O Hábito da Leitura

Ao longo do tempo, muitos hábitos foram extintos ou modificados. A forma de se vestir, o tipo da comida, o tratamento e convívio social, o poder de consume e acesso a novos produtos e serviços, entre outros. Um hábito que resiste ao tempo e mostra-se cada vez mais útil e necessário é a prática da leitura.

Muitos apostaram na aposentadoria dos livros com o advento das novos instrumentos de comunicação visual e de áudio, porém o que se viu foi o aproveitamento dos livros em todas a camadas e segmentos sociais na propagação inclusive da tecnologia. Vamos refletir e entender alguns benefícios da leitura, se praticada no dia-a-dia, que responde o por que essa prática está longe de ser descartada nas próximas gerações. As palavras absorvidas no texto promovem o enriquecimento da linguagem individual, aumentando o repertório utilizado na comunicação escrita ou falada do leitor. A leitura é um ótimo exercício de concentração e interpretação, transportando a mente do leitor ao ambiente das ideias e argumentos do escritor. Há também o aumento do poder criativo, intelectual e capacidade de persuasão do indivíduo, já que pessoas bem informadas tendem a ser importantes formadores de opinião.

Os livros também exercitam o senso crítico, pois as ideias do texto, quando conflitam com a experiência e opiniões do leitor, o fazem refletir sobre sua posição, podendo considerar novos conceitos e alterar ou até reforçar as convicções da pessoa. Os livros servem também de referência a que se multiplique a fonte de aprendizado, para outras pessoas, que poderão utilizar as informações repassadas de forma a atender diferentes necessidades emergentes.

É evidente que estamos falando da boa leitura. Com conteúdo informativo, crítico, social, científico, histórico, psicológico e espiritual. Certamente existem pessoas que utilizam esse recurso para influenciar as pessoas a atenderem interesses de terceiros e não acrescentam em nada à vida do leitor, pelo contrário até o prejudica.

Selecione as melhores leituras e deleite-se com a viagem rumo ao conhecimento!

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>