Como controlar a ansiedade

Ansiedade está na lista de problemas de saúde que atingem as pessoas da vida moderna, afinal, atualmente o cérebro humano lida com as diferentes questões do cotidiano cada vez mais multitarefa.

Saber como aliviar os sintomas da ansiedade, mais do conforto, garante saúde mental duradoura. São pequenas atitudes que ajudam a manter a qualidade de vida de qualquer pessoa que tenha que lidar com muito stress mental em ambientes de trabalho ou doméstico.

Começar pela alimentação é sempre uma ideia inteligente. Existem alimentos que aliviam ou pioram os sintomas da ansiedade, por tanto, quando for ao supermercado é importante ficar de olho no que coloca no carrinho.

Café, bebidas cola e outros produtos estimulantes podem causar ataques de pânico em quem tem propensão a isso. O ideal é evitar esse tipo de  estimulador, pois eles podem elevar os níveis de ansiedade à muito além do natural.

Recentemente estudos revelaram que frutas cítricas tem um enorme poder sobre as ansiedades, já que esse produto repõe minerais e a vitamina C perdida em quadro de stress tão comuns no cotidiano.

ansiedadePessoas com problemas de ansiedade sempre pintam cenários catastróficos para situações muitas vezes simples. Cabe à vítima do problema procurar ajuda e avaliar se aquela é realmente uma cena de catástrofe ou apenas um devaneio momentâneo.  Uma solução inteligente para isso pode ser anotar a situação de “risco”  para avaliar a lógica dela.

Atividade física constante, também é um elemento importante no combate a ansiedade. Com o corpo são a mente colabora. Além do mais trabalho físico também libera substâncias que colaboram para redução de sintomas de ansiedade e depressão, por tanto evitar o sedentarismo é uma estratégia inteligente para quem sofre com essas doenças.

Aceitar as situações que não pode mudar, também é uma boa ideia. Normalmente uma das maiores causas de surtos de ansiedade é a falta de poder que toda pessoa tem em diversas situações. Aceitar a falta de controle sobre o mundo  é um dos primeiros paços para uma vida menos ansiosa e turbulenta.

Em caso de crises de ansiedade uma dica útil manter a concentração  longe do que está causando a crise. Manter os sentidos agudos em músicas, programas de TV ou ainda na fala de outra pessoa ajuda à vitima no controle da situação.

É importante ainda lembrar que  nenhum tipo de ansiedade deve ser tratada com medicamentos tomados sem prescrição médica. O perigo da automedicação vai de choques anafiláticos, vícios em remédios controlados ou ainda o desenvolvimento de um novo transtorno.

O cuidado com si próprio  é sempre a melhor arma contra qualquer doença . Com o investimento em alimentação adequada e pequenas estratégias de relaxamento  qualquer um pode superar situações de stress e ansiedade, entretanto é importante lembrar que em caso de sintomas que atrapalhem a vida cotidiana um médico deve ser consultado. Somente um profissional especializado pode diagnosticar e medicar uma pessoa que possui um transtorno.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>