Excesso de carne vermelha pode causar câncer? Acompanhe.

Muitas polêmicas circundam o consumo da carne vermelha. O grande ponto da questão é que qualquer alimento consumido de maneira exagerada pode causar algum tipo de prejuízo à nossa saúde.

Com esse ponto em discussão, a famoso e queridinha dieta de grandes celebridades que é a dieta das proteínas está sendo colocada na mira de muitas pessoas antes de aderi-las.

Excesso de carne vermelha
Excesso de carne vermelha pode causar câncer? Acompanhe.

Essa polêmica foi divulgada por pesquisadores americanos que disseram que abusar da proteína animal, como a carne vermelha, aumenta em quatro vezes a chance de desenvolver câncer, o que deixa esse risco ser igual ao de um fumante.

Sabemos que a carne vermelha é excelente fonte de proteína de alto valor biológico que fornece todos os aminoácidos necessários ao metabolismo. Tais moléculas, além de gerar energia para o corpo, são responsáveis pela formação da estrutura muscular.

O que devemos ter em mente ao consumir carne vermelha é controlar a quantidade, escolher o tipo mais saudável e a maneira do preparo dela.

Quando a carne vermelha é superaquecida e torrada, tipo de churrasco, ela pode se tornar um risco à saúde, pois se torna rica em substâncias que favorecem o desenvolvimento de câncer no intestino. O problema está no composto conhecido como hidrocarbonetos policíclicos aromáticos que se formam quando a gordura respinga no carvão, se junta a fumaça e adere à carne.

Portanto, devemos sempre escolher bem onde e como vamos consumir todos os alimentos e com a carne vermelha não seria diferente.

Enfim, como já sabemos, em qualquer dieta que possamos iniciar, o que devemos realmente nos preocupar é com a qualidade do que iremos consumir e com a quantidade equilibrada que podemos ingerir sem atrapalhar nossa saúde.

Sendo assim, qualquer alimento consumido em excesso de maneira desequilibrada pode afetar de alguma forma nosso organismo.

Uma sugestão para tentarmos evitar erros na escolha das carnes vermelhas é dar preferência as carnes magras, as quais podemos destacar o filé mignon, lagarto, patinho, alcatra, maminha e coxão duro.

Além de mais saudáveis, essas partes do boi que destacamos também colaboram com a balança.

Dessa maneira, de acordo com alguns nutrólogos, o consumo da carne vermelha deve ser moderado, sempre acompanhado de uma dieta equilibrada e da prática de atividades físicas.

Então, ao consumir carne vermelha dê preferência as que são preparadas grelhadas, cozidas ou assadas, pois essas mantêm os benefícios do alimento e são mais saudáveis.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>