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Ganhe disposição respirando melhor!

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É comum que o dia a a dia de casa, trabalho, filhos, marido, namorado, família e muito mais deixe qualquer mulher com a sensação de que não vai dar conta das obrigações alguns dias. Calma! Mesmo que dê para entender de onde vem essa sensação, você pode se ajudar a não viver tensa usando uma ferramenta simples, mas muito poderosa: a respiração.

Sim, a respiração, o ato de inspirar e expirar, pode fazer com que você viva muito melhor. Está achando estranho? Não é. Afinal, se essas técnicas de controle da respiração existem e persistem há mais de cinco mil anos no acervo do yôga, não é de se estranhar que realmente funcionem.

O conceito é simples: você nem sempre consegue controlar suas emoções, mas pode controlar a forma como o seu corpo reage a esses sentimentos. E a respiração é um dos principais fatores que fazem com que você relaxe ou se estresse ainda mais. Pode reparar que o coração e a inspiração ficam acelerados quando você está ansiosa, e mais controlados quando você fica relaxada, tranquila…

Segundo o yôga, a melhor forma de respirar é a completa, que enche de ar primeiro a parte abdominal (a barriga sobe durante a inspiração), depois os pulmões (que ficam cheios e as costelas se expandem) e por fim a parte torácica (a parte de cima do peito se projeta). Para expirar, basta fazer o movimento inverso, soltando o ar primeiro do tórax, depois do pulmão e por fim da parte baixa. Ao incorporar essa respiração ao dia a dia, qualquer pessoa começa a sentir os efeitos de relaxamento, maior disposição e concentração. Essa é a respiração mais poderosa que existe.

Mas se você está se sentindo cansada ao longo do dia, a recomendação é investir em respiratórios específicos. O melhor é o respiratório rápido, que imita a maneira de um cachorrinho respirar, mas sempre pelas narinas. Comece inspirando e expirando com rapidez apenas pela parte abdominal. Faça esse movimento ficar cada vez mais acelerado, e você vai sentir a hiperoxigenação e uma lucidez imediata. Mas tome cuidado: por ser muito poderoso, esse respiratório só pode ser feito sentada. De pé, essa técnica pode levar até ao desmaio.

Por fim, para relaxar antes de uma reunião importante ou de desestressar depois de um conflito ou briga, a pedida é respirar devagar e com concentração. Inspirando sempre pelo nariz, encha todo o pulmão de ar e segure por alguns poucos segundos. Expire logo em seguida, também muito devagar, e pelas narinas, fazendo com que o tempo de saída do ar seja mais longo que o de entrada. Repetindo esse movimento por algumas vezes, sempre com um foco maior em soltar o ar, você vai sentir os batimentos cardíacos diminuindo e os pensamentos se estabilizando.

Com essas técnicas, fica muito fácil administrar as sensações ao longo do dia, seja ela de estresse ou cansaço. Tenha controle sobre sua vida usando um recurso que você usa todo dia, mas que nem imaginava que podia ser tão forte!

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