Coaching: Ferramenta Para o Sucesso!

O coaching caiu na boca no povo, sobretudo no mundo corporativo. Mas você sabe o que significa essa expressão? Coaching é, resumidamente, um tipo de técnica utilizada para orientar, tornar mais fácil o processo de tomada de decisões bem como a busca de alternativas em momentos de crise na carreira profissional.

Há quem confunda o coaching com a terapia, e ele pode ser considerado, de certa forma, um processo bem similar, já que inclui sessões diversas com duração de uma a duas horas nas quais os indivíduos são orientados e, se feito por quem tenha qualificação para tal, pode ajudar – e muito- na carreira.

De modo geral, essa é uma técnica que sempre descamba em uma decisão e que, muitas vezes, mostra para o indivíduo atitudes e características que ele desconhecia e que podem ter causado problemas com colegas ou com chefes, de modo que a pessoa passa a ver o que realmente está causando o problema e, assim, possa corrigi-lo.

aumentoMM

A técnica pode ser utilizada em diversas situações, mas,  geralmente, quem procura um profissional especializado tende a buscar resolver  problemas relacionados à insegurança, à dúvidas, à indecisões quanto ao rumo profissional a seguir, bem como definir quais são as competências que a pessoa possui e que podem ser utilizadas de forma proveitosa para alavancar a vida profissional. Outra aplicação da técnica é para orientar sobre as relações interpessoais e progressão de carreira.

Apesar de importante e bem útil, o coaching não é essencial para alcançar o sucesso na carreira. Contudo, para os que tiverem oportunidade e desejarem se conhecer um pouco mais, para saber suas maiores limitações (e como saná-las) e suas maiores competências, é  essa é uma técnica que garante grande ajuda, já que, desse modo, torna-se mais fácil se posicionar, tomar decisões e agir melhor nos momentos de crise.

Apesar de não ser uma profissão regulamentada, essa é uma atividade profissional reconhecida, com formação feita por entidades sérias, como universidades diversas e a Sociedade Brasileira de Coashing. Assim, quando procurar algum profissional do tipo, verifique a formação, as qualificações e dê sempre preferência a profissionais reconhecidos,  dos quais você já tenha boas referências, o que reduz as chances de cair em mãos erradas.

Isso é importante porque existem muitos “profissionais” sem preparo e experiência, o que acaba banalizando a técnica e gerando graves problemas. No mais, opte sempre por alguém com o qual você simpatize, você sinta confiança, que te passe uma determinada transparência, coisas que são determinantes para o sucesso (ou não) do processo.

Como identificar um bom profissional? Além de observar os requisitos acima, ele não propõe soluções “receita de bolo” e nem é genérico em suas avaliações e orientações, mas, ao contrário, analisa cada caso individualmente e orienta de acordo com a situação específica.

É bom lembrar que, apesar de, modo geral, focar na vida profissional, o coaching tende a beneficiar outras áreas da vida da pessoa, já que é normal que sejam discutidos e comentados problemas relacionados ao indivíduo e seu mundo, o que inclui a vida amorosa e familiar. Além disso, é comum que a pessoa passe a se mostrar mais segura, o que reflete em todas as outras áreas, e mais autoconfiante.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>