Mito ou verdade: Ler no ônibus descola a retina?

Quando o assunto é a nossa visão, devemos estar bem atentos, afinal, é a nossa saúde e não podemos bobear.


Provavelmente você já ouviu dizer sobre essa questão: ler no ônibus, no carro, enfim, pode descolar a sua retina. Mas, será que isso é verdade ou apenas um mito?

Vamos aos fatos!

Para quem estava preocupado, pode relaxar, pois essa questão é apenas um mito! O que acontece e é algo normal é ficarmos com um pouco de dor de cabeça e com tontura, mas descolar a retina, não.

Entendendo o nosso cérebro….

Isso que sentimos acontece pelo simples fato do nosso cérebro receber dois tipos de mensagens opostas, ou seja, a primeira é que você está concentrado fazendo a leitura de um texto. Sendo assim, o seu corpo está relativamente parado e focado.

No entanto, o cérebro está recebendo uma segunda mensagem por conta de sua visão periférica, interpretada pelo movimento do ônibus. Assim, o nosso cérebro fica confuso e não sabe se estamos, de fato, parados ou em movimento.

Com essa confusão de mensagens, temos tontura e dor de cabeça, mas novamente, isso não quer dizer que a nossa retina irá descolar.

Dica…

Então, para aqueles que acham que não poderão mais ler no carro ou no ônibus, por exemplo, a dica é: se houver a possibilidade de fechar janelas, de modo que sua visão periférica “tampe” os movimentos, ótimo! Você verá que sua leitura ficará mais agradável, uma vez que seu cerébro estará interpretando apenas o momento de ler.

Quanto a retina, na dúvida, visite um oftalmologista para fazer um exame simples de mapeamento de retina, pois todos devemos fazer esse exame ao menos uma vez por ano. Mas pode tirar de sua cabeça a relação de descolamento com a leitura em movimento.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>