Como Retardar Crescimento dos Pelos Após Depilação
No mundo atual, as mulheres gostam de estar sempre muito bem arrumadas e produzidas. Além disso, apesar de fugir do ponto de vista “cultural” da coisa, hoje em dia, as mulheres, sim, se depilam. Elas dizem mesmo adeus para os pelos e de formas variadas!
Cada uma escolhe a melhor forma de retirá-los, tais como:
- pinça, cera quente ou fria, lâmina e até mesmo a laser.
É claro que cada uma dessas maneiras tem suas vantagens e desvantagens, pois umas são mais caras, outras duram mais ou sofrem menos. Enfim, o que importante é tirar os pelos!
Contudo, qual é a mulher que não quer ficar com a pele lisinha por mais tempo?
Para isso, separamos algumas dicas que devem ser feitas, antes e depois da depilação para que isso aconteça.
Vamos às dicas?
Nunca se esqueça de passar cremes em sua pele antes e depois da depilação. No entanto, após a retirada dos pelos, procure usar algo sem álcool, pois, do contrário, isso poderá irritar sua pele.
Se possível, como segunda dica, faça uma esfoliação antes de se depilar. Dessa forma, você eliminará todas as células mortas de sua pele. Isso não deixará também com que os pelos comecem a crescer encravados.
Após a depilação é super indicado, segundo profissional da área, passar em sua pele, gelo.
Sim, gelo!
- Ele fará com que seus poros fechem, tardando mais o crescimento dos mesmos. E, falando em crescer, tente sempre fazer a depilação de 3 em 3 semanas, no mínimo, pois esse é o tempo que demora para o ciclo do crescimento de seus pelos.
[box] Se você fizer se forma descompassada, você sofrerá com os pelos que estarão crescendo e os outros que já estarão grandes. Não é fácil esperar, mas é a maneira de encontrar melhores resultados que, aliás, só melhorarão com o passar do tempo.[/box]
Como evitar os pelos encravados na depilação com lâmina?
A lâmina é a maneira mais barata, mais fácil e mais rápida de depilar as pernas, axilas e virilha. Dá para fazer em casa, durante o banho, sem precisar gastar muito e nem perder muito tempo. Por outro lado, a lâmina é uma das técnicas de depilação que mais encrava os pelos.
[box] Isso acontece porque eles são raspados e não arrancados direto da raiz, como acontece com a cera, por exemplo. Quanto mais você depilar a mesma região, mais o fio fica resistente, começa a romper e o pequeno pedaço que sobra não consegue crescer e acaba ficando na pele, encravado.[/box]
Claro que não é só esta a questão que encrava o pelo. A espessura dele também pode ser um fator que prejudica na hora de depilar. Outro causador de pelos encravados é o formato do fio, que pode crescer de forma desalinhada e dificultar a saída no poro.
Os pelos que menos inflamam e encravam são os retos e lisos, que nascem ordenados e em uma direção apenas, geralmente. Já os enrolados saem com mais dificuldade da pele e tendem a inflamar logo depois.
[box] A melhor maneira de evitar o pelo encravado é, sem dúvida, prevenir a inflamação. Como? Em casa mesmo, com poucos produtos e um pouco de tempo e dedicação. Uma das maneiras mais fáceis de se não se incomodar é molhar a pele antes de passar a lâmina. Esta técnica está proibida em peles secas, já que isso vai agredir os poros, que tendem a inflamar.[/box]
A orientação é sempre lavar bem a área com água morna ou quente, que dilata os poros e deixa o pelo mais soltinho na hora de arrancar e, também, usar em cada passada de lâmina, um sabonete específico para a região.
[box] Quando se fala em higiene e prevenção de pelos encravados, é imprescindível que toda depilação você use uma lâmina nova. Ficar reutilizando o mesmo aparelho por muito tempo só piora a situação e pode causar danos à pele. Com o tempo, a lâmina perde sua qualidade e acaba não cortando os pelos de forma correta.[/box]
O resultado será uma depilação com defeitos e futuros pelos encravados.
Na hora de passar a lâmina, o sentido também previne o problema. O correto é sempre passar a lâmina no mesmo sentido que os pelos nascem. O intervalo de crescimento pode variar de dois dias a uma semana.
[box] Especialistas no assunto garantem que a esfoliação pode salvar muitas peles machucadas e pelos encravados. Essa é uma das atitudes que mais previnem o problema, já que retira as células mortas da pele e ajuda no crescimento dos pelos. Quando você faz a esfoliação, está retirando uma camada pequena de pele, que já está sem vida, deixando a pele nova mais lisa e saudável. Pode ser feita por mulheres com diferentes tons de peles e as que têm mais ou menos pelos. [/box]
- Uma dica caseira é misturar mel e açúcar em um pote e passar sobre a pele seca, esfregando em movimentos circulares com as mãos ou com uma esponja vegetal.
- Mas também há esfoliantes prontos que já possuem um óleo de hidratação na composição, que evita o ressecamento.
- É sempre bom esfoliar um ou dois dias antes da depilação.
Faça esses processos e verá como sua pele ficará lisinha por muito mais tempo!