in ,

Como parar de Fumar

Chega uma hora que é preciso pensar na saúde, nem que seja na saúde dos outros, e largar o cigarro. Os cientistas e médicos (mesmo os fumantes) têm certeza do que dizem: o cigarro destrói o organismo, provoca o câncer, arrasa os pulmões, rouba o ar e poderá matar trinta milhões de pessoas no mundo apenas nesta década.

A mídia em geral constantemente seduz grande parte da população com uma publicidade atraente e chamativa para o cigarro e o que fazer? Primeiramente você precisa dissociar a imagem do cigarro do instrumento de sedução, inteligência e liberdade que durante anos nos enfiaram na cabeça. Isso é coisa do passado. E parar de fumar. É difícil? Muito, mas de maneira alguma impossível.

Com os benefícios que terá vale a pena. Ser um ex-fumante é perceber que nenhuma sensação é tão plena e poderosa quanto a de se sentir livre do vício. O último cigarro deixará saudade, em compensação você nunca mais ficará desesperado no meio da madrugada, porque os cigarros acabaram e chove lá fora. Livrar-se do vício é voltar a ter controle sobre si e sobre o hálito de sua boca.

parar de fumar

Considere ainda a possibilidade de subir dois lances de escada (sem pausas) e não perder o fôlego. Avalie também a oportunidade de voltar a sentir o sabor e o aroma dos alimentos. Imagine a vida sem pigarros, sem roupas queimadas nem cinzas pelo chão.

Estar decidido a larga o cigarro é fundamental para abandonar de vez a nicotina. Os métodos que prometem o fim do cigarro só funcionam quando a pessoa está disposta a enfrentar a síndrome de abstinência e a falta que ele faz. Caso contrário, é perda de tempo.

Vamos apressar a sua decisão. Dez mil pessoas morrem por dia no mundo em decorrência do câncer de pulmão. Trinta milhões de pessoas vão morrer por causa do cigarro, segundo a Organização Mundial de Saúde.

Mais dados:

– O vício é responsável por 75% dos casos de bronquite crônica e enfisema pulmonar;

– 25% dos infartos do miocárdio são provocados pelo cigarro;

– Fumantes têm 400% a mais de chance de contrair infecções respiratórias por bactérias e vírus;

– O fumo aumenta em até 800% o risco de derrames cerebrais;

– O fumante passivo (seu filho, por exemplo) tem de 200% a 300% mais chance de contrair câncer de pulmão que uma pessoa que não conviva com fumantes;

– O cigarro duplica a velocidade do envelhecimento e torna o corpo feminino mais propenso à celulite, uma vez que prejudica a oxigenação das células;

– O fumo predispôe à impotência masculina pela ação vasoconstritora da nicotina (vasos e artérias que irrigam o pênis se contraem e comprometem a ereção). Pesquisas demonstram que cerca de 81% dos homens impotentes são fumantes.

Por que é difícil largar o vício?

O efeito do fumo é fulminante. O organismo reage à nova substância e com o tempo acostuma a receber cargas freqüentes da droga. É difícil acreditar, mas o corpo entra em parafuso quando não recebe sua dose diária de nicotina. Esse é o momento de pagar todos os pecados e amaldiçoar aquele dia em que decidiu comprar o primeiro maço. Com o tempo o ex-fumante percebe que pode sobreviver sem ter a nicotina correndo nas veias.

Um estudo feito pela Associação Médica Americana comprovou que os ex-fumantes recuperam a saúde de seus pulmões, independentemente do tempo que passaram fumando. A melhora observada em pacientes doentes contradiz o mito de que os fumantes de longa data não se beneficiam da decisão de largar o cigarro.

Como parar de fumar?

– O nitrato de prata, o sulfato de cobre, o permanganato de potássio e o acetato de prata são alguns compostos químicos que ao interagirem com a fumaça do tabaco produzem amargor e um gosto desagradável. Podem ser encontradas em forma de goma de mascar e líquido para bochechos.

– Adesivos, chicletes, spray e solução nasal à base de nicotina são instrumentos que podem ajudar (bastante) o ex-fumante. Nos primeiros meses, quando o organismo ainda é dependente dos efeitos químicos da fumaça, estes produtos oferecem uma “dose” de nicotina, livre dos outros ingredientes tóxicos do tabaco.

Os chicletes com nicotina podem ser usados durante um período de até seis meses e consiste na simples troca do cigarro pela goma (duas a três por dia). Devem ser usadas com acompanhamento médico.

[youtube]NSBlCP9YPkg[/youtube]

Os adesivos liberam pequenas doses de nicotina, que têm o efeito de diminuir a ansiedade, a insônia e a vontade de fumar. Eles ajudam, mas não fazem milagres. É fundamental a supervisão médica, já que quando mal utilizados podem provocar hipertensão, dores de cabeça, náuseas, diarréia e efeitos colaterais no fígado e pele.

parar fumar

– Hipnose, método usado pelo grande psicanalista Sigmund Freud para tratar traumas de seus pacientes, também pode ser usado para se livrar do cigarro. A hipnose seria capaz de fazer o fumante perder o “interesse” em fumar, na medida em que o cigarro deixa de satisfazer seus desejos e necessidades.

– Fumantes Anônimos, são fumantes que se reúnem semanalmente para discutir seus problemas em relação ao vício, tentando entender por que começaram a fumar e por que não conseguem parar. O método funciona principalmente para aquelas pessoas que fumam por compulsão ou que utilizam o cigarro como uma muleta psicológica.

– Acupuntura, técnica milenar chinesa, também pode ser usada contra o fumo. Através de picadas de agulha em pontos precisos (orelha, face e corpo) fariam o organismo reagir de maneira positiva à falta da nicotina e por isso o ex-fumante não sofreria nenhum sintoma comum à síndrome de abstinência.

– Combater o fumo de todas as maneiras. Essa é a tática do tratamento clínico e multidisciplinar, que oferecem vários profissionais na área da saúde para tratar o paciente como um todo.

– Programação Neurolingüistica também promete acabar com a vontade de fumar. O método utilizado é a “reprogramação” de alguns conceitos fixados pela mente, como por exemplo o prazer de fumar. Durante o tratamento, o programador vai tentar “apagar” todos os registros na vida do paciente em que o cigarro aparece como um hábito, um prazer, ou uma companhia. Para isso, a Programação Neurolingüística utiliza técnicas de indução e hipnose, mas garante que a pessoa fica consciente durante todas as fases do tratamento, que pode ser individual ou em grupo.

Dica

“Conseguindo parar, jamais volte a dar uma tragadinha para matar a saudade. Um único cigarro pode destruir o esforço de meses ou anos, já que basta um pouquinho de droga para reinaugurar a dependência no organismo”.

Ser vegetariano pode matar mais animais

Maquiagem antiacne: retirar antes de dormir?