Os benefícios do ácido fólico na gravidez

Na gravidez é essencial a ingestão do ácido fólico ou folacina (vitamina importante para a divisão celular e formação das células sanguíneas na medula óssea). Essa vitamina é especial para a formação do tubo neural do feto, evitando a má formação neural.

Onde encontrar?

No fígado, feijões, vegetais verde-escuro (especialmente espinafre, aspargo e brócolis frescos), carnes magras e pão de trigo integral.

Os vegetais verdes-escuros contem grandes quantidades de ácido fólico, porém devem ser consumidos de preferência frescos e in natura, pois o armazenamento, a forma de preparo ou o processamento destes pode ocasionar perdas nutricionais.

Durante a gestação, é muito importante que a mulher atinja a quantidade diária necessária de ácido fólico – 400µg -, fornecendo quantidades suficientes para auxiliar no crescimento do feto, especialmente na fase inicial da gestação, onde ocorre a maior divisão celular.

Segue alguns alimentos fontes deste nutriente:

Alimentos em 100g
Brócolis cozido 50,0
Abacate 61,9
Brócolis cru 71,0
Aspargo cru 128,0
Feijão branco 137,0
Espinafre cozido 146,0
Grão de bico 172,0
Lentilha 181,0
Espinafre cru 194,0
Escarola refogada 208,9
Fígado bovino cozido 211,6
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