Aspirina pode reduzir o risco de câncer de mama em mulheres

Mulheres que tomam Aspirina regularmente têm metade da probabilidade de morrer de câncer de mama, segundo um novo estudo.

Os resultados poderiam levar um baixo custo e relativamente seguro para ajudar as mulheres a sobreviver a essa doença.

O estudo com mais de 4.000 pacientes mostrou que aqueles que tomaram Aspirina – geralmente para prevenir doenças cardíacas – tinha 50% menor risco de morrer de câncer de mama e, também, 50% do câncer se espalhar.

“Este é o primeiro estudo para descobrir que a Aspirina pode reduzir significativamente o risco de propagação de câncer e morte para as mulheres que foram tratadas para o câncer de mama na fase inicial.” Disse Dr. Michelle Holmes, da Escola Médica de Harvard, que conduziu o estudo publicado no Jornal de Oncologia Clinica.

Dr. Holmes e sua equipe estudaram 4.164 pacientes do sexo feminino. Eles começaram em 1976, observando todas pacientes que tomavam a Aspirina regularmente, que possuíam câncer de mama e as causas de morte até 2006. Durante esse período, 341 dos pacientes morreram de câncer de mama.

As mulheres que tomaram Aspirina dois a cinco dias por semana tiveram uma redução de 60% de risco do câncer se propagar e 71% de risco de morte de câncer de mama.

Aquelas que tomaram uma Aspirina por dia apresentaram ligeiras reduções semelhantes, embora em menor nível.

A maioria das mulheres estavam tomando Aspirina em baixas doses para prevenir ataques cardíacos e derrames.

Outras drogas da mesma classe que a Aspirina também aparentemente reduziu os riscos.

A equipe do Dr. Holmes, sublinhou que os pacientes não devem tomar Aspirina ao se submeter à quimioterapia ou radioterapia por causa do risco de efeitos colaterais.

A Aspirina também pode causar sangramento do estômago por isso não deve ser tomado sem supervisão de um médico.

Fonte: Mail OnLine

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>