Mito ou verdade: Musculação causa varizes?

Hoje em dia sabemos que a busca pelo corpo perfeito vem crescendo a cada segundo, sendo assim, inúmeras academias passaram a existir com funcionamentos diferenciados, algumas até com atendimento 24 horas para poder atender a todos independente do horário.

Com isso, a prática de atividades físicas cresceu bastante, mas por muitas vezes acaba não sendo supervisionada como deveria, assim causando alguns malefícios para nosso corpo e nossa saúde. Por isso, o ideal é sempre praticar exercícios com o auxílio de um profissional da área.

Pensando nesse tema, resolvemos explorar sobre o aparecimento de varizes com a prática da musculação, será que é verdade?

Mito ou verdade?

No momento da prática da musculação, nosso corpo tem que bombear o sangue em um maior fluxo devido ao esforço físico que estamos realizando. Mas, o que são as famosas varizes?

Elas são problemas circulatórios e acontecem principalmente nas pernas e nos pés que devido à gravidade, os membros inferiores tem mais dificuldade de bombear o sangue de volta para o coração, sendo assim, o surgimento das varizes ocorrem quando as válvulas que funcionam como travas, impedindo o sangue retornem, falhem e acumulem sangue, deformando as veias.

Isso ocorre com maior ênfase em pessoas que tem propensão a problemas vasculares. Nesse caso, antes de iniciar a prática de atividades físicas é interessante que um profissional especialista seja procurado para orientar melhor.

Separamos algumas dicas para evitar as varizes enquanto faz musculação. Veja a seguir.

Dicas para não ter varizes

  • Comece por escolher uma roupa confortável e que não seja apertada e um par de tênis com sistema de amortecimento leve.
  • Pratique os exercícios de musculação sempre com o acompanhamento de um professor especializado.
  • Ao realizar os exercícios, não segure a respiração.
  • Para evitar que as veias inchem demais, utilize menos carga nos aparelhos e invista nas repetições dos exercícios.
  • Também para evitar sobrecarga nos pés e nas pernas, opte por exercícios que sejam praticados sentados ou deitados.
  • Por fim, priorize exercícios que fortaleçam a musculatura dos membros inferiores. Tomando esses cuidados você estará cuidando de seu corpo para ficar com aquela aparência desejada e também para ter uma saúde ainda melhor.

Previna-se e siga as dicas para minimizar ou evitar problemas com varizes, pois pudemos perceber que se praticarmos as atividades físicas de maneira correta, não teremos grandes problemas.

Sendo assim, para aqueles que já malham, boa malhação e para aqueles que pretendem iniciar as atividades, não percam tempo e comece o quanto antes. Seu corpo e sua mente agradecem.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>