Carreira e Dinheiro

Insegurança no Trabalho: O Que Fazer?

By  | 

A insegurança é um grave problema para os profissionais no universo corporativo, já que é causa de  limitações que impedem o crescimento profissional, algo tão desejado  por quem, afinal, se preparou para isso.

É comum que as pessoas, sobretudo quando estão em um trabalho ou em uma equipe nova, tenham medo de expor seus posicionamentos, suas ideias, de questionar, de expor dúvidas ou  coisas do tipo. Isso é natural e até esperado, já que essa insegurança diante do “desconhecido” causa um certo desconforto, até porque, a tendência é que as pessoas se habituem ao que já sabem fazer, às situações e às pessoas com as quais já estão acostumadas.

Além da questão que envolve o “medo do novo”, problemas relacionados à autoestima, bem como ao pouco conhecimento sobre o assunto abordado ou a área de atuação da empresa são fatores que, quase sempre, estão relacionados à insegurança.

É evidente que quem não possui conhecimento suficiente ou quem não domina o tema a ser tratado, tende a se sentir inseguro, porque afinal , supõe-se que todos os outros saibam mais do que ele e isso o põe na berlinda.

tumblr_lyf4j8P0AK1qdyxpt

Aqui, a solução é buscar meios de aprender e se especializar cada vez mais, para saber cada vez mais e poder se relacionar profissionalmente de igual para igual.

Quando o fator determinante é a baixa autoestima, que é bastante comum, a pessoa se retrai por acreditar ser inferior, por acreditar não ter competência ou conhecimento suficiente para ocupar a posição que ocupa. O melhor, nesse caso, é procurar apoio psicológico, já que esse é um fator limitante difícil de ser sanado e que pode minar a vida profissional, sem falar na pessoal, de qualquer pessoa.

Essa insegurança é mais comum nos recém formados, que mesmo tendo cursos e formação de qualidade, não se sentem preparados  e não se acham capacitados para encarar o mercado de trabalho.

Mas, independente das causas e fatores determinantes, é importante aprender a lidar com essa insegurança. O primeiro passo é reconhecer essa característica, pois só assim é possível tratar o problema e eliminá-lo. Depois é preciso buscar se qualificar mais e mais, pois a competitividade no trabalho é selvagem e cresce a cada dia, então vence o melhor, vence quem sabe mais. Como conhecimento é poder, faça de tudo para ter esse poder, pois isso, com certeza, reduzirá a sua insegurança.

É preciso analisar, também, se esta insegurança está relacionada a insatisfação profissional. Muitas vezes, quando se chega ao mercado de trabalho, percebe-se que aquela não era, exatamente, a profissão desejada, ou, ainda, percebe-se que aquela empresa , aquela área ou mesmo aquele cargo não é o que você deseja para sua vida.

Diante disso, é necessário fazer um trabalho de autoanálise para descobrir qual é, realmente, o seu campo de interesse, a área e empresa na qual você quer atuar e, a partir disso, traçar um plano profissional que te permita ir atrás das suas escolhas, pois só assim, fazendo o que se gosta, é que se atua com firmeza e segurança.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Content is protected !!