in ,

Dieta através do seu DNA

Com essa febre em manter a forma e sempre estarem em busca da dieta perfeita, alguns pesquisadores investiram em tentar descobrir uma dieta digamos que personalizada, única e individual, através do DNA (para quem não sabe é a sigla que determina as substâncias envolvidas na transmissão de caracteres hereditários e na produção de proteínas compostas que são o principal constituinte dos seres vivos; são ácidos nucléicos encontrados em todas as células humanas).

dna dieta


Esses pesquisadores acreditam que através do DNA de cada um, seja possível desvendar quais alimentos e nutrientes são melhor metabolizados por nosso organismo, podendo assim elaborar uma dieta perfeita e equilibrada para cada ser humano diferenciadamente.

Ao começar alguma dieta com o acompanhamento de nutricionista, hoje em dia, o clássico é aumentar proteína e diminuir carboidrato para emagrecer, mas nem todo mundo responde bem a esse tipo de dieta. E, pensando nisso, a dieta do DNA poderia mostrar o que o organismo melhor digeriria para melhorar seu metabolismo e seu desenvolvimento com mais saúde e podendo chegar na tão almejada boa forma de maneira correta.

Porém, como nem tudo é perfeito, o custo para realizar o exame de DNA é razoavelmente “salgado”. Custa cerca de R$1.800,00. Para quem não sabe, esse exame é simples.

Para realizá-lo é necessário colher uma amostra de célula obtida da mucosa da boca, que então é enviada para análise em laboratório, onde identificam alterações nos genes, e por fim após essa análise juntamente com uma entrevista para colher dados familiares é possível que um plano de alimentação seja elaborado por um nutricionista.

Os estudos sobre a nutrigenômica estão a todo vapor e já é possível saber e identificar se um indivíduo com determinado gene tem maior ou menor capacidade de metabolizar determinadas dietas. Dessa maneira as pesquisas trabalham agora para tentar precisar a dose de cada nutriente necessária para que o gene responda de forma positiva em uma dieta alimentar.

Mas não esqueça que mesmo que a dieta do DNA seja uma realidade a prática de atividades físicas sempre é necessária e recomendada para termos uma vida saudável e com certeza termos também uma boa forma de maneira saudável.

Pense nisso e quem sabe não seja possível usar a ciência pa ra nos beneficiar e auxiliar em nossas dietas, pelo menos é o que as pesquisas continuam buscando através da genética.

Entenda o bruxismo

Por que acontece o déjà vu?