Como não engordar neste Final de Ano

Então pessoal, natal tá quase aí, ano novo também, e junto deles vem aquela enorme e irresistível comilança desmedida. Como escapar?

Muitas pessoas, assim como eu, não moram com os pais, passam comendo sanduíches, salgadinhos, pizzas et cetera, e quando vão para a terra natal se deparam com a famosa “comida de mãe”, ainda que algumas vezes a comida de mãe seja a torta que ela encomendou de uma padaria. Mas e daí? Você está em casa, no feriado, descansando, com preguiça, pronto pra esquecer de qualquer regime. Então, que venha a comilança, né?

Bom, se a sua família também tem uma queda por comilanças, não existe nenhum milagre que nos faça evitar isso, há apenas uma simples dica: resista. Brincadeira. Existem formas de evitar engordar demais nesses fins de ano, por exemplo, em vez de comer quilos de torta doce, encha a geladeira de frutas: melancia, uva, maçã, banana. Se possível, faça uma bacia de salada de frutas, pois entre encher a pança de merengue ou de frutas, nem preciso dizer o que é melhor pra quem não quer engordar.

Tudo bem, sei que frutas normalmente não satisfazem o desejo por doces, então pode-se recorrer às gelatinas light, cheias de colágeno de difícil digestão, são uma boa dica pra driblar essa gula. Frutas secas (não cristalizadas) podem ser usada e, caso sinta uma vontade irresistível de algo doce e crocante: granola.

E nos jantares? Bom, aí é mais simples. Evite maioneses e frituras, invista numa salada legal e colorida e no tradicional peru, ou pernil, ou outra carne, pois eu garanto que é melhor comer um cárneo do que se encher de arroz branco e pão.

E as festas? E os tragos? Bom, se você cuidou até agora da alimentação, dê um tempo e tome um traguinho, afinal, ninguém é de ferro, mas evite a cerveja, se quer um conselho pessoal. Particularmente, já não sou mais tão cervejeiro, tenho preferido runs prata e alguma cachaça de qualidade (sim, porque cachaça não é só aquela de R$5,50 que você compra em qualquer boteco).

Porém, no que diz respeito a bebida, temos o péssimo hábito no país do futebol (?) de consumir vinho apenas no inverno. O pessoal me olha de canto quando resolvo tomar vinho no verão. Pois bem, se você também curte vinho, é uma excelente opção, e aqui vão algumas dicas de uvas de vinhos bons para se tomar nessa época:
Brancos: pinot grigio, chardonnay e sauvignon blanc. Vinhos brancos têm mais saídas no verão porque podem ser tomados em temperaturas mais baixas, próximo aos 8 oC.

Tintos: pra fugir do tradicional cabernet sauvignon, eu indicaria pra esses dias um bom pinot noir, malbec ou syrah. Ainda que se indique temperatura por volta dos 12 oC, acho que já é uma temperatura agradável pra se tomar, porém, se resfriá-lo mais perderá um pouco do aroma (consequentemente do sabor), mas isso não chega a ser um pecado.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>