Desde pequenos aprendemos que a hora de dormir é quando escurece e tudo fica quietinho, mas com o passar dos anos, às vezes por medo ou apenas por questão de conveniência, deixamos um pequeno abajour ligado ou então, uma luz do corredor para iluminar o quarto, caso precise ir ao banheiro.
Pois é, mas alguns estudos realizados por britânicos dizem que pode haver alguma relação entre a exposição de luzes ao dormir com problemas de obesidade que também podem afetar e causar problemas mais especificamente em mulheres, como o câncer de mama.
Nos estudos não é possível, ainda, afirmar que a relação existe, mas é muito intrigante, por isso novos estudos serão realizados para poder afirmar com certeza essa relação entre a exposição das luzes e o sono.
Sabemos que essa pesquisa foi realizada para verificar a possível causa do câncer de mama. Nesse estudo, um amplo grupo de mulheres de 40 anos ou mais foram analisadas quanto seus hábitos, inclusive na hora de dormir.
Mesmo sem a comprovação dos fatos, fica a dica para que mulheres, em especial, acima de 40 anos evitem dormir com exposição à luz.
Também sabemos que pouca luz pode trazer mais relaxamento e assim causar um sono tranqüilo.
Quanto a possível relação do fator obesidade baseado na exposição de luz, sabemos que tratando-se de obesidade, independente de causar risco de câncer de mama, por si só, já é um problema muito sério para a saúde.
Sendo assim, não deixe de realizar o auto-exame e manter hábitos saudáveis que também auxiliam demais para mantermos nossa saúde sempre em dia.
Enquanto os estudos não são concluídos, aproveite as dicas e lembre-se de sempre cuidar de seu corpo para evitar problemas e ao menor sinal de desses, consulte um médico especialista imediatamente.
Cuide-se, pois já diz o ditado: “corpo são, mente sã”.