Dicas para exercitar seu cérebro

Muitos já devem ter ouvido a expressão “é a cabeça quem governa o corpo”. Com base nessa afirmação, podemos concluir que é a mente, mais precisamente o cérebro, o protagonista desse complexo e fantástico sistema que é o nosso organismo.

 

Por isso mesmo, não é mero acaso a espera dos médicos pela morte encefálica de um paciente que se encontra em estado de coma para decretar o seu óbito e cuidar dos procedimentos para eventuais retiradas de órgãos para doação, no caso de quem manifesta esse nobre desejo em vida e autoriza a família a torná-lo possível.

 

Para que você possa manter o seu cérebro “em forma” e consiga explorar a sua maravilhosa capacidade, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo a estimular e cuidar da saúde da morada de seus neurônios. Confira!

Converse com as pessoas que o cercam

 

Sim, a conversa ainda é um excelente meio de expandir a capacidade cerebral e treinar o seu funcionamento. Mas não vale falar das diárias brigas dos protagonistas da novela global ou do vexame do Brasil na Copa, pois o cérebro necessita de assuntos desafiadores para que haja um estímulo do raciocínio.

 

Que tal discutir filosofia e política com a galera?

 

Use a TV com inteligência

 

Deixar a mente em “piloto automático” é um dos grandes pontos fortes da TV. Por isso, se você quer manter os seus neurônios em atividade, é fundamental optar por programas de cunho educativo, documentários e pesquisas que possam agregar novos conhecimentos à sua vida, possibilitando a análise e os debates que fazem tão bem à nossa cachola.

 

Pode “zapear” sem medo, porque certamente encontrará essas opções. O único problema é que a TV aberta oferece poucas alternativas, ao contrário dos canais por assinatura, que esbanjam programas de qualidade.

 

Monte quebra-cabeças

 

Quebra-cabeças desafiantes e de muitas peças também são uma ótima pedida para quem deseja exercitar a mente, colocando o cérebro para funcionar. Pode levar tempo, semanas até, para os iniciantes, mas a prática tornará o seu raciocínio mais apurado.

 

Aprenda um novo idioma

 

O aprendizado de uma nova língua expande a capacidade de seu cérebro, devido à ativação das áreas responsáveis pela linguagem. E o melhor: isso ainda fará você falar melhor a nossa própria língua.

 

Crie uma engenhoca para chamar de sua

 

Mesmo que não seja um engenheiro, construir e criar coisas (sem manual!) é um ótimo exercício para o cérebro.

Comece já a rascunhar o seu projeto e mãos à obra!

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>