Categories: Alimentação

Como preparar os alimentos de maneira saudável

Rate this post

Muitas vezes, nos preocupamos com a qualidade e quantidade de alimentos ingeridos, mas não paramos para pensar, que a maneira com que esse alimento é preparado é muito importante para uma alimentação saudável.

Devido às praticidades dos temperos prontos encontrados nos mercados, as pessoas acabam optando por essa alternativa, sem saber que eles são compostos normalmente por um excesso de sódio, glutamato monossódico e gordura hidrogenada, um tablete contêm cerca de 9g de sódio, lembrando que para pessoas sadias o indicado é o consumo de apenas 6g no dia todo, o excesso pode acarretar em doenças cardiovasculares, renais e até câncer de estômago.

A melhor opção seria substituí-los por um tempero caseiro natural, preparado em casa, composto por ervas naturais de sua preferência como salsinha, cebolinha, alecrim, manjericão, coentro, cebola, alho e outros de sua preferência, alem de uma pitada de sal, desta maneira teremos certeza nas calorias e qualidades nutricionais ingeridas.

O que adianta se alimentar de uma dieta rica em verduras, legumes, arroz integral e carnes grelhadas se a maneira em que foi preparado não é adequada?

Também é importante na hora de preparar o alimento a escolha da qualidade do óleo e a quantidade utilizada, para culinária devemos utilizar o óleo de canola, girassol ou soja e para temperar a salada o azeite de oliva, lembrando sempre de não exagerar.

Uma lata de óleo para uma família de dois adultos e duas crianças é suficiente para um mês, isso indica que só esta sendo utilizado o óleo para refogar os alimentos e não preparar frituras.

Uma boa opção que dispensa o uso de óleo, para o preparo de arroz, são as panelas elétricas, muito utilizadas pelos orientais.

Para os legumes e verduras, existem as panelas que cozinham a vapor, além de preservar os nutrientes, dispensa o uso de gordura na preparação.

Caso você não tenha a panela, é só improvisar com uma panela grande, uma tampa e um escorredor de macarrão ou cesto de alumínio que se ajuste à panela, deixando uma quantidade razoável de água que não encoste ao escorredor. Ferva a água, acrescente os legumes ao escorredor e tampe de forma que o vapor não escape.

As carnes podem ser preparadas nos famosos grills que dispensam o uso de óleo e ainda permitem que o próprio óleo da carne escorra em um recipiente específico, ou também podem ser assadas no forno, dispensando o uso de gordura.

Quando for temperar a salada, utilizar um pouco de limão, uma pitada de sal, e um fiozinho de azeite de oliva, nunca utilize maioneses ou molhos prontos para salada.

Espero que essas dicas sejam proveitosas para uma alimentação equilibrada e preparada de maneira saudável!

Share

Recent Posts

Alimentos que não devem fazer parte da sua dieta

Sabemos que para termos uma vida saudável e alcançar o objetivo de ter a silhueta perfeita devemos nos prevenir e…

2 anos ago

Mito ou verdade: dietas causam problemas de visão?

Diferentes tipos de dietas aparecem diariamente, uma mais maluca do que a outra e tudo isso para acabar com aqueles…

2 anos ago

Top 5 – mitos das dietas

Sabemos que hoje em dia podemos contar com um vasto leque de novas dietas a cada instante, algumas que você…

2 anos ago

Dieta da moda. Dieta da aveia!

Sabemos que a cada segundo uma nova dieta é criada por alguém e passa a ser seguida de acordo com…

2 anos ago

Veja a melhor idade para se fazer dietas

Sabemos que de acordo com determinados momentos de nossa vida, temos diferentes preocupações e prioridades. (mais…)

2 anos ago

Precisa ir ao gineco? Atente-se ao seu corpo!

Uma coisa que toda mulher precisa saber e fazer, é uma visitinha ao seu ginecologista anualmente, pelo menos, para fazer…

2 anos ago