Desvendando os mitos sobre a cura do Câncer

Após receber o seguinte e-mail que chegou com o assunto “Vale a pena dar uma lida”, onde John Hopkins fala que estará indicando uma série de tratamentos “naturais” para combater o câncer. Veja aqui o e-mail na íntegra.

Abaixo uma análise do e-mail.

A primeira parte está correta. Desenvolvemos durante nossa vida muitos tipos de câncer, porém nosso organismo possui um sistema para identificá-los e eliminá-los do nosso corpo. A quimioterapia e a radioterapia realmente fazem o que está escrito ali: matam as células cancerosas e também as sadias.

A segunda parte do e-mail está completamente errado. Cura ou controle do câncer com dieta é mentira, se fosse verdade vegetariano não teria câncer. E na verdade o que ocorre é o contrário. Vegetarianos de verdade tem muito mais doenças inclusive câncer do que as outras pessoas. Nós somos onivoros, dependemos de vegetais e de carnes.

A história de que células cancerosas não gostam de oxigênio é a maior mentira. Elas precisam de oxigênio tanto quanto as outras células, bem como de nutrientes. Mata-las de fome também mata as células sadias. Esse tipo de tratamento, com privação de oxigênio e de nutrientes, é feito em alguns tipos de câncer de fígado. Identifica-se a fonte de nutrientes e de oxigênio principal do câncer e colocamos um coagulo lá. O câncer diminui, boa parte dele morre, os pacientes vivem mais e com menos sintomas, porém não é curativo, apenas paliativo.

Sobre as vitaminas achei uma revisão que foi publicada numa revista bem conceituada de medicina:

Berg AO and members of the U.S. Preventive Services Task Force. Routine vitamin supplementation to prevent cancer and cardiovascular disease: recommendations and ration-ale. Ann Intern Med July 1, 2003;139:51-5.

E a conclusão dessa revisão feita em 2003 é a seguinte:

The USPSTF concludes that the evidence is inadequate to recommend supplementation of vitamins A, C, or E, multivitamins with folic acid, or antioxidant combinations to decrease the risk of cancer or cardiovascular disease. Beta-carotene supplements should not be used routinely in asymptomatic pa-tients, because there is no evidence of risk reduction and some evidence that the supplements may cause harm in some patient groups.

Ou seja, esse estudo concluiu que não existe evidência para recomendar suplementos de vitaminas A, C e E, bem como multivitamínicos com Ácido Fólico ou combinações de antioxidantes para diminuir o risco de câncer ou de doença cardiovascular. Betacarotenos não devem ser usados rotineiramente em pessoas assintomáticas, já que não há redução de doenças e alguns estudos mostram que suplementos causam danos a saúde de alguns grupos de pacientes.

Sobre a terceira parte, no site John Hopkins avisa sobre esse e-mail, além de dizer que essa história dos plásticos e microondas não foi publicada pela John Hopkins eles deixam claro que isso é um mito, que a água congelada não faz que o plástico libere substâncias químicas nocivas a nossa saúde, bem como os microondas não vão nos trazer problemas se o material for próprio para uso em microondas.

Por isso fica o aviso, não confie em tudo que receber por e-mail.

Qualquer dúvida envie para nós.

No Comments Yet
  1. Na verdade o ser humano assim como a maioria dos outros primatas,
    é naturalmente vegetariano,podemos perceber isso na própria arcada dentaria totalmente feita para comer vegetais.
    Não temos presas para comer carne. Porém podemos come-la.

    E essa história de que os vegetarianos são mais vulneráveis.
    É totalmente errada.Um animal morto quando comido ele já está em processo de decomposição(afinal é um ser morto).
    E em segundo lugar temos milhares de exemplos de animais vegetarianos que não são vulneráveis a doenças.
    Como exemplo temos a maioria dos primatas(o gorila),temos os bovinos, proboscídeos entre outros animais que
    têm uma resistencia e uma força incrivel e não alimentam-se nescessariamente de carne.
    Sem contar que hoje não comemos carne comemos um monte de hormônio.
    Isso sim é prejudicial ao organismo trazendo graves consequências.

    Será quando que vamos parar com esse costume de criar animais e matá-los depois.
    Só por não raciocinarem como nós, tem o direito de ficarem presos e depois serem mortos brutalmente nos matadouros.
    Isso é um campo de concentração dos irracionais.

    Procurem por a Carne é Fraca no Youtube. Um dos videos mais assistidos sobre esse assunto.
    Aposto que convenço vocês de que a vida vegetariana é mais saudável.

  2. Sobre o comentário da Cristina de Oliveira Silva, concordo plenamente com ela que devemos buscar força e fé. E fico triste quando vejo outros comentários de outras pessoas que não respeitam o próximo com ironias.

    Pois se alguém tiver força e fé e mudar suas atitudes e consciência diante da vida, até com um tratamento a base de água "benzida" irá se curar!´

    Mas o que será preciso e o que depende para cada um ser curado? O merecimento? a fé? mudanças de comportamentos? mudança na alimentação e estilo de vida?

    Ou é mais fácil deixarmos nossas vidas apenas nas mãos da Medicina Tradicional, através de tratamentos que mutilam ou amputam os nossos orgãos, através das quimioterapias/radioterapias?

    Será que devemos confiar cegamente na Medicina Alopática e nos vícios da alimentação moderna e não questionar os interesses financeiros que existem por trás? nâo estou culpado os médicos, pelo contrário, respeito muito eles que trabalham com os recursos que estudaram durante anos!

    Vamos refletir um pouco sobre tudo isso, com muita humildade para sermos merecedores da verdade!

    abçss

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>