Vida Natural


Atualmente vivemos no stress diário, a rotina não permite viver sem relógio, temos horário marcado para tudo e nesta correria do dia realizamos as prioridades, as obrigações com o trabalho, com os filhos, com pagamento de contas, acordam e dormem pensando nestas tarefas. Na maior parte do tempo andamos dentro de prédios de concreto, dentro de carros, com roupas apertadas desconfortáveis. É raro pegarmos um sol pela manhã ou à tardinha, andar descalço ou cuidar das plantas ou ainda colher uma fruta fresca da árvore, importante para recarregar as energias, acalmar a ansiedade, evitar o stress, sentir-se parte da natureza.

E o brincar com os filhos, sobra tempo?

As crianças crescem num piscar de olhos e têm energia pra dar e vender…

Se descuidarmos um pouco, já passou o tempo da brincadeira e chegou a hora de buscar nas “baladas”.

Devemos resgatar a vida natural, como nossos ancestrais, o povo nômade colhia na natureza o que precisavam para sobreviver sem com isso afetar o meio ambiente. Comiam, como por exemplo, no inverno o que a natureza oferecia, sendo que era exatamente o que o organismo precisava naquela época do ano para se esquentar, havia uma harmonia entre o homem e o meio ambiente. Depois passaram a plantar, iniciou a agricultura e a criação de animais. Não digo, com isso, que devemos regredir, o progresso nos trouxe muitas coisas boas e devemos adquirir o máximo de conhecimento e aproveitar as experiências da vida para a evolução humana.

Na escola de educação infantil devemos proporcionar um desenvolvimento integral a nossas crianças, com um ambiente tranqüilo e acolhedor, os alunos devem ter a oportunidade de plantar sementinhas, conhecer os pequenos animais do ecossistema de sua horta, acompanhar o crescimento da planta, colher e preparar uma refeição com este alimento para depois degustar. Com isto estaremos favorecendo o desenvolvimento do paladar das crianças aos alimentos naturais e nutritivos. Os alunos teriam a oportunidade de conviver diariamente com a natureza, árvores, terra, frutos colhidos na hora, sol, água e alimentação equilibrada. Desde pequenos já aprenderiam a cuidar de seu meio ambiente, a separar o lixo, a reciclar o material, a valorizar seu mundo, crescendo com mais confiança e auto-estima, sem medos e com isto sendo feliz, curtindo a infância e deixando os pais mais tranqüilos na difícil tarefa de educar.

No Comments Yet
  1. Lucineide
    Você deve oferecer muitas frutas, como lanches e sobremesas, de cores variadas, em média de 3 a 5 ao dia. 2 vezes por dia oferecer vegetais crus como salada, acrescentar fibras como linhaça e fibra de trigo na alimentação, eliminar frituras, gorduras e doces concentrados como negrinho, chocolate, pudim e ambrosia. Evitar carnes gordas, embutidos e caldo de carne ou frango. Ovos caipiras, pode consumir até 3 vezes na semana cozido, nunca frito. Beber muita água em temperatura ambiente. Além de fazer um exercício físico como caminhada.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>