A importância do alongamento antes da atividade física

Alongamento  é muito importante antes de uma atividade, o alongamento é o estiramento muscular que possibilita um manejo facilitado no exercício evitando lesões. É o preparo muscular para atividade que irá ser realizada e também um relaxamento muscular pós-atividade.

Antes de iniciar qualquer atividade física é aconselhável que procure um médico e profissionais habilitados em educação física para prescreverem o exercício mais apropriado para você.

Após esse passo importante que você der, a recomendação é aprender a fazer os alongamentos antes e depois dos exercícios, principalmente nos músculos que serão ou foram trabalhados na atividade.

O alongamento é de fundamental importância, pois ele favorece a manutenção dos níveis de flexibilidade e a realização de movimentos de amplitude normal, preparando assim o corpo para a atividade e evitando riscos para os músculos esqueléticos, tendões e articulações.

importância do alongamento

Cuidados durante a prática do alongamento:

1- Faça-o lentamente e respeite seus limites;

2- Respire lenta e profundamente, feche seus olhos;

3- Não estire bruscamente os músculos;

4- Não utilize pesos ou sobrecargas.

Recomendações:

É recomendável que todas as pessoas pratiquem o alongamento, seja para se exercitar ou para o condicionamento físico, principalmente as pessoas que trabalham ou passam muito tempo sentadas ou em pé e que realizam atividades de movimentos repetitivos (massagistas, analista de sistemas, trabalhadores de informática, etc.).

Depois de terminar seu exercício físico, é importante também fazer o relaxamento ou volta à calma.

Não é saudável parar o exercício bruscamente, é importante diminuir lentamente a intensidade da sua atividade. Dessa forma, haverá um relaxamento do sistema nervoso central, aumentando a descontração da musculatura e favorecendo a recuperação metabólica.

Lembre-se de alongar novamente!

No Comments Yet
  1. bom só q não gostei ali onde fala procurar um MEDICO e um profissional da educação fisica, o profissional da educação fisica é SIM capacitado para prescrever atividades fisicas pois é seu dever, mas ja o médico não tem nenhum direito de PRESCREVER exercicios fisicos pois isso ja é um desvio de função e ele não é capaictado para isso…

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>