Antigo templo da deusa gato foi encontrado no Egito

O Egito anunciou que os seus arqueólogos descobriram um templo da era Ptolomaica de mais de 2.000 anos, que podem ter sido dedicado à deusa gato antigo, Bastet.

O Conselho Supremo de Antiguidades, disse que foram descobertos ruínas do templo mediterrânea de Alexandria no centro da cidade portuária, a sede da dinastia fundada por Alexandre, o Grande, no século 4 aC, que terminou com o suicídio de Cleópatra, 300 anos depois.

O templo pertenceu a rainha Berenice, esposa do rei Ptolomeu III, que governou o Egito no século 3 aC.

Mohammed Abdel-Maqsood, o arqueólogo egípcio que conduziu a equipe de escavação, falou do grande número de estátuas Bastet encontrados nas ruínas, e que podem indicar que este pode ser o primeiro templo ptolomaico descoberto em Alexandria para ser dedicado à deusa gato.

Isso também sugere que a adoração da deusa-gato continuou no Egito muito tempo depois do que se imaginava. Estátuas de outras divindades egípcias também foram encontrada.

Zahi Hawas, arqueólogo chefe do Egito, disse que o templo pode ter sido utilizado nos últimos tempos como uma pedreira e que isto foi evidenciado pelo grande número blocos de pedra desaparecidos.
Alexandria-Moderna foi construída diretamente sobre as ruínas da cidade clássica, e muitos dos grandes templos, palácios e bibliotecas desse tempo permanecem desconhecidos.

O templo foi encontrado no el-Kom Dekkah bairro perto da estação ferroviária da cidade principal, e é também o local de um anfiteatro romano bem conservado.

Fonte.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>