Alimentação para aliviar a TPM

Algumas mulheres sofrem e muito com os sintomas da TPM (Tensão Pré Menstrual), e a alimentação pode interferir bastante nesses sintomas.

Esses sintomas desagradáveis acontecem devido a alterações hormonais onde pode ocorrer ganho de peso devido o aumento de apetite, inchaço, irritabilidade, dores de cabeça e alterações de humor.

Uma alimentação rica em fibras, carboidratos, proteínas e pouca gordura colaboram e muito na diminuição desses sintomas.

Alguns alimentos possuem como função, liberar o excesso de estrogênio no corpo, que é o hormônio que em excesso ocasiona esses sintomas.

As fibras, presentes em frutas, verduras e grãos integrais, como a semente de linhaça auxilia no alivio dos sintomas, a recomendação é que se consuma uma colher (chá) cheia por dia, acrescentado nas massas de tortas, pães, biscoitos, bolos, vitaminas, saladas, granolas, iogurtes ou até mesmo como tempero na salada.

A gordura da dieta deve ser substituída por gorduras vegetais, como óleo de canola, girassol, azeite e as castanhas, auxiliando na diminuição do estrogênio.

Alimentos ricos em Omega-3 diminuem os sintomas de cólicas e sensibilidade nas mamas, as melhores fontes dessa gordura são encontradas nos peixes como atum e salmão, nas castanhas, na semente de linhaça e nos vegetais verdes escuros.

Reduzir a cafeína e o álcool da alimentação também é importante. A cafeína contida no café, chocolates e alguns refrigerantes, aumentam a ansiedade e variação de humor, enquanto o álcool pode provocar dores de cabeça, fadiga e depressão.

O excesso de sal aumenta a retenção de líquidos, que também é comum nessa fase, diminua alimentos muito salgados, como embutidos (salsicha, lingüiça, salame, presunto).

É muito importante a ingestão de líquidos, existem alguns chás e sucos aliviam e muito os sintomas, como sucos de limão, melancia, melão e o chá de salsa e erva cidreira.

O agrião e a escarola são folhas diuréticas que auxiliam na diminuição da retenção de líquidos, alimentos ricos em cálcio, como leites e derivados, a couve e semente de gergelim também diminuem esse sintoma.

Com uma melhoria na alimentação e qualidade de vida no dia a dia e principalmente na fase de TPM, conseguimos diminuir os sintomas desagradáveis.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>