Excesso de frutas pode fazer mal

Muitas pessoas pensando em emagrecer, por vezes, decidem fazer dietas que quase sempre são compostas pelo consumo de verduras, legumes e frutas.

Sendo assim, essas pessoas acabam até mesmo substituindo alguma das refeições ou intercalando entre elas o consumo de frutas, mas o que elas não sabem é que essas frutas tão bem vistas por todos também podem ter malefícios se consumidas de maneira exagerada e errada.

As frutas em nosso organismo

Já sabemos que tudo em excesso faz mal e com as frutas não poderia ser diferente.

Pesquisadores americanos e britânicos mostraram em estudos que consumindo frutas em excesso é possível aumentar seu peso.

A substituição de refeições por maçãs, por exemplo, não deve ser feita, pois dessa forma seu apetite pode até ser mais aguçado, não em um primeiro momento, mas com o tempo, pois, após essa enganação provocada pelo consumo da frutinha, seu estômago em seguida sentirá falta daquela comidinha de verdade e estará ainda mais faminto do que antes, fazendo com que sua fome aumente e que você consuma ainda mais alimento.

Além do ganho de peso que as frutas podem trazer, outras doenças também podem ser relacionadas, como o diabetes.

O consumo das frutas doces que contém hidrato de carbono ou glicídios, faz adoçar o sangue, literalmente. A frutose e a glicose acabam penetrando no sangue, assim, o hormônio da insulina, responsável pela retirada da glicose em excesso, se aglutina e o excesso sobra em forma de gordura, o que pode levar a obesidade e ou a diabetes.

fresh fruits on wooden table
fresh fruits on wooden table

Cuidados

Lembre-se que as frutas não são proibidas ou que devem deixar o consumo. O que devemos fazer é saber como comê-las. Tudo que consumimos em excesso, de alguma maneira, nos faz mal.

Devemos saborear as frutas como sobremesas, fazendo parte das refeições e não as substituindo, pois são muito úteis ao nosso organismo em relação ao consumo de vitaminas.
Podemos consumi-las em saladas de legumes, por exemplo, para impedir a entrada da glicose ou também juntamente com uma proteína, como o queijo.

Então, antes de iniciar qualquer dieta, lembre-se de procurar auxilio com um profissional da área de saúde para que uma simples dieta não vire um problema de saúde.

É muito importante consumir sempre diferentes e diversos alimentos para que nosso organismo não fique defasado de nenhum tipo de vitamina ou nutrientes.

Consuma frutas da mesma forma e com a mesma consciência de quando consumimos todos os outros alimentos para poder obter uma dieta rica e equilibrada.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>