Como preparar os alimentos de maneira saudável

Muitas vezes, nos preocupamos com a qualidade e quantidade de alimentos ingeridos, mas não paramos para pensar, que a maneira com que esse alimento é preparado é muito importante para uma alimentação saudável.

Devido às praticidades dos temperos prontos encontrados nos mercados, as pessoas acabam optando por essa alternativa, sem saber que eles são compostos normalmente por um excesso de sódio, glutamato monossódico e gordura hidrogenada, um tablete contêm cerca de 9g de sódio, lembrando que para pessoas sadias o indicado é o consumo de apenas 6g no dia todo, o excesso pode acarretar em doenças cardiovasculares, renais e até câncer de estômago.

A melhor opção seria substituí-los por um tempero caseiro natural, preparado em casa, composto por ervas naturais de sua preferência como salsinha, cebolinha, alecrim, manjericão, coentro, cebola, alho e outros de sua preferência, alem de uma pitada de sal, desta maneira teremos certeza nas calorias e qualidades nutricionais ingeridas.

O que adianta se alimentar de uma dieta rica em verduras, legumes, arroz integral e carnes grelhadas se a maneira em que foi preparado não é adequada?

Também é importante na hora de preparar o alimento a escolha da qualidade do óleo e a quantidade utilizada, para culinária devemos utilizar o óleo de canola, girassol ou soja e para temperar a salada o azeite de oliva, lembrando sempre de não exagerar.

Uma lata de óleo para uma família de dois adultos e duas crianças é suficiente para um mês, isso indica que só esta sendo utilizado o óleo para refogar os alimentos e não preparar frituras.

Uma boa opção que dispensa o uso de óleo, para o preparo de arroz, são as panelas elétricas, muito utilizadas pelos orientais.

Para os legumes e verduras, existem as panelas que cozinham a vapor, além de preservar os nutrientes, dispensa o uso de gordura na preparação.

Caso você não tenha a panela, é só improvisar com uma panela grande, uma tampa e um escorredor de macarrão ou cesto de alumínio que se ajuste à panela, deixando uma quantidade razoável de água que não encoste ao escorredor. Ferva a água, acrescente os legumes ao escorredor e tampe de forma que o vapor não escape.

As carnes podem ser preparadas nos famosos grills que dispensam o uso de óleo e ainda permitem que o próprio óleo da carne escorra em um recipiente específico, ou também podem ser assadas no forno, dispensando o uso de gordura.

Quando for temperar a salada, utilizar um pouco de limão, uma pitada de sal, e um fiozinho de azeite de oliva, nunca utilize maioneses ou molhos prontos para salada.

Espero que essas dicas sejam proveitosas para uma alimentação equilibrada e preparada de maneira saudável!

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>