Mamães e…a primeira ida de seu filho ao dentista

Ir ao dentista é algo muito importante para todos, independente da idade e isso deve acontecer desde os primeiros anos de vida, pois assim, os problemas podem ser evitados e desde pequenos podemos ser orientados de como é a maneira correta de cuidar de nossa saúde bucal.


Muitos marmanjos por aí tem medo de ir ao dentista e esse é um dos pontos que devemos nos atentar quando temos filhos ou crianças pequenas ao nosso redor para evitar que eles se influenciem por nossos medos.

Outro ponto importante é tratar a escovação desde sempre como algo natural e introduzir normalmente na vida da criança como mais um item de higienização para com nosso corpo, assim como o banho.

Para as mamães de primeira viagem podemos deixar como dica que elas permitam que seus pequeninos conheçam a escova de dentes, mesmo que somente mordam para brincar, mas assim ficarão mais familiarizados. Outra dica é incentivar, mostrar que você também cuida da saúde dos seus dentes. Deixe que seu filho te acompanhe no momento em que você for escovar os dentes para que ele entenda que trata-se de uma rotina natural da vida de todos.

Referente aos bebês que apenas alimentam-se do leite materno, os especialistas indicam a limpeza da boca com uma gaze umedecida. Agora, quando houver a introdução de outros alimentos é indicado escovar com escovas apropriadas de acordo com a idade e de preferência usar pastas de dente sem flúor, pois por não saberem bochechar, podem acabar engolindo e o flúor não deve ser engolido.

Geralmente, na primeira consulta com o odontopediatra, os profissionais procuram antes mesmo de iniciar o trabalho de verificação bucal, criar uma intimidade e afinidade com a criança, por vezes, contando histórias, outras vezes utilizando-se de fantoches, enfim, fazendo com que a criança sinta-se confortável e que dessa maneira não fique traumatizada desnecessariamente.

Se você já tiver introduzido a mamadeira, tenha atenção redobrada, pois de acordo com os dentistas, a probabilidade de ter cárie torna-se maior, pois o leite artificial por ter açúcar. Sendo usada para adormecer a criança, a higienização fica comprometida justamente no período mais crítico que é durante toda a noite. Então, se você ainda não introduziu a mamadeira, dê preferência pela utilização dos copinhos.

Esperamos que as dicas possam ajudar nesse momento tão importante e necessário para nossos pequenos.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>