Depilação: Qual é o intervalo ideal para fazer?

Qual é o intervalo ideal entre uma depilação e outra?

Vamos combinar: toda beleza requer um pouco de sacrifício. A depilação faz parte disso e as mulheres sabem bem sobre o assunto. A depilação faz parte da rotina mensal ou semanal de todas (ou quase todas) as mulheres, principalmente daquelas que se consideram vaidosas e gostam de se ver e sentir sem pelos.

A preocupação com os pelos não acontece apenas no verão. Escolher o procedimento de depilação correto é importante para o cuidado da pele. As áreas mais depiladas são axilas, pernas, virilha e buço.

Close-up of soft female legs after depilation over white background  Note to inspector: the image is pre-Sept 1 2009
Pernas lisas

Muitos são os métodos utilizados para eliminar pelos do corpo. Entre os procedimentos caseiros estão as populares pinças, aparelhos de barbear, lâminas e depiladores elétricos. Cada um deles têm suas vantagens e desvantagens. Existem também as depilações feitas em salões de beleza por profissionais qualificados e especializados no assunto. Entre os procedimentos estéticos para a retirada de pelos realizada em clínicas e salões estão a depilação com cera quente ou fria,  depilação a laser e a fotodepilação.

Cada mulher deve escolher a que acha mais confortável e conveniente de acordo com o tempo que quer se manter livre dos pelos. Para ficar feliz com o resultado, antes e depois da depilação é interessante seguir algumas recomendações:

* Um dia antes da depilação, faça uma esfoliação na área a ser depilada  para retirar as células mortas e desencravar os pelos.

* não se exponha ao sol logo depois da depilação feita com cera já que o risco de manchas é quase certo.

* Não use hidratantes ou cremes logo depois da depilação, pois eles obstruem os poros, causando irritação e pelos encravados.

* Para evitar pelos encravados, faça semanalmente esfoliação no corpo todo.

* Também para evitar pelos encravados, evite o uso de roupas muito apertadas, principalmente na região da virilha.

Tipos de depilação:

  • Depilação com gilete: é um procedimento rápido, sem dor mas requer que seja feita a cada dois ou três dias de acordo com a intensidade com que crescem os pelos, ou seja, é não definitiva. Além disso, pode causar irritação ou, sem querer, vir a cortar a pele durante o procedimento. É sem dúvida o método mais acessível. Se optar por este procedimento, procure que as lâminas sejam de boa qualidade e use uma para cada sessão, não reutilize.
  • Depilação com cera quente ou fria: também não se trata de uma depilação definitiva, mas é mais eficaz e duradoura que o procedimento feito com lâmina. A duração da depilação realizada com cera quente ou fria pode variar, mas normalmente pode durar de 20 a 25 dias. Tudo dependerá da quantidade de pelos que tenha cada um.
  • Depilação por Eletrólise: é feita com agulha, com pinça. É um método definitivo. É realizado através de uma pequena agulha introduzida em cada folículo na qual é descarregada uma pequena carga elétrica. Deve ser feita toda semana até concluir o procedimento.
  • Depilação a laser: é um procedimento eficaz e definitivo. Este método é nada mais nada menos do que uma luz na cor vermelha que vai entre 700 á 1.064 herts. É um tratamento sem dor, mas que leva um determinado tempo dependendo da quantidade de pelos a retirar e da região do corpo. Não é realizada em uma sessão apenas senão em várias de acordo com a necessidade e isso a torna cara, sendo das pouco acessíveis mas não de difícil concretização.
  • Creme depilatório : Consiste em um creme com composições químicas que deixa o pelo mole ficando assim fácil a retirada. Apesar de não haver irritação este é o pior método de depilação pois os pelos não são tirados da raiz sendo assim crescem bem mais depressa que os outros métodos e não diminuem os pelos. A frequência de aplicação do produto depende da região do corpo.
  • Depilador elétrico: Consiste em retirar os pelos em um aparelho que é formado por diversas pinças metálicas. É feito em casa. Existem várias marcas e modelos disponíveis no mercado. O procedimento tem um pouco de dor mas, depois de se acostumar, a dor é imperceptível ( dizem as adeptas do depilador elétrico). A frequência entre uma depilação e outra depende de cada mulher, segundo a frequência de crescimento dos seus pelos e da região a depilar.

Sem dúvida, a depilação é um tema que está na boca de qualquer frequentadora de salão de beleza. Seja qual for a escolha que fizer, antes de tudo, consulte um dermatologista para ter certeza da eficácia, vantagens e desvantagens do procedimento escolhido assim como o intervalo entre depilação e depilação.

Muitos especialistas afirmam que a depilação a laser seria a melhor escolha já que se elimina, literalmente, o problema de raiz. O único a levar em consideração com este procedimento é saber com quem e onde fazer. É fundamental que seja em uma clinica e profissional responsável.

O intervalo entre uma depilação e outra, em definitiva, depende de cada mulher, do crescimento dos pelos e da região do corpo.  O fundamental de tudo isto é conhecer a sua pele e adotar o melhor procedimento que não cause irritação e prejudique a saúde. Se nenhum dos procedimentos lhe convencer, ainda existe a possibilidade de deixar os pelos crescerem e serem felizes! E não é nenhum absurdo o que estamos dizendo, em alguns países, mulheres peludas estão sendo tendência. Você decide!

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>