Sintomas de quem não dorme direito

Para muitas pessoas, ao falarmos dessa questão de sono, podem pensar que trata-se apenas de um simples capricho de descanso, mas na realidade não é bem assim. Dormir é muito importante e influencia em nosso corpo da cabeça aos pés.


Diversos estudos já foram realizados para entender melhor o funcionamento e a relação que o sono tem com nosso organismo e a partir desses estudos foi possível concluir que apenas uma noite mal dormida já é capaz de mudar nosso organismo.

Um dos primeiros pontos que estão em destaque com relação a falta de sono é o aumento do apetite, em especial, para alimentos não saudáveis. Isso pode causar inúmeros problemas de saúde, inclusive a obesidade, que não se trata apenas de um problema estético e sim um grave problema de saúde.

Ao dormir bem, nosso organismo consegue através de nosso sistema imunológico liberar proteínas chamadas citocinas que em algumas situações precisam aumentar para combater infecções ou inflamações e a privação do sono pode reduzir essa produção de citocinas protetoras, fazendo com que os níveis dos anticorpos e células que combatem as infecções caiam e assim você estará mais vulnerável a pegar doenças como um resfriado, por exemplo.

As pessoas que tem menor tempo de sono podem ter mais chances de perder o controle emocional, ficam menos focado a suas atividades e tem mais problemas de memória.

E com o passar do tempo, essa falta de sono faz com que o risco de sofrer um AVC seja multiplicado por quatr. Outro problema é o risco de alguns tipos de câncer poder aparecer pela privação do sono.

O aumento do risco de doenças cardíacas e do diabetes tipo 2 também são problemas que podem se agravar com a falta do sono. Segundo estudos, se você tem menos de seis horas dormidas por noite e sono perturbado terá 48% de chances de apresentar ou morrer de doenças cardíacas e 15% maior de apresentar ou morrer de um acidente vascular cerebral.

Por fim, outro inconveniente da privação do sono é a fertilidade, pois a exaustão normalmente não propicia a atividade sexual, podendo ter efeitos negativos em sua fertilidade.

Então, agora que você pode saber um pouco mais do que a falta de sono pode lhe causar, cuide-se e tente manter um ritmo de vida mais saudável, respeitando seu corpo e criando uma rotina ideal para que ao menos as seis horas sejam bem dormidas.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>