O momento do nascimento é com certeza algo mágico e maravilhoso. Trazer um novo ser a esse mundo é algo muito importante e bonito, mas requer uma série de cuidados também.
A primeira hora de vida dos bebês é possível constatar qualquer tipo de problema que ele possa vir a ter e também o momento em que os médicos podem tentar reparar certos problemas de saúde que podem mudar a vida do bebê.
Logo que o pequeno bebê sai da barriga da mãe, seus órgãos vitais estão sendo analisados e suas funções sendo checadas. Seus batimentos cardíacos são verificados, a coloração de sua pele, os movimentos de seus membros inferiores e superiores são verificados para checar a sua resistência muscular.
Em seguida, outro ponto checado é a respiração, pois durante toda a gestação o bebê fica com seus pulmões cheios de líquido amniótico, então nesse momento é a hora de expelir o líquido para se preparar para encher pela primeira vez os pulmões de ar.
Muitas mães, por vezes, passam a vida sem entender que é nessa primeira hora de vida que o cordão umbilical é cortado, sendo assim, o bebê depende sim dela, mas não completamente, como na gestação. Esse corte do cordão provoca um choque no organismo, haja vista que a criança começa a respirar ar, seu sistema digestivo se dilata e a pressão arterial dispara, subindo cerca de 50%.
O coração é checado também, todos os bebês nascem com um furo dentro do coração que ajuda na irrigação da placenta, como não é mais necessário, ao nascer ele começa a fechar sozinho, caso isso não ocorra é necessário verificar, pois pode causar problemas cardíacos.
Quando os bebês nascem pingam um colírio de nitrato de prata nos olhos para evitar conjuntivite e também é dada a vacina de vitamina K, pois nascemos sem essa vitamina que é essencial para cicatrização de ferimentos.
Após o nascimento, com o passar dos minutos, nessa primeira hora a pele vai desenrugando e o tom da pele azulado vai desaparecendo com a melhora da circulação sanguínea.
Movimentos como se estivessem se espreguiçando acontecem nessa primeira hora também para que a coluna assuma o formato normal de “S”.
É também nessa primeira hora que os batimentos cardíacos tão acelerados dos bebês que chega a cerca de 160 batimentos por minuto, passam a cair para cerca de 120 BPM.
Também graças ao hormônio da ocitocina, é nesse período em que o bebê pode reconhecer o rosto da mãe pela primeira vez e assim formar vínculos afetivos com ela.
A primeira mamada no peito faz com que o bebê ative seu sistema imunológico, por ser rico em anticorpos.
Essas e muitas outras coisas acontecem na primeira hora de vida de um bebê parecem coisas simples, mas muito importantes para uma vida que está apenas começando.