sabao de alcool que ja vem de 3 geraçoes em minha casa,mais e bem diferente destas ai ele vai 5 litros de oleo ja usado e 1 kilo de soda e 4 litros de alcool so que tem q/ ser alcool industrial (o dos postos de gssolina nao pode)e 50 litros de agua fria.
    coloque a soda e o oleo friu e depoi 2 litro de agua morna e mexa bem e depois o resto da agua fria e mexa por 20 minuto.

  21. Todos nós ja sabemos que o óleo de cozinha causa um impacto muito grande na natureza sendo, rios, rede de esgotos que entopem,etc…

    Agora vamos parar pra pensar se só o óleo de cozinha ja faz isto .

    E para fazer sabão será preciso usar 5 litros de óleo de cozinha usado 2litros de água ,1/2 copo de sabão em pó ,200 ml de amaciante e ainda mais 1kg de soda cáustica …

    Devemos dar outro destino a esse óleo cozinha usado ,como transformar em biodisel…bastante pessoas estão comprando óleo usado…

    Com o sabão estamos jogando tudo ralo abaixo…

  22. Fiz um sabao usando essa receita aqui embaixo, que é a metade da receita original :

    2 litros de oleo usado em frituras
    1 litro de agua quente
    500 grs de soda em escamas
    meio copo sabao em po
    meio copo de detergente
    Misturar tudo e mexer por 40 minutos
    Coloquei a massa de sabao em 4 caixas de leite longa vida.
    No dia seguinte desenformei e ficou OTIMO parecendo um tijolo branco e firme!

  23. 2.1 Fabricação de sabão em laboratório:

    Materiais :

    – Bico de Bunsen;
    – Tripé;
    – Tela de Amianto;
    – Balança digital d precisão;
    – Béqueres de 250 ml e 500 ml ou maiores (para o banho-maria);
    – Bastão de vidro;
    – Proveta de 10 ml ou maior;
    – Pipeta de 20 ml ou menor;
    – Pinças de madeira;
    – Espátulas.

    Insumos:

    – NaOH (25 g), (soda cáustica);
    – Água (50 ml);
    – Óleo vegetal usado (100 ml) ou banha (100 g);
    – Álcool etílico (25 ml);
    – Óleo essencial (2 ml).

    Procedimento:

    Aqueça 50 ml de água em banho-maria. Antes de levantar fervura, adicionar a soda cáustica, como a soda cáustica é um produto altamente corrosivo é bom sempre tomar o máximo de cuidado quando manipulada, pois reage violentamente com a água, liberando energia em forma de calor, levantando a fervura. Devido a essa reatividade, pode produzir queimaduras, é aconselhável o uso de luvas .
    Em seguida junte à solução, o óleo vegetal ou a banha, no caso, foi utilizado óleo de soja.
    Misture por aproximadamente 20 minutos, até formar uma pasta, sempre controlando o fogo.
    Adicionar a pasta 25 ml de álcool lentamente, tomando muito cuidado com o fogo.
    Retirar do fogo e adicionar 2 ml de óleo essencial, no caso usado o de morango.
    Despejar o conteúdo em copos descartáveis e aguardar 24 horas para desenformá-lo.

    experiência feita em aula de quimica tecnologica.

  24. Olá fiz o sabão de óleo usado, parece que deu certo. mas so no fazer percebi que ele é bem forte sera que não daria para colocar menos soda caustica? também li alguma coisa sobre colocar o sabão na água para tirar o excesso de soda. Quantos dias depois de pronto e por quanto tempo seria isso? por favor me respondam e muito obrigada.

  25. Boa tarde gostaria de tirar uma dúvida na receita "1" se no caso for usar o sabão para lavar louças não vai pegar cheiro nas louças por causa do amaciante, e receita "2" por causa do sabão em pó??? AGUARDO RETORNO.

  26. boa noite,

    gostaria de saber se usando este sabão "ecologico" as substancias usadas em sua produção não irão poluir ainda mais o meio ambiente? pois antes era somente o oleo usado e depois de transformado em sabão terá mais a soda caustica.

    obrigado.

    1. O primeiro sabão,precisa colocar uma essência,e para derreter a soda a água tem que está fervendo,não só quente,e bater mto,no mínimo 1/2 hora.

    1. 2 litros de óleo coado-500grs de fubá-1/2 copo de sabão em pó-500grs de soda e um pouquinho de essencia de sua preferencia(25ml,mais ou menos).Ferva 1/4 de água e dissolva o sabão em pó,depois mistura o óleo e o fubá,mexendo bem para não empelotar.Ferve o restante da água e a parte dissolva a soda.Misture no óleo e bata por no mínimo 1/2 hora.Vi a receita,fiz e ficou mto bom.

  27. ae galera. e o cebo aonde isso tem q ser usado.q eu to fazendo um trabalho de quimica entao ele pediu cebo.

    e outra pergunta. como deixar ele bem cheiroso

    1. Muito bom essas iniciativas,pena que poucos tenham noção do mal que óleo mal descartado possa causar ao meio ambiente.
      Concientização é a palavra chave para aproveitarmos melhor toda a natureza que Deus nos presenteou………………

  28. minha receita e 5 litros de oleo 1 copo de fuba 1 copo de detergente neutro 1 vidrinho de gicerina corante anilina para bolos azul ou amarelo ou verde 2 litros de agua 1 litro de soda liquida essencia de pinho ou lavanda a gosto coloque a agua e a soda no balde com cuidado depois coloque o oleo e vai mexendo depois os outros ingrandientes a anilina junto com a agua primeiro e o aromatizador depois coloque em caixinhas de leite longa vida e deixe secar por 10 dias faço o corte das pedras de sabao fica otimo e cheiroso

  29. Nunca em Hipotese alguma você deve colocar primeiro a Soda Caústica e depois a Água, e muito menos adicionar a Água fervendo, como diz la em cima: "Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda." Pois a Soda pode pode se projetar em seu rosto, olhos e seuas mãos causando sérias queimaduras. E a água nao pode ser fervendo pois a mistura da Água com a Soda causa a reaçao exotérmica(libera calor) e isso faz com que ja fique quente.

  30. Nossa, que loucura e confusão tudo isso causa. Cada pessoa parece saber uma formula diferente! Estou pesquisando primeiro. Pois preciso ter certeza absoluta antes de fazer a primeira vez. Neste site lendo acima, diz que é para por água fervendo! Já outro disse que a reação química….. Então não deve usar a água fervendo…… Vai entender isso gente. Eu que nunca fiz até hoje. Fico confuso! Minha profissão é mais fácil hein, kkkk. Abraço.

  31. OLÁ, EU SOU QUÍMICO E PUDE NOTAR ALGUMAS COISAS NÓS COMENTARIOS.
    BOM EM PRIMEIRO LUGAR PARA DISSOLVER A SODA (NaOH) NA PRECISA AQUECER A ÁGUA POIS A SODA LIBERA CALOR NA REAÇÃO.
    OUTRA SODA NÃO REAGE COM BALDE PLÁSTICO PODE USAR SEM MEDO, LEMBRE-SE BALDE PLÁSTICO NADA DE USAR ALÚMINIO ESSE SIM VAI DERRETER A SODA REAGE FORTEMENTE COM ALÚMINIO.
    OBRIGADO…..

    1. Luis Said
      gostei do seu comentário sobre a soda(NaOH) quanto a sua diluição, não precisa ser com água fervendo.
      qual a proporção de soda(NaOH) para 1(um) litro de oleo?
      no comércio só encontro embalagem de soda com 400g e/ou 900g.
      Posso desenformar o sabão para que ele curta fora da forma?
      Qual o tempo para que ele fique ideal para o uso?
      Obrigada

  32. Queridos:

    Faço sabão há algum tempo e já tenho experiência no assunto. Então, se me permitem, vão algumas informações:

    – A soda sempre vai "ferver" quando misturada na água, quente ou fria. E ocorre o mesmo se colocar a água na soda. O importante é fazer isso devagar. Despeje bem aos poucos (faça uma abertura pequena no saquinho de soda), com pequenos intervalos para abaixar a fervura. Assim é bem seguro;

    – Dissolva a soda em local ventilado, e de costas para a corrente de ar, com o balde na sua frente. Os vapores que a soda dispersa quandi dissolvida são tóxicos, mas dispersam rapidamente;

    -Dissolva a soda com antecedência. Costumo dissolver a soda em água à noite, mexo bem, durmo e só faço o sabão no dia seguinte;

    – Óleo de fritura de peixes tem cheiro mais forte. Se quiser, deixe engarrafado separadamente e use aos poucos, em pequenas quantidades, juntando mais óleos de outras frituras;

    – Sebo é subproduto animal. Pode ser encontrado em açougues. Deve ser "frito" pra dissolver e depois ser bem coado para tirar pedaços de carne ou outros resíduos antes de fazer sabão;

    – Uso com sucesso a proporção de 1 ml de essência oleosa (de sua preferência) para cada litro de gordura. Pra usar em roupas, são ideais as de pinho, eucalipto e florais mais fortes. Adicione sempre ao final da receita;

    – Usem utensílios de plástico ou madeira para fazer sabão. Não despejem em formas de alumínio, a não ser que estejam BEM FORRADAS com plástico resistente;

    – Este sabão serve bem pra lavar louças também. Quando for enformá-lo, use potes de margarina ou manteiga, para ficar mais prático na pia da cozinha;

    – Se o sabão ficou esfarelando, deixe-o secar bem e rale bem fino. Use como sabão em pó. Mas com cuidado com a dosagem na máquina, sabão caseiro costuma fazer muita espuma. E capriche no amaciante para enxaguar;

    Espero ter ajudado. Abraços a todos.

  33. Quero salvar o produto que parece estar muito forte. Coloquei numa bacia plastica: 6 litros de oleo coado; 5 litros de agua; 1kg de soda caustica em escamas…..resultado depois de 1 hora mexendo com uma pá de madeira: caldaloso, sem consistencia. Adicionei mais 300gra de soda caustica; 1/2 copo de sabão em pó; e 100ml de óleo de citronela; resultado depois de 40 minutos mexendo com a pá de madeira e mais 1 hora descansando: formou-se uma massa mole sobre um lençol de liquido. Consegui coar, separando 2 litros de agua da mistura. enformei a massa e depois de 15 horas verifiquei a consistencia está muito mole….PERGUNTA: o fato de eu ter colocado mais soda não vai queimar a mão??(obs-enquanto eu estava coando, algumas gotas queimaram meu braço) Essa mistura poderá ser usada como sabão em pedra se esperar os tais 5 dias de curtume??SOS, socorro, help me….obrigada!

    1. Por favor LUIZ o químico lí suas recomendações, mas infelizmente já havia feito a minha poção de química amadora…rsrsrsr agora voce pode me ajudar a consertar? Obrigada LUIZ.

    2. Boa noite eu faço totalmente diferente,uso 5 lts de oleo 1 lt de soda liquida 500 ml de detergente neutro ou com aroma e 1/2 copo de alcool 96%
      misturar o oleo a soda e o detergente por uns dois minutos e colocar o alcool mexer um pouco e vai começar a endurecer dai é so colocar no recipiente para cortar todo demora no maximo 5 minutos e fica um sabão excelente eu recomendo ( apos 1 hr pode cortar o sabão )

  34. Porque ninguém responde de forma concreta as perguntas feitas aqui?
    Já li todas as possibilidades de receitas e realmente cada um fala fala e não se tem solução pra nada.
    Será que o mundo não tem jeito?
    Será que ninguém respeita ninguém?
    Deveríamos nos ajudar e fazer com que o mundo fique mais solidário.
    Falamos em reciclagem… mas precisamos de orientação concreta.
    Por favor respondam: fiz a receita e o sabão ficou oleoso posso baterr novamente ou o que tenho que fazer?
    Obrigada por me ajudar a retirar dos rios uma parcela de óleo!

  35. oi, nunca fiz sabao porem estou reservando o oleo para fazer minha primeira experiencia, gostari de saber onde encontro essencia para adicionar a receita obrigada

  36. Eu fiz um sabao e a soda não derreteu, me falarom que tem sada misturada com sal groso é verdade alguem sabe me dizer?
    A segunda vez tive que colocar no fogo e ferver ai deu certo, estou usando o sabão até que ficou legal mais está esfarelando!
    Qual a receita melhor para ser usada?
    bjos ANA.

  37. gostaria que alguem me ajudasse a consertar osabão de soda que eu fiz depois de ter mexido 1 hora e 10 min. ela não ficou homogênea e depois ficou com uma camada grossa por cima e liquida por baixo o que devo fazer, coloquei 5 lts de oleo, 2 lts de agua fervendo, 1 copo de amaciante, e 1 kg de soda, tem conserto?

  38. Eu e uma amiga fizemos o sabão: 4 litros de óleo, 4 litros de álccol, 4 litros de água e 01 kg de soda em escamas. Despois de misturarmos tudo, 1º a água na soda e os demais logo após. Por conta e risco coloquei um pouco de sabão em pó, amaciante, sabão de côco, essência + ou – 30 ml. Durante essa misturada toda, mexendo sem parar, foi em torno de 50 min. No final não endureceu o sabão, ficou bem misturado mas líquido.
    O que devo fazer para endurecer o sabão??? Ainda tem jeito???
    Por favor, alguém me responda.
    Obrigada

    1. A receita que você fez é de sabão líquido, o álcool não deixa o sabão endurecer. A melhor receita que já vi, é esta:
      -4 l óleo coado
      -1k de soda dissolvida em 1l de água (se a soda for indaiá tem que ser dissolvida em água quente-colocar a soda no fundo do balde e ir acrescentando água aos poucos, usar máscara e luvas)
      -1 copo de sabão em pó dissolvido em 1 l de água quente
      -1 copo de cloro
      -1 detergente neutro
      -20 ml de óleo de essência

      colocar o óleo em um balde, acrescentar a soda, o sabão em pó e o detergente e mexer, colocar o cloro e mexer até a mistura começar a grudar na colher ao levantá-la, colocar a essência, dar uma misturada e colocar em forma forrada. Esperar endurecer, cortar e desenformar.

    2. olá essa receita é bem diferente da que eu faço.
      o tenpo de mistura é de aproximadanete 1h e30min para o sabão endurecer mas o mesmo fica uma beleza.

    3. deixa ele en una pratelera a o ar seco que endurese com una semana o coloca farinha de milio ate dar ponto e deixa tres dias que vira sabon de pedra

    4. VC TEM QUE TIRAR 2LTS DE ÓLEO E COLOCAR 2LTS DE SÊBO DERRETIDO E USAR A SODA SOL
      OMEU SABÃO FICA ÓTIMO, OS OUTROS INGREDIENTES QUE VOCÊ COLOCA ESTÁ CERTO SEU
      SABÃO FICA COM MUITO ÓLEO SEM O SÊBO NÃO DA O PONTO. FÁTIMA

  39. Boa Noite!
    Pensando no Meio Ambiente e também na Responsabilidade Social, reuni algumas voluntarias para fazer sabão com o oleo de cozinha e devolver para os colaboradores, caso sobre doaremos para entidade – asilo, mas chegou em nossos ouvidos que fazer sabão frio é mais prejudicial, pois quando há a junção quimoca… o gas que é expelido vai direto para a camada de ozonio …..isso procede?
    Desde já agradeço sua atenção.
    Solange

  40. Eu faço sabão com oleo de cozinha dou aulas nos cras trabalho com a população carentes para eles fazer o sabão como um meio de dar renda algumas mulheres se sai bem adoro esse projeto faço detergente liquido amaciante pinho para o banheiro gostaria que de aprender fazer o sabonete mais com o proprio oleo de cozinha mais tem que ter baixo custo obrigado todas as receitas são boa mais tem que saber fazer

  41. Daysellen, Gostaria de saber se pode ser adicionado BICARBONATO DE SÓDIO em algumas das 2 receitas? Isso com Fins de Potencializar a lavagem e CLAREAR a Roupa!

    Desde Já… Obrigada pela Atenção !

  42. Eu estudo na Escola Adventista mais não a dê São Paulo, e estou fazendo um trabalho sobre reutilização de óleo e achei a sua ideia otima!
    E eu acho q tds as pessoas deveriam fazer isso, estou até pensando em fazer uma campanha sobre isso com alguns colegas.
    Adorei a ideia de sabão com aroma, minha avó fez e ficou ótimo!

  43. Gostaria de sber se é possível fazer esse tipo de sabão com óleo usado mas líquido ao invés de sólido como se fosse detergente. E sabonete vcs já tentaram fazer? Se possível me respondam por e-mail.

  44. Olá pessoal,
    Estou trabalhando com reciclagem com crianças e já trabalhamos produzindo alguns instrumentos e brinquedos. Eu gostaria de ensiná-los a fazer sabão, e quero saber se existe alguma receita, que não vá soda, pois acho muito perigoso fazer isso com eles.

  45. OI PESSOAL FIZ MINHA PRIMEIRA EXPERIENCIA COM A PRIMEIRA RECEITA FICOU OTIMO ADOREI MAS ACRESENTEI UM COPO DE FUBÁ E DESINFETANTE FICOU COM UM CHEIRINHO MUITO BOM ….. UM ABRAÇOS PRA VOCÊIS QUE AJUDA A SALVAR O MEIO AMBIENTE ESPERO MAIS INFORMAÇOES

  46. Meu sabão vai 4 litros de óleo,2 de água e 1 kilo de soda caustica em escamas e um copo de sabão em pó.Pode por um pouco de desinfetante de sua preferencia.Coloque a soda num balde plástico,depois despeje a água que deve estar morna para dissolver melhor a soda,mas cuidado,(não se debruce em cima do balde),depois o sabão em pó e mexa um pouco pra dissolver o sabao e a soda(isso é para o seu sabão não ficar com pontinhos azul do sabão em pó)Então coloque o óleo sem resíduos,(coe se precisar)e o desinfetante 1/2 copo,mexa por meia hora.Depois despeje em forma de plástico(não pode de aluminío)e deixe endurecer sem tampa-lo.Dentro de quatro a cinco dias talvez já de pra cortar,se ainda estiver mole espere ficar mais firme.Esse Nao dá errado,eu faço sempre e nunca perdi uma receita.É mto bom>

  47. oi gostaria que me mandasse uma formula de fazer sabão em pó igual ao sabão omo por já procurei e não encontrei só encotri formula de fazer sabão em pedra sem mais atenciosamente jose aloves ferreira

    1. Aí vai: 5 kg sebo frio – 2 litros de água quente – l kg de soda cáustica ( 96 a 98% ) – l litro de amaciante para roupa – 01 colher (sopa) branqueador azul anil – 1/2 litro de desinfetante.
      Modo de fazer: Coloque a água quente dentro do balde e aos poucos coloque a soda cáustica. A seguir acrescente o sebo derretido junto a soda e mexa até misturar bem.. Coloque então o amaciante, o desinfetante e o anil. Mexa por aproximadamente uma hora até endurecer o sabão. Depois passe-o em uma peneira. Está pronto . Receita de: http://www.emater.tche.

  48. Sou professora de ciências e vou fazer o sabão com os meus alunos no laboratório com todos os cuidados necessários….
    Gostaria de ter certeza da receita pois estaremos apresentando esse trabalhos a outras pessoas e não temos muito óleo disponíveis para ficarmos tentando se vai dar certo.
    Obrigada pelo apoio

  49. minha receita nao leva fuba nem esencias nao fica com cheiro de oleoe facio de fazer. 4 litros de oleo 2 litros agua 1 pote de soda[granulada] misturo a soda com a agua ate disolver coloco o oleo e misturo por 45,50 minutos coloco em potes pequenos e outro recepiente deixo escorrer por 3 dias parto em tamanhos de sabao em barra e os de vpote deixo para ser usado na pia e so uso depois de12;15 dias patra nao ferir as maos ,nao da cheiro e nao fica seboso[uma dica pide ralar o sabao e colocar pafa bater no tanquinho a roupa fica limpa e se dert cheiro coloque amaciante

  50. Ola galera o sabão é ótimo é so fazer direitinho , eu sempre faço e para ir mais rapido eu misturo tudo em um balde depois eu bato no liguidificador industrial fica uma maravilha.

  51. Olá pessoal!que legal quanta gente querendo fazer sabão heimm!
    estou com uns 20 lts de óleo para fazer mas estou confusa porque será minha primeira vez..rsrs e são tantas receitas.uma vai água outra não e agora?
    não quero estragar os ingredientes.seguirei minha pesquisa sobre receitas é o jeito! obrigada.

  52. Oi, eu fiz e como sou marinheira de primeira viagem, acho que nw mexi o suficiente, depois que coloquei na forma de plástico ele ficou molenga e querendo separar, daí peguei o pau e mexi mais um pouco, ele engrossou e endureceu, mas fui cortar, tentar desenformá-lo e sinto que ele está queimando a mão, será que poderei utiliza-lo…agora estou com medo…espero resposta…obrigado…

    1. Lisa, o que provavelmente pode ter ocorrido é a quantidade de soda ter excedido ao recomendado. De qualquer forma, aguarde algumas semanas para usar o sabão (2 ou 3) que a ação da soda (queimor na pele) irá desaparecer. Sabão é como o vinho quanto mais velho melhor.

    2. Podera sim, ele só queimou devido a soda caustica, quando fazemos a sabão ele só estara pronto para ser utilizado depois de 15 dias. o usso antes pode causar queimaduras devido a soda caustica ok?
      valeu!!!!!!!!!!

    3. Olá Lisa !
      Para que o Sabão não queime as mão use luvas de borracha ao cortá-los e espere uns 5 dias para usá-los, esse tempo é necessário para que a soda se evapore. Dica: para que qualquer receita de sabão não corra o risco de ficar mole coloque um copo de fubá … já fiz muito isso dá certo .

      abraço !!!

  53. ola, eu faço tecnico de meio ambiente e o meu TCC vai ser de reciclagem de óleo, e gostaria de saber se, com o sabão em pedra, dá para fazer algum tipo de sabão em pó ou até com outra receita, detergente, e sabonete líquido.

  54. Pessoal alguns esclarecimentos: A água sempre é quente para a dissolução do NaOH (Hidróxido de sódio ou soda caústica) e transporte do Na para a molécula do óleo, quanto mais pura a soda melhor será o sabão, mas estas de supermercado já são suficientes para sabão caseiro, lembrem-se sempre como a soda é uma base forte pode causar queimaduras graves, nunca use vidro ou metais para armazenar ou fazer seu sabão, sempre plástico que aguente a temperatura de uma água fervente, geralmente todos os baldes usados para limpezas residênciais são suficientes! A adição da essência fica melhor quando feita após a agitação, pois o calor degrada a maioria das essências, ou seja agite até ficar morno, em seguida adicione a essência e quando estiver cremoso o suficiente para enformar, faça-o! Lembrem-se armazene por pelo menos uma semana antes de usá-lo!

    1. Oi Patrícia. Após fazer muitas receitas posso dizer que sei o motivo pelo qual o teu sabão não dá ponto. Tem a ver com a soda e a quantidade de óleo que coloca, Outra dica quanto mais usado o óleo, melhor fica o sabão.
      OK!

  55. Passei a receita do sabão para um professor da escola onde estou como coordenadora. O professor seguiu a receita, mas, como queriamos menos sabão colocamos a metade de cada ingrediente e após o preparo, colocamos em copinhos de café. Desenformamos no dia seguinte e ficou perfeito. Colocaremos em saquinho decorado e será distribuido na festa da feira verde que acontecerá no fim desta semana. Valeu!!

  56. Eu estou fazendo um trabalho da feira de ciencias e o assunto é SUSTENTABILIDADE. Queria saber se tem como fazer em menores porções .
    Se responderem serem grata.
    Obrigada desde já .
    Carol Silva

  57. Olá gostaria de saber novas formas de fôrma para colocar o sabão pois uso a caixa de leite e então gostaria de mudar, para que fiquem por exemplo parecidos com os sabãos industriais, esse de mercado mais ou menos com 200g.
    Obrigado.

    1. Oi Marcia! Eu uso caixas de papelão forradas com um plástico fino, pode ser saco de lixo. Depois corto com um facão, faço quadrado, retangular, triangular. E pode usar a mesma caixa várias vezes, A minha receita vai 6 litros de óleo e eu coloco numa caixa de Ap de DVD, fica numa altura ótima o sabão. OK!

  58. eu queria saber tudo sobre receitas de sabão de óleo de cozinha
    e eu queria que colocava mais receitas de sabão
    obrigada por colocar essas receitas
    bjsss…

  59. eu nao me lenbrava como fazer coloquei a agua fria nesa receita vai detergente sabao em po fuba desenfetante e depois deproto ele nao se misturou ao oleo e da pra sentir a soda no fundo do baude como faço pra arrumar essa receita ?

    1. O meu Deus! Tá escrito lá: " É recomendado usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura, pois a soda cáustica pode causar queimaduras na pele"!!!! Logo… siiiiim… é perigoso…

    1. A maioria das receitas de sabão caseiro não recomenda o uso do óleo de fritura de peixe, por causa do odor forte. Para reaproveitar, também, este resíduo, que geralmente vai para o lixo, pode-se preparar sabão caseiro, com a infusão de casca de limão.
      A receitinha:

      Coe o óleo da fritura de peixe, duas vezes, em filtro de papel, à temperatura ambiente.
      Faça uma infusão da casca de 2 limões em 1 litro de água (de preferência, destilada) durante 10 minutos, e filtre-a, ainda quente.
      Em um balde plástico de 10 litros, coloque 1Kg de hidróxido de sódio (ou soda cáustica ) e adicione a infusão de casca de limão, ainda quente, cuidadosamente, mexendo para que fique homogênea. (Proteja os olhos e as mãos)
      Em seguida, acrescente 5 litros do óleo de fritura, e misture durante 5 minutos.
      Para diminuir o pH do produto, adicione 1 litro de ácido clorídrico (ou ácido muriático) e mexa por mais 20 minutos.
      Transfira a mistura para uma forma e deixe descansar por 3 dias.
      Desenforme o sabão e corte-o em pedaços.
      Com a utilização da infusão de casca de limão, o odor característico de peixe desaparece, no processo de fabricação do sabão. O uso de ácido clorídrico deixa um aspecto brilhante e o pH dentro das normas.

      Uma leitora pediu-me uma orientação sobre como fazer sabão caseiro, com óleo de fritura de peixe, pois tem vários litros deste resíduo armazenado em casa. Bem, trago algumas dicas para retirar o odor de pescado e o reaproveitamento do óleo desta fritura. Ao final, uma receitinha de sabão feito com ele.

      Como tirar o odor de peixe do óleo

      Primeiramente, passe o óleo da fritura de peixe por um filtro de papel, para reter as impurezas. Depois, experimente uma destas dicas para tirar o odor de pescado:

      rodelas de batata – Coloque algumas delas, descascadas, dentro de um recipiente com o óleo da fritura, já coado, para absorver todo o odor de peixe.
      gengibre- Aqueça o óleo de fritura de peixe, coado, em uma panela. Coloque um pedaço de gengibre para cada xícara de óleo de cozinha no óleo aquecido e deixe de molho por 15 minutos. Retire o gengibre. O óleo estará livre do odor de peixe.
      limão- Em uma panela, pingue algumas gotas de limão no óleo de fritura de peixe e deixe esquentar um pouco. O óleo não ficará com cheiro e nem com gosto de peixe.
      Após retirar o cheiro de peixe, guarde o óleo em frasco de vidro e ao abrigo da luz, para reutilizá-lo, depois, na produção de sabão.

  60. amei as dicas e concerteza erei fazer para a preservaçao do meio ambiente e irei idicar ao meu grupo de evangalizaçao a fazer movimento de recardaçao de oleo usado ou seja gordura

  61. melhor receita sem extress e muito rapida sem ficar 20 minutos apenas 10 minutos,rapida e pratica sabao pronto fez cedo a tarde ja pode usar ?
    5 litros de oleo (usado)
    200 ml de pinho sol
    1litro de soda liquida(compra se onde vende produto de limpeza de piscinas)
    200 de sabão de coco(nao necessario )
    modo de preparo
    coloca primeiro o oleo e peneira por causa de sujeiras e depois demais ingredientes ,por ultimo a soda colcar em um latao ,e bater com o cabo de
    vassoura ou ,rodo ; bater no maximo 10 minutos…ja esta otimo?obrigado pelo espaço

  62. Fiz sabão ,hoje, e ficou muito líquido nem dá para usar como líquido. Quem me passou a receita disse que era para 60 litros de água, 1kg de soda, 2 litros de óleo e 2 litros de álcool. Posso arrumar este sabão ou não dá mais.
    Agradeço e espero resposta.

    1. eu faso a sua receita mas uso 4 litros de alcool, 1 k de soda, 5 litros de oleo, 15 litros de água , 400 gr de açucar desmanchado na água p/ dar brilho nas panelas.

  63. Minha esposa, tem feito sabão. Algumas vezes fica bom, outras tem resultado um sabão meio esquisito.Acontece que fica na superficie residuo como si fosse oleo?. Alguém poderia darnos alguma sugestão ou dica?
    ………………..Obrigado. :Francisco.

  64. É bom lembrar que algumas sodas tem mais teor de corrosão doque outras, eu já usei uma que tem teor de 70% outras 96 à 98, isso é muito importante verificar. A Madesoda tem 96 `98. Eu queria mesmo é encontrar a soda Escorpião esta é ótima. Quanto maior o teor de corrosão melhor será o resultado. e sempre ponho um pouco de fubá tambem.Fica ótimo p/ dar brilho nas panelas e lavas as roupas.

  65. Fiz o sabão caseiro,mas esqueci de diluir a soda,misturando tudo.O sabão endureceu mas dá pra ver que não está tudo diluído.Tem como refazer ou não tem problema ficar como ficou?

  66. eu misturo todos os ingredientes em um balde, depois coloco no tanquinho e deixo bater um pouco ate ficar um pouco grosso, nunca deu errado fica branquinho, otimo!!
    faco pra todo mundo!!
    naum deixe muito tempo dentro do tanquinho pois ele endurece rapido.
    chega de ficar mexendo!!

  67. Tenho uma sala de 4ª série em uma instituição e temos um projeto de meio ambiente de reciclagem de óleo de cozinha.
    Gostaria de mais informações a respeito e mesmo uma maneira mais fácil de fabricar o sabão onde não precise usar tanta soda.
    Caso vocês tenham informações, por favor entre em contato.
    Os alunos estão empolgados com este projeto.
    aguardo resposta.

    1. silvana eu faço sabão liquido que vai 3 litros de oleo , 2 litros de alcool , 500 gr de soda vc mistura o oleo e o alcool e e depois a soda aos poucos misture por 10 minutos, depois acrescente mais 2,1/2 litros de água mexe mais 10 minutos , depois coloque mais 13 litros de água e mecha por mais 10 minutos rende rende 21 litros de sabão liquido. vc vai gostar.

    2. OLA FAÇO SABÃO A MAS DE DOIS ANOS MAS A RECEITA ´E ESSA DE UM KG DE SODA PRA CINCO LITRO DE OLIO E UM DE AGUA EU ACHO QUE SE COLOCAR MENAS SODA ELE Ñ ENDURECE E NEI LIMPA ,,, BELEZA AMIGA ,,, GOSTEI DO SEU PROJETO TBEM TO COM ESTE MESMO INTUITO ,,, XAU AMIGA

    3. Adriana c p_tenho uma receita 5 litro de oleo 1 litro de soda liquid e 1 litro de detergente misturar tudo ate encrossar e colocar na form desejada _

  68. A escola que trabalho é de 5ª a 8ª séries e ela tem alguns projetos inclusive esse de fazer sabão. Já realizamos uma atividade com as mães de alunos para ensinar e aprender com elas essa técnica que é ótima e econômica para nós hoje e também é uma maneira saudável de se cuidar das sobras de gordura domestica.

  69. Aluna: Rosiane Soares Silva

    Sabão caseiro
    Minha mãe é uma mulher muito forte e sempre batalhou muito para conseguir criar eu e mais sete irmãos. É uma mulher que tem uma historia de vida riquíssima com uma extensa experiência de vida, os conhecimentos que ela possui vai ara alem da cozinha de nossa casa.
    Eu cresci vendo minha mãe fabricar sabão caseiro junto com minha tia. Mas elas não usavam o óleo de cozinha, ao invés disso elas derretiam o sebo do gado que conseguiam nos matadores da região, próximo aonde moramos, nada em grande quantidade. Para dar um cheiro melhor elas usavam desinfetantes.
    Muitas mulheres em Marabá e principalmente na zona rural ainda realizam essa pratica caseira.

  70. Olá,amigos eu fiz sabão usando 5 litros de óleo 2 litros de água fria um litro de soda cáustica líquida e 50ml de anfótero(produto para produzir espuma). Usei um balde de plástico de 20lts, colocando o óleo a água e o anfótero ,por último a soda ,esperei alguns mínutos e depois misturei com uma espátula de madeira por mais 40minutos.Em seguida coloquei essa mistura em uma caixa de plástico(usado por pedreiros para colocar massa)forrado com plástico resistente, deixei descansar por uma semana depois cortei em pedaços retangulares usando uma faca de cozinha.

  71. Eu gostaria de saber como produzir a soda líquida, quais os ingredientes e que tipo de equipamento pode ser usado.Queria uma informação técnica.Gostei muito das dicas que li. Fico muito Grato e aguardo alguma resposta.

  72. Fizemos conforme a receita 1, mas o sabão não ficou tão bom assim, achamos que passou o tempo da fervura. Mas gostamos de saber que o óleo de cozinha usado serve para ser reutilizado.

  73. gostamos da receita ecologica mais tenho uma duvida!este balde tem que ser de plastico é?mais tirando isso vou tentar fazer tenho trabalho mais interessante?

  74. Olá, fiz o sabão líquido, mas o problema foi que o óleo se separou do líquido. Pra mim não perder oque ja fiz, o que devo fazer agora?
    Se puder me respondam via email.
    Obrigado.

    1. rivailde
      OI fis o sabaõ mas ficou oleoso deu ponto ficou durinho o que faser para recuperer pois gastei um bocado ajude me por favor obrigada .

  75. Gostaria de saber com quanto tempo posso usar o sabão depois de feito, e se a soda cáustica não vai agredir a minha pele e se tambem esse tipo de sabão serve para lavar roupas e pratos.

    1. Boa noite, não coloque lauryl!! pesquise sobre este produto, ele é cancerigeno e muito perigoso apesar de estar presente na maioria dos cosméticos. Veja o filme "A história dos cosméticos" no youtube.
      Para o banho, o melhor é fazer a receita com azeite extra virgem. 1020 ml azeite, 120gr soda, 320ml água.
      🙂

    1. Essa pergunta é pertinente. O álcool age como catalisador, isto é, acelera a reação. Ele forma um microcomposto que aquece mais um pouco a solução favorecendo a reação principal – saponificação (o nome da reação do sabão). Além disso ele deixa o sabão levemente mais branco. Você pode fazer sem ou com, a principal diferença será o tempo que levará para ficar pronto. Se optar por fazer com, não esqueça de diluir o álcool antes (pode ser uma parte de álcool para 1/2 parte de água; ex: se você usar 4 litros de álcool, dilua em 2 litros de água). A diluição é importante para que a mistura não derrame quando você acrescentar no balde. E lembre-se acrescente-a devagar e sempre mexendo.

      Vinicius Carvalho
      Engenheiro Químico

    2. Faço sabão líquido a mais de 5 anos usando a mesma receita:
      3 litros de óleo de cozinha usado, 2litros de ácool de posto ou de mercado dede que seja aquele mais forte, o que tem muita água não serve. coloque numa vasillha plástica grande e mecha bastante com colher plástica ou de pau. Mecha de 5 a 10 minutos até que o óleo esteja todo dissolvido.
      À parte coloque em um balde seco 250 gramas de soda Sol.Jogue na mesma 1 litro de água quente.Tome cuidado e fique longe, pois, ela vai ferver.Balance um pouco o balde para que ela derreta bem. Jogue a soda derretida na mistura de óleo e álcool. Vai ferver novamente.Mecha. Você vai notar que ela vai mudando de cor. Vai ficar caramelo, claro ou escuro. Vá levantando a colher de vez em quando. O processo químico é muito rápido.Quando der uma baba na colher estará pronto. Aí é só acrescentar água até a consistência desejada. Geralmente da em torno de 15 a 25 litros.

  76. GENTE NÃO ADIANTA NADA POIS O SEGREDO TODO ESTA NA SODA CAUSTICA POIS ATÉ HOJE SÓ ENCONTREI UMA MARCA QUE É BATATA QUE É DA MARCA SOL AQUI NO RJ AINDA NAO A ENCONTREI
    MAS SO DA CERTO COM ELA

  77. Eu fiz o sabão liquido mas não deu certo,ficou oleo puro.quando jogado no chão ,assim que seca fica a marca do oleo.Gostaria de saber se tem algo pra fazer,que o concerte,pois gastei muita essencia e estou muito triste,pois esatva anciosa pra ver o resultado. Se for possivel me responda no meu e-mail que ai esta:[email protected]

  78. Dicas: O sabão é perfeito para todo tipo de limpesa e também para lavar roupas. Clareia mais que sabão em pó e Não estraga. Também é ótimo na cozinha, pois tira toda a gordura das vasilhas. è ótimo para tirar gordura de vasilhas plásticas.
    Não machuca a mão, mas pode deixála áspera,melhor usar luvas.
    Vasilhas de alumínio e inox brilham com ele,mas não podem ficar de molho, pois mancham.
    Cuidados: Façam o sabão ao ar livre ou em lugar bem ventilado, use luvas e proteja os ollhos.
    Espero ter ajudado.

  79. Fiz esta receita passo a passo.Meu sabão ficou não muito firme .Deu para cortar os pedaços e usei depois de 15 dias.Fiz novamente a receita mas adicionei um copo de alcool no final da receita.O sabão ficou excelente para louças ,panelas e deixam os panos de pratos muito brancos.Experimentem,deu certo.

    1. Eu faço sabão e nunca perdi uma receita, só que na minha receita vai ( 4 litros de sebo derretido,e coado- 3 litros de oleo- 4 litros de alcool e 1 kilo de soda caustica, tambem 1 litrode agua, em um balde separado por 1 litro de agua morna com a soda caustica da marca eletrica e mexer para as escamas desmancharem, cuidadp enrole um pano no rosto e se possivel uma caisa de manga comprida e luvas, depois em um balde maior coloque o alcool, o oleo , o sebo e vá mexendo bem depois coloque a mistura do outro balde para misturar tudo junto sempre tomando cuidado e mexendo sempre e sempre com cuidado., e rápidinho porque a agua que desmanchou com a soda estava morna então o processo vai ser mais rápido em menos de 15 minutos mexendo o sabão está pronto , coloque a mistura numa caixa de madeira ou numa gaveta velha , desta que as pessoas jogam fora, não coloque ao alcance de crianças e animais, semore costumo cobrir com um tabua, para meus animais não irem perto, dentro de poucas horas desenformo e corto, fica lindo e maravilhoso, faça e me conte

      1. para ficar melhor ainda forre esta caixa ou gaveta com plastico…qdo o sabão estiver pronto você vira de boca para baixo retira o plastico e corta as barras….eu adoro fazer sabão,aqui em casa eu uso para tudo…bjs

      1. Tenho a receita de um sabão excelente:
        01 kg de soda sol
        01 copo americano de sal
        01 copo americano de açucar
        02 litros de água ( temperatura natura)
        4 litros de gordura (derretida) ou óleo de fritura ( o óleo tem que ser mais grosso)
        coloque em um balde: a água, o açucar, o sal e a soda. mexa até dissolver, depois acrescente a gordura. mexa durante 30 minutos. corte no outro dia. rende 40 barras. é um dos melhores produtos recicláveis que ja fiz…

    2. Olha vou passar uma receita fácil e que dar certo.
      5 litros de óleo de fritura, 1 litro de soda líquida, meio
      litro de água fria, e meio litro de sabão líquido de coco.
      Coloque num balde de plástico o óleo já coado, a água fria,
      o sabão líquido,e a soda, e mexa por 30 minutos sem parar.
      Coloque em caixinhas de leite e corte no outro dia,
      pra saber se tá no ponto de cortar é só pegar na beira da caixa se soltar tá no ponto.

  80. receita de sabão caseiro
    4 litros de óleo usado
    2 litros de agua
    1 copo americano de açucar
    1 copo americano de sal
    1 quilo de soda caústica

    modo de fazer
    colocar a água fria no balde
    misturar o açucar e o sal dissolver
    em seguida coloque a soda e dissolva
    acresscente o óleo e mexa por 45 minutos
    boa sorte!

    1. EU FAÇO UMA RECEITA COM 4 LITROS DE ÁGUA, 4 DE OLEO E UM QUILO DE SODA, 01 COPO DE SABÃO OMO,01 COPO DE DESINFETANTE PINHO SÓL AH! 01 QUILO DE SEBO DERRETIDO BATER DURANTE 45 MIN. COLOCAR EM FORMAS E DEIXAR SECAR EM SOMBRA MUITO BOA MAIS VOU TESTAR A SUA TAMBÉM TÁ?????????

  81. olá pessoal!!
    já utilizei o sabão caseiro e o resultado é muito bom. Agora com as dicas dadas por vcs vou tentar fazer em casa, e até aplicar um projeto na comunidade em que moro, mas primeiro vou fazer a experiencia em casa, depois compartilho o resulatado… acho que essa troca de informação é muito produtivo.

  82. OLA PESSOAL EU QUERIA SABER A RECEITA CERTA E SE PODE TROCAR O SODA POR OUTRO INGEDIENTE POIS QUERO FAZER MAIS TO COM MEDO ME RESPONDE POR FAVOR.

    1. A receita está certa vc pode trocar a soda caustica, mas vai ficar um mais cara e sem contar que a soda caustica em si não causa tantos danos a saúde, vc pode usar uma luva e uma mascara descartaveis para não se machucar, mas não se preocupe se vc tiver cuidado vai dar tudo certo

  83. Ingredientes da primeira de como fazer sabão artesanal em barra:
    4 L de óleo comestível usado (coe antes de usar para retirar as impuresas)
    2 L de água
    1/2 copo de sabão em pó
    1 Kg de soda cáustica
    5 mL de essência aromatizante (facultativo)
    Como preparar:

    Dissolver o sabão em pó em ½ L de água quente
    Dissolver a soda cáustica em 1 e ½ L de água quente
    Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo
    Mexer por 20 minutos
    Adicionar a essência aromatizante
    Despejar em formas
    Desenformar no dia seguinte
    Vamos a segunda receita:
    Vai usar 4 litros de óleo e 1 kg de soda caustica diluída em 1 litro de água fervendo (fora do fogo)
    Como preparar:

    Misturar e bater todos os ingredientes até o ponto.
    Colocar dentro de caixa de papelão, em altura de uns 5 cm

    .

  84. outra receita 6kl de banha ou gordura 4 lt de alcoolpode ser o de posto 4 lt de agua 500gr de soda e 500gr de farinha de milho e un pouco de sabao em po misture a agua o alcool a farinha o sabao em po com a soda e mecha 5 min depois despeje a gordura e mecha mais 15 min e ta pronto.

  85. Fiz uma receita muito legal utilizando 5 litros de óleo, 1,5 de água, 1,5 de suco de limão rosa e 1 litro de soda caustica líquida é ótimo tanto para louça quanto para roupa.Abraços Roseli

  86. ola aprendi uma receita maravilhosa!!! sabão liquido – lavo tudo com ele: banheiro, louças varanda calçadas entre outras coisas. para retirar lodo de pisos é ótimo. na ceramica parece que passei cera.

  87. Tentei fazer o sabão em barra, na minha escola, usando a receita número 1 e o sabão não endureceu. O que fazer se segui a receita direitinho? Será que foi a soda cáustica, pois segundo um comentário só dá certo com uma única marca. Será?
    Atenciosamente
    Tania

  88. coloquei o sabão em uma forma de aluminio agora ela ficou toda manchada posso ultiliza-la para fazer bolo novamente não vai prejudicar a saude de alguem

  89. Tenho feito um sabão líquido que aprendi, serve para lavar chão, banheiro, quintal ,pano de limpeza e dá um brilho maravilhoso em piso frio. Sempre atentar para os cuidados com a pele ao fazer sabões, a soda é extremamente perigosa e queima a pele, proteja-se com luvas, calça comprida e calçados, e evite respirar o gás durante a mistura.
    1,5 litros de óleo usado
    1,5 litros de álcool
    1,5 litros de água
    500 g de soda
    26 litros de água
    aromatizante de sua preferencia ( encontrei um de lavanda que é muito bom)
    Misturar álcool e óleo em um recipiente.
    Num balde de plástico colocar a soda e a água e dissolver bem;
    despejar a mistura do óleo no balde e mexer até começar a engrossar, não pode engrossar muito, senão vira sabão, tem que ficar como uma calda, você enxerga uma natinha por cima. Agora vai colocando os 26 litros de água devagar e mexendo sempre. Dica para guardar: arrumei 2 galões de água ja vencidos.

  90. -05 litros de óleo comestível usado (peneirar antes)
    -01 " de soda líquida
    -01 copo de sabão em pó ( medir um copo de requeijão)
    -01 litro de água fria
    -essência se quiser
    -meio copo de álcool
    Misture todos os ingredientes meno o álcool mexendo bem rápido até ficar bem homogêneo, aos pouco coloque álcool (Aos poucos porque o álcool faz a soda endurecer + rápido) . Despeje sobre um recipiente plástico, espere até o dia seguinte para cortar!!!!!!!!!!TOME CUIDADO POIS SODA É MUITO PERIGOSO, use máscara, luvas, e faça num lugar bem arejado!!!!!!!

  91. MUITA ATENÇÃO!
    SODA CAUSTICA EM ESCAMAS, NÃO SE DEVE ACRESCENTAR ÁGUA QUENTE…
    SE O VAPOR DA FERVURA FOR INALADO PODE CAUSAR DANOS A SAÚDE…
    O MODO DE PREPARO DA PRIMEIRA RECEITA É FURADA, PERIGOSO!

  92. meus amigos e amigas se vcs ter outras formulas para fazer sabao,liquido,em pedra e dizifetantes, mande para min no meu imail:[email protected],DEUS abensoe a tdos amig,tchau

    1. luiz fernando tenho uma receita de sabao caseira.4litros de alcool 4 litros de agua 3 litros de gordura de sebo 3 litros de oleo 1 kilo de soda caustica em escamas ou liquida

  93. Boa Tarde!!, Será que alguém poderia me dizer se é necessário que a soda cáustica seja em escamas, ou se há alguma desvantagem em usar a soda líquida, pois estou desenvolvendo uma máquina para fazer o processo, e a adição dos ingredientes em forma líquida é bem mais fácil. Desde já, agradeço!!

  94. Sempre uso esta receita: 5 litros de oleo peneirado 1-copo de agua sanitaria mexer bem.
    Num balde menor-1kl de soda dissolvido em um litro de agua(soda Yara, e tem tbem uma de tampa vermelha)depois q. a soda estiver bem diluida, juntar com o oleo e mexer por uns 20 minutos.(ponto e = a doce de leite cozido). Colocar em forma plastica ou se for de aluminio forrar com plastico ou filme. Se ficar bem duro da para ralar e colocar na maquina de lavar roupa.

  95. POR FAVOR ME DE A RESPOSTA PORQUE NAO DEU CERTO? FIZ DA FORMA QUE ESTA NA RECEITA, NAO ENDURECEU CONTINUOU EM LIQUIDO. O QUE EU QUERO SABER É SE DAR PARA APROVEITAR OU NAO? MAS POR FAVOR ME DE A RESPOSTA PELO MEU E-MAIL.

    1. Use álcool com graduação alta, como 92,8. Não use álcool combustível de posto, pois é tóxico, ele foi feito para automóveis.

  96. A maioria das receitas de sabão caseiro não recomenda o uso do óleo de fritura de peixe, por causa do odor forte. Para reaproveitar, também, este resíduo, que geralmente vai para o lixo, pode-se preparar sabão caseiro, com a infusão de casca de limão.
    A receitinha:

    Coe o óleo da fritura de peixe, duas vezes, em filtro de papel, à temperatura ambiente.
    Faça uma infusão da casca de 2 limões em 1 litro de água (de preferência, destilada) durante 10 minutos, e filtre-a, ainda quente.
    Em um balde plástico de 10 litros, coloque 1Kg de hidróxido de sódio (ou soda cáustica ) e adicione a infusão de casca de limão, ainda quente, cuidadosamente, mexendo para que fique homogênea. (Proteja os olhos e as mãos)
    Em seguida, acrescente 5 litros do óleo de fritura, e misture durante 5 minutos.
    Para diminuir o pH do produto, adicione 1 litro de ácido clorídrico (ou ácido muriático) e mexa por mais 20 minutos.
    Transfira a mistura para uma forma e deixe descansar por 3 dias.
    Desenforme o sabão e corte-o em pedaços.
    Com a utilização da infusão de casca de limão, o odor característico de peixe desaparece, no processo de fabricação do sabão. O uso de ácido clorídrico deixa um aspecto brilhante e o pH dentro das normas.

    Uma leitora pediu-me uma orientação sobre como fazer sabão caseiro, com óleo de fritura de peixe, pois tem vários litros deste resíduo armazenado em casa. Bem, trago algumas dicas para retirar o odor de pescado e o reaproveitamento do óleo desta fritura. Ao final, uma receitinha de sabão feito com ele.

    Como tirar o odor de peixe do óleo

    Primeiramente, passe o óleo da fritura de peixe por um filtro de papel, para reter as impurezas. Depois, experimente uma destas dicas para tirar o odor de pescado:

    rodelas de batata – Coloque algumas delas, descascadas, dentro de um recipiente com o óleo da fritura, já coado, para absorver todo o odor de peixe.
    gengibre- Aqueça o óleo de fritura de peixe, coado, em uma panela. Coloque um pedaço de gengibre para cada xícara de óleo de cozinha no óleo aquecido e deixe de molho por 15 minutos. Retire o gengibre. O óleo estará livre do odor de peixe.
    limão- Em uma panela, pingue algumas gotas de limão no óleo de fritura de peixe e deixe esquentar um pouco. O óleo não ficará com cheiro e nem com gosto de peixe.
    Após retirar o cheiro de peixe, guarde o óleo em frasco de vidro e ao abrigo da luz, para reutilizá-lo, depois, na produção de sabão.

  97. por favor, quero aprender como fazer sabão, sabonete, sabonete ou sabão liquido, amaciante ou outros produtos com oleo de cozinha usado. muito obrigado.

    1. Lembre-se, o que compõe o sabão é o óleo. A àgua é para idisover a solda. Você não pode ultrapassar a quantidade de água que dá essa diferença no resultado. Outro detalhe existem Solda de Vários fabricantes, a qualidade tambem varia. . .

  98. Oi gostaria de saber como faço pra consertar a receita número 1 eu fiz exatamente como esta escrito mas desandou fica coo óleo em cima e pastoso em baixo, favor responder.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>