Carreira e Dinheiro

Vire uma empreendedora investindo em franquias

By  | 

A conquista da independência financeira é um dos maiores desejos de qualquer pessoa. Em busca desse objetivo, há quem prefira abandonar a vida de funcionário e investir em um negócio próprio. Virar patrão é bom, mas exige muita dedicação e atenção a diferentes áreas: são fornecedores, clientes, funcionários e muito mais pessoas a quem se deve ficar atento. Todos sabem que essa escolha é muito trabalhosa, mas que dá resultados para quem se dedica. Ainda assim, essa não é a única opção para quem quer abrir o negócio próprio.

Vire uma empreendedora investindo em franquias

Vire uma empreendedora investindo em franquias

Pequenas empresas podem dar muito certo, mas possuem uma margem de falência que assusta muita gente. Para fazer um investimento mais certo no mesmo sentido, as franquias podem ser uma opção segura. Segundo pesquisa da International Franchise Association, a taxa de mortalidade das empresas comuns e das franquias é bem diferente. Enquanto 23% dos pequenos negócios costumam quebrar durante o primeiro ano de funcionamento, apenas 3% das franquias passam pelo mesmo problema. A taxa é ainda mais impressionante quando se trata dos primeiros cinco anos do negócio: se 71% das empresas correm risco de ‘morrer’ neste período, o mesmo acontece com 8% das franquias.

Uma vez que você decidiu que quer mesmo se tornar franqueada, é preciso saber quanto capital existe em conta para investir nesse tipo de negócio. A primeira despesa será a taxa de franquia, que conclui o fechamento da oportunidade. O valor pode variar muito, indo de R$ 5 mil a mais de R$ 500 mil, e inclui várias despesas como treinamento de equipe, suporte para escolher o ponto, projeto de arquitetura, e muito mais. É preciso saber também que há um valor a ser pago para garantir a promoção do negócio (uma espécie de tarifa de propaganda), além dos royalties pelo uso da marca, que pode variar de 2% a 15% do faturamento mensal.

Algumas dicas simples também podem ajudar a fazer a escolha certa e um investimento certeiro para ganhar muito dinheiro trabalhando com um negócio seguro e que tem a ver com a sua personalidade:

1 – Identificação:

escolha uma marca que tem a ver com seus gostos, suas habilidades e seus interesses. É importante investir sua grana em um negócio que desperte sua paixão, e no qual você realmente acredite. Há empresas em todas as áreas, desde beleza, até alimentação e produtos eletrônicos, então com certeza existe uma que é a sua cara. É o primeiro passo para o sucesso!

2 – Pesquisa:

uma vez escolhida a área e a empresa com a qual você quer trabalhar, é importante entender como funciona a rede de apoio da marca para que você abra o seu negócio. Pergunte tudo: como eles ajudam na instalação, que tipo de suporte você recebe, como funciona a implementação, qual a proximidade com a marca uma vez que tudo estiver instalado. Não fique com dúvidas!

3 – Treinamento:

treinar os funcionários que farão parte da sua equipe não significa apenas ensinar as técnicas de atendimento e a melhor forma de servir o cliente, mas também dar o suporte na hora de organizar as contas, de separar os valores dos royalties, de se organizar na contabilidade, etc.

4 – Retorno financeiro:

há documentos que podem ajudar você a entender melhor a lucratividade do negócio escolhido. Um deles é a Circular de Oferta (COF), que traz o demonstrativo de resultados de uma operação. Este papel também deve descrever todos os valores que precisam ser investidos no negócio, e, a partir daí, calcular o quanto é possível faturar com a franquia.

5 – Opinião:

converse com outros franqueados, descubra quais foram as dificuldades deles e como eles as contornaram. Veja se já estão tendo o lucro esperado, se a área é realmente aquilo que você espera e como funciona a equipe de suporte da marca. Mais uma vez: tire todas as suas dúvidas! Quem está no papel que você pretende ocupar em breve é a melhor fonte de consulta nesse sentido.

Rate this post

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!