Bem-estar

Aprenda a Meditar!

By  | 

A mente é uma tagarela e todo esse burburinho mental acaba deixando as pessoas esgotadas. Nesses casos, e em muitos outros, a meditação é um santo remédio, já que é uma das formas mais eficaz de reduzir a atividade mental. A mente relaxa a tal ponto que se tem a impressão de que ela “parou” e a busca da meditação é, em ultimo caso, a busca da chamada não-mente.

Mas o maior obstáculo para a meditação é que as pessoas não conseguem se concentrar, parar quietas, fazer o pensamento parar, a mente parar, entrar realmente em estado meditativo.

Para quem não tem costume e enfrenta dificuldades, a dica é se concentrar em um mantra ou então na respiração, até o estado em que, naturalmente, você passa a focar em nada e entra em um relaxamento profundo. Nesse estágio, aliás, a respiração se torna mais lenta, assim como os batimentos cardíacos.

Há, também, um aumento considerável na produção de endorfina, o que aumenta a sensação de bem estar, combate a ansiedade, o estresse e a irritação.

meditacao

Muita gente evita a prática da meditação por motivos religiosos, pois relaciona-se a meditação com o budismo, mas nada poderia ser mais errado, porque a meditação sempre existiu e não tem nada a ver com nenhum tipo de religião, mas, sim, com um estado de silêncio, relaxamento e bem estar.

O ideal é que, ao começar, a pessoa medite por 10 minutos diariamente, até que isso se torne um hábito. Para começar, sente-se numa posição que seja confortável, em algum lugar tranquilo e simplesmente relaxe, deixando os pensamentos irem e virem até que eles parem.

Existem dezenas de tipos de meditação, para os mais variados tipos de pessoa, mas a grande maioria começa com a pessoa entoando um mantra, de olhos fechados e deixando a mente “relaxar”.

A meditação taoista  por exemplo, pede que a pessoa fique em posição de lótus (pé direito sobre a perna esquerda e vice-versa), com a língua no céu da boca, enquanto mentaliza-se uma luz que percorre todo o corpo e enche-o de energia. Dizem que o processo de reenergização proporcionado por ela é poderoso!

Para quem não consegue ficar parado, vale lançar mão de uma meditação que foi muito utilizada pelo Osho, que, aliás, criou e aprimorou dezenas de meditações. Uma das mais famosas é a que pede para que a pessoa passe 15 minutos se chacoalhando, gritando, pulando, se sacudindo, se movimentando de qualquer forma, para, em seguida, sentar-se confortavelmente e de coluna ereta até se acalmar. Em seguida fica-se em silencio, deitada de barriga para cima por mais 15 minutos. Segundo ele, essa é a meditação perfeita para quem está muito tenso, muito estressado e muito reprimido, pois o chacoalhar joga a tensão pra longe, desbloqueia os centros energéticos e prepara o corpo e a mente para o estado de relaxamento.

Essa meditação acima, dizia o Osho, é perfeita para os ocidentais, para quem não tem costume de relaxar, de silenciar a mente e vive em constante movimento físico e mental.

Rate this post

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Content is protected !!