Beleza

Nutricionista X Nutrólogo: Qual a Diferença?

By  | 
nutricionista x nutrólogo

Nutricionista X Nutrólogo: Qual a Diferença?

Quando a necessidade de emagrecer bate na porta, muita gente se questiona qual profissional procurar, um nutrólogo ou um nutricionista? Apesar dos nomes parecidos e da constante confusão por conta da grande maioria das pessoas, nutrólogos e nutricionistas são profissionais completamente diferentes.

Em comum existe o fato de que os dois possuem a função de corrigir desequilíbrios nutricionais e promover a reeducação alimentar do indivíduo, ensinando-o a se alimentar de forma correta, verificando quais as possíveis deficiências e excessos nutricionais e, com base nisso, indicando a ingestão correta de micronutrientes e macronutrientes.

Macronutrientes são os necessários em maiores quantidades no organismo, são os que geram energia ao corpo, como as proteínas e os carboidratos, por exemplo. Os micronutrientes, por outro lado, são, apesar de necessários em menores quantidades, essenciais para o correto funcionamento do organismo.

A formação acadêmica do nutrólogo e do nutricionista é absolutamente diferente. O profissional de nutrologia cursou medicina e, após se formar, especializou-se na área de nutrição, formação que possibilita o diagnóstico de excessos e deficiências, e também, e mais importante, permite que sejam receitados remédios.

O nutricionista é um profissional que fez faculdade de nutrição, não de medicina, o que possibilita também o diagnóstico de deficiências e excessos no organismo, só que ele não pode receitar medicamentos. A ele cabe a função de prescrever dietas, montando cardápios adequados a cada pessoa.

São atividades privativas do profissional de nutrição, conforme a Lei nº 5.276/91 e a Lei nº 8.234:

  • Direção, coordenação e supervisão de cursos de graduação em nutrição;
  • Planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação de serviços de alimentação e nutrição;
  • Planejamento, coordenação, supervisão e avaliação de estudos dietéticos;
  • Ensino das matérias profissionais dos cursos de graduação em nutrição;
  • Ensino das disciplinas de nutrição e alimentação nos cursos de graduação da área de saúde e outras afins;
  • Auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética;
  • Assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas e privadas e em consultório de nutrição e dietética;
  • Assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e a nível de consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas para enfermos.

Nutricionista X Nutrólogo

A abrangência da atuação dos nutrólogos tende a ser mais ampla, já que envolve:

  • Diagnóstico e tratamento de doenças nutricionais, inclusive a diabetes mellitus, a obesidade e a hipertensão arterial, podendo solicitar e avaliar exames.
  • Identificação dos erros relacionados aos hábitos de vida, alimentos e/ou estados orgânicos que contribuam para o quadro nutricional do indivíduo.
  • Fornecer informações ao paciente sobre quais substâncias são benéficas e quais são maléficas nos alimentos, para que as escolhas alimentares sejam feitas para se obter maior qualidade de vida; informar que, em alguns casos, a ingestão de um determinado nutrientes não significa o seu aproveitamento pelo organismo; esclarecer o funcionamento de doenças nutricionais, que  envolvem  desde uma simples carência de vitamina A, passando pela anemia ferropriva até anorexia nervosa, obesidade, diabetes mellitus, hipertensão arterial, inúmeros tipos de câncer, e muitas outras doenças.
  • Explicar ao paciente que o seus hábitos e comportamentos alimentares, bem como suas escolhas em relação ao que ingerir, em quais horários ingerir e como é feita essa ingestão, influenciam diversos mecanismos regulatórios.
  • Mostrar ao paciente que a informação nutricional é de essencial importância para a redução do risco de desenvolvimento de doenças, bem como para a promoção do bem estar.

Ou seja, nomes parecidos, profissões diferentes.

5/5 - (6 votes)

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!