Dicas de cuidados com a pele

Estamos no verão, sol, praia e calor fazem parte dessa época, da qual fazemos questão de aproveitar ao máximo e devemos! Mas com ele também vem às primeiras preocupações com algumas consequências deixadas principalmente pela exposição aos raios solares ultravioletas. Entre outras partes do corpo, a pele e em especial a do rosto, é a que mais é sofre, pois a exposição é praticamente direta e constante. Entre as consequências mais comuns são o aparecimento de manchas, as mais comuns são as chamadas senis, surgem após os 40 anos em função do efeito acumulativo do sol e as “pintas” tanto escuras como claras, ressecamento e envelhecimento da pele.

Percebemos que os brasileiros ainda se mostram resistentes quanto ao uso de chapéus, bonés ou qualquer tipo de acessório que venha a proteger a área no rosto. O verão 2010 trouxe o chapéu como destaque para a moda praia, mas é pouco aproveitado na sua real funcionalidade, já que fica somente como um companheiro até a chegada na praia. Isso mostra que ainda falta muita conscientização das pessoas assim como quebra de tabus quanto ao uso dos acessórios mencionados, o sol aquece a cada ano significativamente e com isso é preciso que tomemos cuidados cada vez maiores. Os cuidados devem ser constantes e diários não só no período de verão e também não só na praia, mas sim, sempre que houver exposição.

Entre os cuidados básicos estão o uso do protetor solar, mas cuidado, segundo uma pesquisa poucas são as marcas que passaram no teste de aprovação da eficiência de proteção conforme consta na embalagem – fonte – O teste envolveu análise de rotulagem, composição, irritabilidade, hidratação, proteção, resistência a exposição solar, e teste em uso. Partindo da escolha e da preferência de cada consumidor, é importante a reaplicação a cada meia hora na praia e três vezes ao dia em uso normal. Cuidar também quanto ao horário de exposição, antes da 10hs e após as 16hs, lembrando que o sol nesses horários é benéfico e saudável sem contar que nesse período ele tem efeito bronzeador e não de “queimador”.

Hidratar sempre e muito, principalmente à noite, quando a pele descansa intensamente e potencializa tratamentos para o rosto que visam, recuperar, nutrir e renovar as células. Para melhor adequação quanto ao tipo de sua pele, antes de comprar, o melhor é experimentar a textura: mais leve para peles mistas e oleosas mais consistentes para peles secas. Ter um bom sono por si só também faz muito bem para a pele, aliado a tratamentos estéticos o resultado só poderá ser maravilhoso. Há também muitos tratamentos que usam ácido retinóico, líder absoluto na renovação celular e com ação comprovada na estimulação das fibras de colágeno (responsáveis pela firmeza da pele), mas com ele o cuidado, quando em uso, deve ser maior, os dermatologistas recomendam que seu uso deva ser suspenso 48 horas antes da exposição solar, permitida apenas sob a proteção de um bloqueador com fator acima de 15 melhor ainda se o tratamento for aplicado no inverno. Já outros chamados glicólicos têm ação esfoliante e hidratante, tem ainda a vitamina C pura, importante no bloqueio aos radicais livres e no clareamento de manchas. O uso dessas substâncias deve ser acompanhado pelo dermatologista, este profissional que conforme as ações complementares associam as fórmulas de acordo com a necessidade de cada paciente.

Falando em profissionais é muito importante a visita ao Dermatologista, só ele poderá indicar os melhores produtos na quantidade certa e adequada a sua pele além de analisar o quanto antes qualquer anormalidade que se apresente nela.

Depois de todas as dicas, vai aí à última: Beber muita água filtrada sempre, além de comer alimentos leves e coloridos, fora isso curta o sol sempre com precaução. Para finalizar seguem algumas dicas práticas e caseiras para deixar sua pele radiante!

Máscara de banana

Uma banana madura
Uma ou duas colheres de chá de creme de leite

Modo de usar:
Amasse a banana com um garfo e misture o creme de leite até que fique uma mistura homogênea, aplique sobre o rosto, pescoço e colo, deixe agir por 15 min. após lavar com água fria. É muito eficiente para pele seca, sensível e normal. Restaura a elasticidade da pele.

Máscara de moranguinhos

Uma mão cheia de moranguinhos (na quantidade que dê para uma aplicação no rosto)
Uma colher de chá de mel
Uma colher de chá de requeijão ou creme de leite
Uma colher de chá de creme para o rosto (o que você usa em casa)

Modo de usar:
Amassar os moranguinhos com um garfo, misturar o mel e o requeijão e por último o creme para o rosto, até formar uma pasta homogênea. Aplicar sobre o rosto, pescoço e colo, deixar agir por 20 min. Depois retirar a máscara com água quente. Indicado para pele oleosa e normal. Eficiente na hidratação da pele.

Máscara de mel com claras de ovo

Uma clara de ovo
3 colheres de sopa de mel
E um pouco de farinha de trigo

Modo de usar
Bater as claras em neve, misturar o mel, se a textura for muito fina aqueça um pouco e misture a farinha de trigo até se formar uma mistura homogênea e pastosa. Aplique (se tiveres um pincel melhor) sobre o rosto pescoço e colo, deixe agir por 30 min. após lavar com água morna e pronto. Indicado para todos os tipos de pele.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>