Lavar as mãos evita doenças

Muita gente não sabe, mas a mão é a principal porta de entrada das bactérias e vírus no nosso corpo. A explicação é muito simples: tudo que tocamos no decorrer do dia, seja durante a jornada de trabalho, seja ao subir ou descer as escadas, em lugares públicos ou fechados, em objetos e ferramentas, balaústres e maçanetas, transmitem às mãos todos os fragmentos que ficaram acumulados ao longo dos dias. A sujeira depositada nesses lugares, ainda que não perceptível, pode conter desde simples ácaros e poeira, até o temido vírus da gripe AH1N1.

Recentemente, a grande campanha realizada para conter a epidemia ocasionada de gripe suína foi solicitar a lavagem das mãos várias vezes ao dia, inclusive promovendo o produto à base de álcool em gel como grande aliado no combate à propagação da doença. Você deve ter ouvido o temor que existe que doença volte a aparecer com mais resistência aos antibióticos e vacinas utilizadas. Não podemos vacilar.

Nunca levei essa conversa de trazer em minhas mãos, o risco de adquirir doenças muito à sério, até coçar os olhos ao chegar do trabalho e pegar conjuntivite. A partir de então, a primeira coisa que faço ao chegar em casa é lavar as mãos.

Nossas mãos sempre estão muito perto do nariz e dos olhos e estamos sempre recebendo ou levando doenças se não tivermos o costume simples e eficaz de evitar diversos males higienizando essa parte do corpo. Outra recomendação importantíssima é deixar as unhas bem cortadas e limpas, pois elas também podem conter agentes perigosos e difíceis de higienizar.

Talvez não tenha passado pela sua cabeça, mas ao comer um salgadinho, pegar um pedaço de doce oferecido por um amigo, roer as unhas ou apertar a mão de pessoas que lhe cumprimentam, tornam você uma pessoa com grande probabilidade de adquirir doenças. Outro instrumento propagador de doenças é  teclado de nosso computador. Existe todo tipo de fragmentos nesse teclado que você utiliza com tanta frequência, não percebendo o que está nos botões e no meio deles.

Sorte a nossa que grande parte dessas bactérias e vírus são combatidas pelos anticorpos presentes em nosso corpo, mas não podemos facilitar.

Todas as vezes que você passar algum tempo fora de casa, ou mesmo depois de realizar uma atividade, faça um favor para você e para as pessoas que você convive. Lave as mãos!

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>