O que pode diminuir sua fertilidade?

Sabemos que para muitas mulheres e até mesmo para muitos casais, um dos maiores sonhos é ter filhos, mas nem sempre isso é tão simples.

O problema de fertilidade pode ocorrer por diferentes fatores, tanto nas mulheres quanto nos homens, mas em geral, nas mulheres, ouvimos falar com mais freqüência.


Separamos alguns problemas que podem afetar a fertilidade.

Problemas x fertilidade

A endometriose, por exemplo, segundo especialistas, os flocos de endométrio escapam do útero e se fixam em outras partes do abdômen dificultando a gravidez. Assim, a doença causa uma inflamação que altera a anatomia dos órgãos pélvicos dificultando a ovulação e a movimentação dos espermatozóides. Nesses casos, o interessante é cortar alimentos com gorduras trans e substituí-los por alimentos ricos em ômega 3.

Outro fator é o estresse, quando estamos estressados, a produção do hormônio cortisol aumenta e pode interferir no ciclo menstrual. Para evitar esse tipo de problema, o ideal é desacelerar o ritmo de trabalho e aprender a canalizar melhor as energias.
Algumas sugestões para isso são a prática de atividades físicas, dança e, se caso for, um pouco mais complexo, a prática de terapia também pode ser indicada.

Além desses problemas que já citamos, outra doença pode afetar na fertilidade que é a síndrome do ovário policístico que provoca ciclos menstruais irregulares. As mulheres que tem essa síndrome costumam ter resistência a insulina, que fica boiando no sangue e vai para os ovários, onde estimula a produção de testosterona, o que prejudica a fertilidade. Para tratar, geralmente, são utilizados medicamentos que ajudam a equilibrar o ciclo e outra maneira de ajudar a regular esse ciclo é colaborar com uma dieta, onde se deve ingerir a maior parte das calorias diárias pela manhã no café da manhã e em menores quantidades no almoço e no jantar.

Então, foi possível perceber que diversos e diferentes fatores podem influenciar na fertilidade, portanto, é importante nos cuidarmos e estarmos em contato com um profissional da área ginecológica e também ter hábitos que possam influenciar positivamente para combater o problema de fertilidade.

Se você estiver interessado em aumentar suas chances de engravidar, não custa nada colaborar e dar uma forcinha para seu corpo. Se puder, faça acupuntura, pois ela turbina a mobilidade dos espermas nos ovários.

Outra dica é consumir mais suplementos de vitamina B6 para reequilibrar os hormônios, o que também pode ocorrer aumentando o consumo de alimentos com trigo integral, ovos, soja e aveia.

Mais uma ajudinha é beber bastante chá-verde que colabora no combate ao estresse oxidativo.

E, por fim, lembre-se que existem dias que são mais propícios para acontecer a fecundação. Então, saber a hora de transar também pode ajudar a aumentar a fertilidade. Como a ovulação ocorre cerca de 14 dias antes da menstruação, vale a pena investir nesse período para a prática. O melhor é transar dia sim e dia não, para que a quantidade de espermatozóides seja maior e aumentando assim as possibilidades de gravidez.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>