Viver para trabalhar ou trabalhar para viver?

O trabalho definitivamente é o lugar onde passamos a maior parte de nossas vidas. É a fonte de nossa renda para suprir as necessidades, pagar os estudos, realizar sonhos e projetos pessoais como: carro, casa, casamento, diversão, viagens, e outros. É o ambiente onde buscamos a auto-realização, reconhecimento, experiência e crescimento. Nada mais justo do que valorizar a vida profissional comprometer-se com a empresa e exercer com dignidade e dedicação o cargo. Porém, é de extrema importância tomar cuidado na relação trabalho x vida pessoal para que o sucesso esperado não dê lugar a uma vida desequilibrada, cheia de frustações e saúde abalada pelo stress.

Ao longo de quinze anos atuando na área financeira, administrativa e contábil, cansei de ver pessoas promissoras e talentosas, serem consumidas pela rotina e sobrecarga, depois de submetidas a exageradas sessões de desafios desproporcionais e agressivos. O resultado não podia ser outro: profissionais neuróticos, centralizadores, hostis, tensos, mal-humorados e doentes. A situação fica ainda mais delicada quando esse quadro alastra-se ao campo pessoal, com discussões, divórcios, carência de afetividade e falta de amigos. Se esse quadro lhe é familiar, devemos pensar juntos sobre a melhor forma de conduzir esse assunto. A questão a ser respondida é: “viver pra trabalhar ou trabalhar para viver?” É simplesmente uma questão de definir prioridades, valores e estabelecer limites.

Viver para trabalhar é transformar sua vida em trabalho. A obrigação vem em primeiro lugar e as metas e objetivos da empresa passam a ser prioridade. Todo o seu tempo e esforço são direcionados ao resultado, produtividade e lucro. A vida vai passando dentro de um escritório ou mesa de operações. Um bom salário justifica a ausência de descanso e a falta da companhia da família e amigos. Férias? Pra quê? Com tanto serviço para fazer e você sempre tão necessário para cumprir essas tarefas. Passam-se alguns anos. A empresa continua com suas metas e objetivos, muitas horas extras e desafios cada vez maiores. Onde estará você? Desfrutando de uma velhice doente e solitária? Usando todas as suas economias para cuidar do stress causado por tanto trabalho? Lamentando por não ter acompanhado o crescimento dos filhos ou não ter atendido os pedidos da família para ficar mais um pouco?

Trabalhar para viver é vestir a camisa da empresa, porém é ter a sua vestida por baixo e as pessoas que você ama estão em primeiro lugar. Seu tempo e esforço são utilizados para administrar as responsabilidades e planejar o futuro. Os abraços e sorrisos dos amigos e familiares lhe dão sustentação para encarar os desafios profissionais. Não ter conseguido ainda a esperada promoção ou o melhor salário é compensado por uma boa consciência do dever cumprido sem abrir mão de ir para o teatro com a namorada ou jogar bola com os amigos, ou brincar com o filho pequeno, jantar com a esposa, ir ao aniversário da mãe e sorrir com as agradáveis experiências em conviver com pessoas especiais, no trabalho, na faculdade, ou em casa. Férias? Em julho, dezembro ou janeiro. Viagens e passeios são obrigatórios. Delegar as tarefas aos colaboradores é importante, pois seu sucesso é o sucesso da empresa e de seus subordinados e companheiros. A empresa é uma extensão de seus melhores relacionamentos. Ao passar dos anos, a empresa continuará com metas objetivos e projetos ousados e inovadores. Onde estará você? Com certeza com a mente saudável, fruto de uma vida equilibrada e cheia de alegrias. Não sente remorso, pois abraçou, sorriu e viveu cada momento intensamente, tem bons amigos e sabe que a vida é mais que status, dinheiro e poder.

A vida é o presente! Já fez sua escolha?

No Comments Yet
  1. Excelente texto!!!! Nunca é demais lembrar que não escolher já é uma escolha, Os caminhos da vida são feitos de decisões e escolhas. Assim, o que cada um de nós é hoje, seja na sua vida profissional, seja na sua vida pessoal, é conseqüência destas escolhas e das ações adotadas para efetivá-las.
    Parabéns !!!!!!

    Sinelba

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>