Caminhada para uma vida saudável

Existem muitas formas de prevenção a doenças e manter uma boa condição física e mental. Porém, na ansiedade de obter resultados rápidos, existe o risco de ocorrer o efeito inverso. Isso acontece frequentemente com pessoas que se automedicam, praticam exercícios físicos sem acompanhamento profissional, falta de informação ou até mesmo abstenção excessiva de alimentos, comprometendo a saúde.

Uma ótima alternativa, sem contra indicações, é a caminhada, pois, não sobrecarrega os músculos e órgãos e auxilia de forma sustentável e equilibrada o bom funcionamento do corpo. A caminhada emagrece, pois queima calorias e promove o movimento do corpo. Modifica o humor, pois oxigena o cérebro e libera endorfina responsável pelo bem-estar. Fortalece os ossos e músculos, pois os movimentos mais utilizados são com os membros inferiores. Facilita a circulação do sangue e corrige a postura, tendo o cuidado necessário em caminhar de forma adequada, não sobrecarregando a coluna. Auxilia o funcionamento do coração, já que a circulação sanguínea e influenciada nos movimentos. Somado a todos esses benefícios, podemos ter a oportunidade de estar ao lado de uma boa companhia e contemplar um ambiente natural e tudo que a paisagem pode oferecer. A diversão pode ser melhor aproveitada do que correr ou ficar horas na esteira ou equipamentos de ginástica. Cabe ressaltar, que os benefícios da caminhada só poderá ser desfrutada, se a mente estiver totalmente desprendida de obrigações e stress diários. Por isso, devemos evitar caminhar com roupas pesadas ou executar essa atividade no caminho para o trabalho, muitas vezes atrasado e com pressa.

Existem vários espaços reservados para esse fim, em parques, canteiros, praças e até vias específicas nas ruas e avenidas. Muitos médicos receitam a caminhada como parte da terapia e tratamento para combate e prevenção de diversas doenças. O ambiente onde será feito a caminhada é fundamental para o bom aproveitamento das horas. Quanto mais relaxado você estiver, melhor o resultado. É indispensável uma boa hidratação e protetor solar. Ouvir música durante a caminhada também é proveitoso, caso esteja sozinho(a). Essa prática deve ser periódica, uma vez por semana, a cada dois dias, todos os dias, enfim, transformar essa atividade num hábito saudável e contínuo.

Nada como acordar cedo, numa linda manhã de sol, tomar um bom café, convidar um(a) amigo(a) para uma caminhada no parque, pegar o tênis e roupas leves e sair sem pressa, desfrutando de cada momento conversando, vislumbrando a natureza, ouvindo o som dos pássaros. Sorrir para as pessoas que lhe cumprimentam no percurso e pensar coisas motivadoras e positivas, atraindo boas energias. É um sonho? Não! É você trilhando o caminho da saúde, bem-estar e qualidade de vida.

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